Search

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

X9

"Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração, como também o homem bom se contentará dos seus." - Provérbios 14.14

       Todo mundo tem "aquela coisa" que te irrita mais. Eu costumava ter um pavio muito curto mas aos poucos aprendi que a bíblia fala sério quando diz que domínio próprio, temperança e mansidão são frutos do Espírito e que se eu não busca-los, jamais vou deixar Deus orgulhoso por ter uma filha que é a cara do Pai! Mesmo tendo apaziguado meu temperamento, existe um pequeno e seleto grupo de atitudes que realmente me tiram do sério; do tipo: "Aline; matar, socar e esfaquear em pensamento também é pecado!".
       Creio falar por todos quando digo que trair a confiança é uma das piores coisas que se pode fazer e uma das que mais irritam e entristecem o coração de alguém. Acho que a maioria das pessoas já passaram por uma situação que envolveu esse tipo de coisa . E que desconfortável é confiar um segredo à um amigo e meses depois ouvir um fulano comentar sobre algo que só você e seu amigo sabiam. Eu, quando pequena, costumava contar para os meus pais, tudo que minha irmã mais velha fazia. Eu mesma não tinha consciência do quão inconveniente era isso,mas minhã irmã com certeza conhecia de cór e salteado as inconveniências desse meu hábito. Certo dia ela me chamou para conversar e disse: " Aline, você não pode contar tudo para mamãe e papai. Nós temos que ser cúmplices!". Esse foi o selo de uma grande parceria, e foi assim que meus dias de X9 ficaram para trás, somos cúmplices até hoje - com medidas é claro.
       Por mais que saibamos que acontece com todo mundo, parece que certas coisas "só acontecem comigo!". Na bíblia encontramos vários exemplos de traição. José foi vendido por seus irmãos (Gn 37.12-20); Corá, Datã e Abirão incitaram outros líderes contra Moisés (Nm 16); Davi iria ser entregue a Saul pelo povo que tinha acabado de salvar (1Sm 23.1-14); Judas entregou seu Mestre (Mt 26.14-16; 47-49) e o povo se voltou contra quem havia curado e realizado milagres (Mt 27.20-21). Como se não fosse suficiente, os próprios discípulos de Cristo o deixaram, bem como Zacarias disse que aconteceria (Zc 13.7)!
       O problema da traição é que ela não vem sozinha. Ela na verdade, faz parte de um conjunto de atitudes que evidenciam uma fraqueza de caráter por parte do traidor. Quem trai tem que enganar, mentir, omitir, representar...- tudo isso para sustentar sua duplicidade. E ninguém fala que um inimigo o traiu né? A traição vem, geralmente, de alguém próximo que, se não dispõe de nosso afeto, dispõe de uma confiança. A dura realidade é que só somos traídos por quem confiamos.
       Mas o problema realmente começa quando somos traídos por nós mesmos. Frequentemente nos enganamos quando nos convencemos de que algo que no fundo sabemos que é errado, não é errado. Nos traímos quando deixamos de buscar a Deus por preguiça e quando corremos atrás do pecado. Nos traímos quando deixamos que o pecado defina nosso caráter. Conforto é diferente de escorregões.

"Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é  pecado." - Romanos 14.23 
"Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor é semelhante a um homem que contempla num espelho, o rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se e logo se esquece de como era." - Tiago 1.23-24 

       O que realmente importa é que consigamos agir sempre de acordo com os valores de Cristo, assumindo o caráter dEle. Ainda que sejamos traídos pelo mundo inteiro, que jamais façamos isso com nós mesmos!


Inspirado no texto de LFS do Presente Diário edição 17

Aline Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)