Search

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estudo e saber o que?

     
       As minhas aulas estão começando - a passo lento mas estão- e vejo a euforia e o nervosismo disfarçado de entusiasmo na galera. É o meu último ano de colégio e ,em outro post eu conto como está a minha cabeça, o fato é que está começando a bater aquele lapso de realidade. Hoje pela manhã conversava com um colega sobre minha futura vida de estagiária. Lhe falava sobre como é se sentir meio despreparado para fazer um estágio mesmo se empenhando no técnico cursado. E cara; como Deus é bacana! Essa semana eu iria a uma palestra sobre mercado de trabalho mas não vai rolar; e, para a minha surpresa, recebi uma palestra particular com direito a respostas objetivas para as minhas perguntas, sem receio de fazer pergunta idiota, e incentivo pessoal nessa minha conversa! No bate-papo meu colega deu-me uns toques com a experiência de quem terminou a escola ano passado e já está exercendo sua profissão, mas também me fez pensar sobre o que realmente é importante saber: o que eu quero ser?. Mas não tipo "Qual será a minha profissão?", está mais pra " Qual vai ser a minha?"
       Onde está o aluno daqui? Foi trabalhar! E a aluna daqui, onde está? Ficou grávida e parou de estudar. A vida na escola pode ser bem chata, por isso muita gente vai para a escola da vida. Quem tem dinheiro estuda na particular e faz faculdade na pública. Quem não tem dinheiro vai na escola pública e depois muitos vão camelar. É justo? Não! Então cota. E resolve? Não. Começou mal, não é fácil concertar. Então tira de quem tem e nivela por baixo - tem gente que pensa pequeno assim. E tanto dinheiro de imposto, não dá para melhorar a escola para quem precisa ao invés de piorar a de quem tem? Quem tem sabe dar valor? Quem não tem sabe se quer mesmo ter? E você, qual é a sua? O problema no fundo é que nessa república dos diplomas uma parte não estuda  pra saber, e a outra parte não dá aula para ensinar. o negócio é passar de ano e ver o ano passar .
" Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: "este homem começou a construir, mas não pôde terminar!". Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto ele ainda estiver longe, para combinar condições de paz. Jesus terminou, dizendo: Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem." - Lucas 14.28-33
        Nessa passagem Jesus está dizendo que aqueles que o querem seguir não podem ir só por modinha ou pra "acompanhar a família" ou não sei o que mais. É muito, muito, muito bom seguir Jesus, mas é preciso entender e saber o que isso significa. Aquele que se tornou discípulo de Cristo entregou a Ele sua vida, - e agente sabe que vida quer dizer tudo- sendo assim, sua vida profissional também. Se Jesus está realmente no controle da sua vida, é certo que Ele o colocará num lugar estratégico para o Reino e que corresponde aos dons que Ele te deu. Por isso não adianta vir com " Ah, se eu soubesse, teria me esforçado mais.". Jesus avisou seus alunos que deviam se dedicar. Quem não estivesse interessado deveria nem começar. E digo isso no sentido geral. Porque não existe vida cristã e vida secular, cristão que é cristão quando escolhe seu trabalho sabe que o principal é trabalhar nele também para o Reino.
         Então qual é a sua? Pretende trabalhar só para conseguir dinheiro ou sucesso? Tem medo e já está perdidáço nesse mundo de gente grande? Tá apreensivo mas o desafio também te estimula? Bem, eu fico com a última e acrescento a certeza de felicidade e realização que meu Deus me garante se ,em tudo, eu confiar nEle.
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." - Jeremias 29.11  
      Não gostou de qual é a "sua"? Tá afim de mudar? Bem, se você quer mudar a "sua", já não tá mais na mesma. Tudo muda quando você muda. Então só resta escolher quem você quer ser - e se me permite lhe dar um conselho; é mais fácil escolher antes com QUEM você quer andar. ;-)



Primeira citação retirada do livreto Melhor Amigo
de melhoramigo.org


Valeu João pelas dicas e pela inspiração
Aline Xavier

.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)