Search

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estamos fugindo?

E ai Aprendizes do maior Bombeiro que ja existiu e vai existir!!!


A reflexão de hoje é sobre a história de

Jonas. Com certeza você ja ouviu falar de um profeta que escolheu desobedecer a Deus. Deus havia mandado que Jonas falasse ao povo de Níniver que Ele destruiria aquele povo se continuassem tão perversos e pecadores. Deus queria dar mais uma chance do povo se endireitar, mas o que foi que Jonas fez? Quis ele mesmo julgar se o povo merecia ou não ser salvo.


Jonas achava que os ninivitas eram tão ruins que não mereciam perdão. "Como assim, logo eu tenho que ir lá falar pra eles se arrependerem? E pior, eu não vou chegar nem no final do recado e ja serei preso e morto!" Jonas pensou. É claro que eu estou parafraseando, mas foi mais ou menos isso. Você pode conferir a história toda, na íntegra, no livro de Jonas, Velho Testamento, Biblia. É pequeninho o livro, em menos de uma hora você lê tudo! E aconselho mesmo que leia para que possa entender melhor e acompanhar a reflexão.



Bom, diante desta história, não tem como negar que aprendemos que não adianta querermos fugir do que Deus separou para gente fazer. Se fazemos parte do Corpo (de bombeiro) de Cristo temos serviço pra fazer e o serviço é salvar vidas. Até porque desobedecer uma ordem de Deus já é mais do que óbvio de que é errado, né?



Mas vamos pensar um pouco além do óbvio que esta história nos ensina:  No caminho para Társis, Deus enviou uma tempestade enorme que estava praticamente afundando o barco onde Jonas estava. Jonas, ali, percebe que ele era culpado, a responsabilidade daquele momento de terror para todos os tripulantes era dele, e ele sabia disso. Tanto, que falou "Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade." (Jonas 1:12) Depois ele fica dentro do estomago de um grande peixe por 3 dias. Imagine que nojento e fedido e escuro deveria ser! E o quanto sentiu fome ou sede? Mas foi nesse tempo que ele pode "colocar as coisas no lugar" com Deus. Foi nesse lugar "tenso" que Jonas entendeu seu chamado e o aceitou. Entendeu o propósito de Deus em relação às vidas. Se Deus o amava e o tinha salvo, também queria fazer o mesmo pelos outros, não importando o tipo de pessoa que eram.


Nós não somos diferentes de Jonas. Nós, constantemente fugimos do chamado que Deus tem pra nós. Ao invés de agirmos como aprendizes e seguirmos as diretrizes dEle, escolhemos fazer a faculdade que nos agrada, escolhemos testar relacionamentos só porque a outra pessoa nos agrada, escolhemos usar nossos talentos em tudo menos pra espalhar a mensagem de salvação. Escolhemos ocupar nosso tempo com tudo, menos com aprendizado sobre Deus e fazer crescer nossa intimidade com Ele. Nós fugimos da responsabilidade de parar e analisar o que Deus quer que a gente faça em cada momento de nossa vida.



É por isso que sempre estamos em conflitos. Não sabemos o que fazer, não nos damos bem com a família, acabamos magoados com alguém mais uma vez, e tudo parece uma escuridão em nossa vida! Estamos dentro  de um peixe! Quando nós queremos dar rumo pra nossa própria vida, Deus faz de tudo pra que voltemos ao ponto inicial, ao caminho do nosso chamado. Porque Ele sabe o que é melhor pra nós e para o Reino dEle, nós não sabemos de nada! Deus fecha as portas e manda temporais e momentos de escuridão "dentro de um peixe" para nós sabe pra que? (que pare que a pergunta é " para quê?" e não "por que?" Nós devemos querer entender o para que Deus permite isso na minha vida e não o por que!) Deus manda esses momentos de tempestades e escuridão para nos livrar de nós mesmos, para nos livrar de nos afastar da presença e vontade dEle! Não devemos reclamar por algo que deu errado pra nós. Foi um livramento e pode ser que não estejamos no caminho da nossa missão.




Você é um aprendiz, não fuja de Deus, não fuja do que Ele sonhou pra você fazer. É claro que Deus podia mandar outra pessoa sem ser Jonas (Lucas 19:40 | Ester 4:14), mas porque tinha que ser Jonas? Porque Jonas saberia fazer isso de uma forma que nenhum outro faria. Se você não fizer o que Deus quer, Ele vai usar outro para fazer. A obra no Reino de Deus será feita com ou sem a sua ajuda, mas é muito, muito melhor e mais gratificante você saber que Deus escolheu você e não outro pra fazer determinado serviço.




Você pode perguntar, "como sei minha missão? Como vou fazer isso? Eu não sei fazer nada direito, não tenho um dom." Olha... Em Marcos 16:15 você tem essa resposta: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura", quer algo mais claro que isso? Então você tem que ler o post em que falaremos sobre isso, em breve!



Um beijo e fiquem na graça e paz (e firmes em obediência a Deus e em seu serviço)


Alice Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)