Search

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Dando o Nitro! - Estudo 2


        E aí galera? Prontos para acionar mais uma vez o turbo? Se você não sabe do que estou falando dá uma olhadinha no Estudo 1 e vamos em frente!

        O texto de hoje é o de Tiago 1.5-8. Embora eu vá colocar aqui, se você pode, pegue sua Bíblia e leia nela. Ter contato físico com O que nos fala trás a lembrança que Ele é real e que Suas palavras não são só palavras.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos
-  Tiago 1.5-8

        Nesse texto de Tiago o tema em destaque é o pedido pela sabedoria mas há outras coisas interessantes. Então, por parte!

        O v.5 traz a promessa. Fico pensando que quando no Salmo 91 fala " a verdade do Senhor é escudo", significa que é com ela que nos protegemos. Isso te muita lógica se pensarmos que Deus não mente. Logo, se Ele diz que é de certo jeito, é porque é de certo jeito. E nisso podemos confiar porque Ele disse. Simples assim.

        Imagina. Como poderíamos pedir a sabedoria de Deus se Ele não dissesse que nos daria? Seria uma ousadia nossa pedir algo que faz Deus ser tão soberano! Mas Ele nos dá esse direito e não é só isso, diz que não censura medida, antes dá liberalmente. - Ele não fica de miseresa não. - E partindo da lógica do Salmo 91, sabemos que nos dá mesmo porque Ele diz que dá.

        É por isso que no v.6 abre-se um parêntese: Tem que ter fé que Ele vai mesmo te dar, quando pedir. Pois o simples receio "Será que vai me dar mesmo?" carrega um sentido muito mais profundo por trás. Quando esse pensamento passa por nossa mente estamos duvidando da veracidade total da palavra de Deus; consideramos a possibilidade de Deus não cumprir o que está ali descrito. E isso só pode ser apoiado se já adotamos o pressuposto de Deus poder exercer a infidelidade, ou poder se contradizer, ou ser mutável. Quando adotamos esses pressupostos simplesmente já deixamos de acreditar que Deus é Deus. Quando se analisa a coisa à fundo, percebe-se quanto o pensamento "Será que vai me dar mesmo?" não é nem um pouco inocente, uma vez que se o deixarmos alojar-se em nosso coração, estamos declarando ao mundo espiritual e a Deus que não acreditamos na perfeição dEle.

          Nesse caminho, entendemos o porquê de Tiago comparar o homem que duvida à onda do mar que é agitada pelo vento e mais tarde, no v.7, fazer a dura declaração que esse homem não vai alcançar nada de Deus. A onda do mar não tem vontade própria e nem pode se impor. Qualque vento de dúvida, problema, ou indagações enviadas pelo mal, faz esse homem se desesperar e caminhar em direção de pedras e penhascos. Por esse motivo, Tiago também declara no v.8 que esse homem é vacilante e inconstante nos caminhos, como a onda.


Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
 - Hebreus 11.6
Bem, se em Hebreus11.6 fica claro que sem fé é IMPOSSÍVEL agradar a Deus porque é necessário que os que dele se aproximam creiam que Ele existe; é fácil ligar os pontos e entender a declaração do v.7. Ora, quem duvida, como já vimos, na verdade não está acreditando na existência de Deus, sendo Ele perfeito. Perdeu a fé, logo, não pode se aproximar dele para lhe pedir alguma coisa


Aline Xavier.

2 comentários:

  1. Que texto maravilhosos!!! Muito edificante, com uma visão pessoal e profunda trazendo novos ares para uma passagem tão conhecida. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. A Palavra de Deus sempre se renova. Deus te abençoe e volte sempreee! =)

      Excluir
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)