Search

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Figurante Que Ninguém Reparou



"E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna"
 - João 4:1-14

         A Bíblia é cheia de referências e metáforas sobre construções. Não é por acaso que também usamos a palavra construir em expressões como: " Estamos construindo um relacionamento". Sem contar com as analogias às vigas , base, alicerces e solo. E por que?
        Construção dá a ideia de empilhar, e mais ainda, passa a ideia de ordem e de permanência de algo sob algo. De alguma coisa vir antes para depois vir outra para se adquirir a forma que você quer.
       
         Nessa passagem de João, é comum falarmos da mulher samaritana mas queria te chamar atenção para um elemento discreto e importante da cena: o poço. Não é engraçado como detalhes da origem desse poço são dados?
         Jacó tinha vivido cerca de 2000 anos antes de Cristo, ele já tinha morrido há muito tempo mas uma obra dele continuava em uso e era benção! A pergunta é; Por quanto tempo você deseja que dure a obra das suas mãos? Quer coisa mais frustrante do que você acabar de fazer alguma coisa e ver que não serviu para nada?
         A única forma de nossas obras durarem para sempre é por meio da fé. A fé é como a água na construção civil. É básico! A única maneira de nossas obras durarem para sempre é construindo com bases espirituais.
         Queremos mudar o mundo, a nossa geração, mas temos vivido, temos com a nossa vida construído, obras, carreiras, relacionamentos que podem ser comparados a castelos de cartas. Que ao fim, contemplamos e sabemos que aquilo levou tempo, trabalho, perseverança e dedicação. E ficou bonito! Mas apesar de ter sido o trabalho da minha vida, a minha vida não foi transformada por ele. Aquele castelo não mudou a minha vida mas ela foi em função de construí-lo. E as pessoas podem ver e admirar o meu trabalho mas também não vai mudar a vida delas.
          E o pior: com um sopro tudo aquilo pode cair. E embora eu parta e não veja, a gente sabe que isso não vai demorar a acontecer porque a estrutura é frágil; são apenas cartas.
          Uma pergunta que pode revelar se você está construindo obras eternas é: O que você faz na sua vida hoje que exige fé?
          Você sabe o que a bíblia diz sobre isso né?
 "Mas o justo viverá pela fé" - Hebreus 10.38a


Aline Xavier

Um comentário:

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)