Search

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Trocando as Lentes




    Hora de abrir a Bíblia! Salmos 73. Vamos lá galera, façam um esforço, peguem a Bíblia, tirem a teia, coloquem os óculos e mãos à obra!

      No Salmo 73 há muitas perguntas explicitas e implícitas nas exclamações do salmista. Ele declara como há prosperidade no caminho dos ímpios e abundância. Estes questionamentos não estão em Eclesiastes que é um livro de questionamentos, elas estão num livro de louvores. Então, quer dizer que de alguma forma, esse sofrimento, esse descompasso, que fazem parte de um processo como um todo que é permitido pelo próprio Deus, é uma adoração.  Nesses momentos, as vezes, é onde existe adoração em espírito e em verdade. Deus envia e permite essas situações. 

        Um filósofo (que não sei como se escreve o nome, portanto não vou citar) fala que o ser humano quando experimenta a realidade tem um estranhamento que faz surgir uma ânsia. Ele, o salmista, concentra a visão, no nível daqui, terreno, e então como nós, se concentra no que está ruim. Quando estamos fragilizados, olhamos e chega um momento em que não aguentamos. 

         No verso 13, pela primeira vez, ele pensa não só no ímpio.
Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. - Salmos 73.13
Ele fala que foi inútil lavar as mãos. Diante da dor, de tudo dar errado em sua vida, ele tenta entender o porquê daquilo tudo. No texto então fala: "Achei uma tarefa muito difícil para mim."
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; - Salmos 73.16
         Com o tempo nosso coração constroem fortalezas em volta de nós mesmos, baseadas em nossas certezas e auto-suficiência. Deus então , na sua grande misericórdia permite e envia situações para quebrar essas malditas fortalezas. Por essa razão, Deus nos permite passar pela visão particular e exclusiva do ímpio. E por um desdobramento psicológico pensamos sobre nós e quando não aguentamos mais e soltamos as cordas, acontece o desdobramento mais lindo, que é transformado em numa bela e verdadeira adoração.       
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. - Salmos 73.17
          Depois de entender e experimentar Deus, olhamos novamente para os ímpios, mas com as lentes trocadas. Por isso muitas vezes não adianta alertar alguém a respeito de sua visão. A pessoa precisa experimentar com Deus e aprender dEle. Então ouvimos as mesmas coisas, mas ja passamos da fase de ter inveja e o mundo fica diferente. No versiculo 21 ele olha novamente para si com essas novas lentes dadas por Deus.
Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. - Salmos 73.21,22
         Qual é o problema da nossa vida? Temos conflitos internos, duvidas, problemas... Quando Deus expõe nossas fragilidades ao nosso coração, é para nos aperfeiçoarmos nEle e tomarmos consciência dela. Depois o salmista se auto analisa. Liberto das fortalezas e reconhecendo os seus erros ele enxerga Deus. Só aí. Ele olha pra trás e vê que mesmo naqueles momentos Deus estava com ele. Consegue entender o porquê de tudo. Ele consegue ver o que realmente é importante. Era Deus e não as coisas materiais. Ele descobre que o seu verdadeiro problema eram os seus valores.

      É importante passar por situações difíceis porque vemos quem sustenta a nossa vida; descobrimos o que é importante para então contarmos que agora sabemos o que é ter Deus, ter vida e paz. 

Aline Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)