Search

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Celebrando o Natal

     "Tudo tem um sentido na vida". Frase clichê não é mesmo? Com natal não é diferente, e eu sei que isso parece bem piegas mas não é; pelo menos não tanto.
     "O pinheiro é uma das únicas árvores que permanece verde mesmo no inverno rigoroso. Representa a promessa de vida eterna em que o tronco é o próprio Cristo e nós os galhos dos quais as folhas não caem e que produzem frutos que duram para sempre -lembremos que a pinha não apodrece. Nos locais onde se utiliza pinheiros de verdade, o que não é costume aqui no Brasil, existe a tradição de cortar e depois replantar o pinheiro, o que simboliza a morte e a ressurreição de Cristo.
     Muita gente não percebe mas a tradição de trocar presentes nessa época vem dos reis que trouxeram presentes de longe para Jesus: ouro, insenço e mirra.
    Também tem o famoso doce em forma de bastão, que também não é tão simples se encontrar aqui no gigante Sul-Americano. Esse representa a presença dos pastores de ovelhas e a do próprio Bom Pastor. As cores branca e vermelha nele se referem a pureza adquirida através do sangue do sacrifício do cordeiro de de Deus, Jesus.
     E por último temos a guirlanda de natal que é um arranjo sem começo nem fim. Simboliza o eterno, assim como Deus.
     Chega essa época de fim de ano e vemos, as ruas, lojas casas se enfeitarem com árvores de natal, luzes, laços... poderia contar no dedo os leitores que não colocaram ao menos um pisca-pisca em suas casas.
Você mesmo não enfeitou alguma coisa? O mundo todo se enfeita, se prepara para celebrar junto o... O que? Todo mundo sabe que natal significa nascimento, mas o nascimento de quem mesmo hein? Ah, de Jesus; o bebê do presépio, o que fica na manjedoura não é mesmo? Rs... Tudo isso é tão irônico. É como se todos lhe preparassem uma festa de aniversário, mas o único que não foi convidado foi você!
   Nós enfeitamos nossa casa com enfeites e nem sabemos que eles estão ali para não nos deixar esquecer o motivo pelo qual celebramos. E não é só o nascimento de Jesus, mas o presente que ele nos trouxe.
      Homens e mulheres de todo o mundo procuraram por Deus e encontraram nesse homem, Jesus, e descobriram que na verdade Deus os procurava por todas as suas vidas!
      A aproximadamente 2000 anos Deus veio a terra procurar por você! O presente perfeito de Deus é o amor! Esse amor que felizmente ainda está disponível e em estoque!"
      Muitas coisas que escrevi aqui não são exatamente palavras minhas, mas tenho por mim que o que é bom se copia, ou no caso, repete-se pois escutei uma frase que gostei muito e vou repeti-lá aqui:
"Sabe, o que enche o coração das pessoas se mostra em qualquer lugar que estejam."
    É por isso que nós do AB estamos aqui, é por isso que escrevi essas coisas e fiz questão de falar o que cada enfeite simboliza. Para que você não se esqueça o que realmente se deve celebrar no natal: o nascimento de Jesus sim, mas por que o nascimento dEle foi o primeiro passo para o Seu sacrifício que nos mostrou mais uma vez o seu maior presente: o amor que o Pai sente por nós.
     Espero que o seu natal este ano aconteça dentro do seu coração- eu sei que tá parecendo piegas de novo- por que ,eu, só posso celebrar por que o meu já aconteceu quando eu acreditei no amor de Deus por mim e aceitei o sacrifício do seu filho Jesus na cruz. Nesse momento Ele passou a viver dentro de mim e me fez nascer de novo. Só por isso posso celebrar o natal; por que eu já tive o meu!
     Você ja teve o seu? Deseja ter?

Aline Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)