Search

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dando Nitro ! - Estudo 1


E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. - Mateus 10.38
      Olá galera! Hoje é um dia de muita alegria pois está saindo do papel para as teclas do meu notebook a série que em Maio Deus colocou no meu coração. A Dando Nitro é um estudo pessoal do livro de Tiago, muito conhecido por ser um livro de exortação bem direto.  A cada semana vamos avançar passo a passo, degrau a degrau à um novo nível de maturidade cristã e de intimidade com o Amado de nossas almas. Será um desafio! Tanto para mim, que serei constrangida a mergulhar na sabedoria de Deus, quanto para vocês, que serão desafiados a não fechar os olhos para o que Deus irá mostrar em suas vidas. A minha pergunta é: Está pronto para acionar o nitro na caminhada com Deus?


      Eu realmente gostaria que vocês vencessem a preguiça e abrissem a Bíblia. O texto de hoje se encontra em Tiago 1.1-4. Existe algo mágico no manuseio da Palavra! Ame-a, pois ela é resultado do sangue de muitos irmãos e está bem aí na sua prateleira! Para os incapacitados de dispor de uma Bíblia no momento; eis aqui - mas resista a tentação de ler por aqui, vai que eu escrevi errado? Você tem que conferir! :
Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
Meus irmãos, tende grande gozo o passardes por várias provações;
Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e em nada deficientes. - Tiago 1.1-4

       Já disse à alguns amigos meus a seguinte frase: ''Existe um proposito lindo de Deus no sofrimento''. Mesmo que muitos não concordem, eu creio que Deus é justo e por isso o meu sofrimento tem a mesma intensidade que os seus tem para você. É algo que acredito e está muito ligado ao fato de Deus não nos dar mais do que podemos suportar. Mas indo direto ao texto...
       O começo de Tiago é comum as outras cartas do Novo Testamento. Ele começa saudando os cristãos judeus que haviam sido dispersos por causa da perseguição em Jerusalém. Então ele começa, obviamente, falando daquilo que mais devia afligir no momento o coração daqueles crentes. Imagino as diversas reações dos crentes ao ouvirem que deveriam ficar alegres com tudo aquilo. Mas não acho que tenham sido poucos os que entenderam o que o Espírito S. estava tentando dizer.
       A fé pode ser provada de vários meios e de formas distintas: Dificuldades financeiras, matrimoniais, conflitos de identidade e até de fé são só alguns exemplos. Mas também é uma provação de nossa fé quando precisamos acreditar que Deus vai ou quer realizar algo para nós ou através de nós. Por vezes isso é bem mais difícil do que passar por dificuldades pois nelas temos certeza que Cristo está conosco e tem o controle. Nessa porém, o que conta é a capacidade de descansarmos em nossa fé.
       Mas independente da forma que a fé é provada, quando esta é afirmada, gera perseverança! E é por isso que devemos ficar alegres! Quando conseguimos escolher confiar e crer a tal ponto que independa as circunstâncias, nossa fé é confirmada. Quando isso acontece, é como se ganhássemos um bônus de força! As circunstâncias não mudam mas a ideia de desistir, diminuir o ritmo ou desanimar fica fora de questão. Esse bônus é a perseverança ou paciência, que nada mais é do que os sentimentos de persistência e contentamento juntos.
       No v.4 ressalta, Tiago, que a perseverança deve ter ação completa. Isto é, não só na área em questão como em todo o restante da vida, para que sejamos íntegros, perfeitos e em nada deficientes!
       Por fim, as provações devem ser motivo de alegria para os crentes pois através delas é que nossos músculos espirituais crescem nos fazendo mais próximos e dependentes de Deus. Ainda que não seja desejo do homem levantar o peso das dificuldades, só assim a fé cresce. E Deus vai fazer de tudo para a sua fé crescer!
 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. - Hebreus 11:6
 Aliás, tenho que me lembrar de falar sobre fé por aqui...

É isso tudo pessoal!
- por enquanto -

Aline Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)