Search

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Você é lúcido? oO

  Essa semana eu tive que ir duas vezes à redação. Faço aula uma vez por semana, mas como faltei na semana passada, precisei compensar nessa né? 
  Na aula, eu leio muito (talvez mais do que escrevo haha). A professora nos faz ler artigos de jornais e revistas ou qualquer outra coisa que possa acrescentar e nos ajudar na hora de fazer uma redação pro vestibular. Em uma dessas leituras vi uma frase de Carlos Drummond de Andrade sobre imaginação, loucura..., que imediatamente parei para analisar se eu concordava com ela. E concordei. Mas mais do que isso, eu a parafraseei em minha cabeça levando para o lado cristão, -afinal tudo o que eu faço, de alguma forma me lembra do Reino que faço parte- a frase é a seguinte: "Somos lúcidos na medida em que perdemos a riqueza de imaginação." e a mudei para "Somos lúcidos na medida em que perdemos a riqueza da fé."



  Agora acompanhe comigo e veja se eu tenho razão ou não: Acabei de sair de um congresso que dizia sobre a loucura de Deus, onde o texto base era "De fato, a mensagem da morte de Cristo na Cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." (1 Corintios 1:18-26). Se eu faço parte desse "nós, que estamos sendo salvos" - e faço parte- significa que não sou lúcida aos olhos do mundo. Faço coisas "chatas", as vezes estranhas, talvez desnecessárias e sem nexo, mas enxergam assim simplesmente porque falta algo neles, pois são essas mesmas coisas que me fazem feliz, que acho divertidas, totalmente necessárias e completamente certas! Só em ler isso é meio 'louco' né? 

  O que quero dizer é que realmente nada que Deus faz fará sentido, nada vai parecer 'lúcido' se olharmos sem fé, se olhar apenas com os olhos carnais. As pessoas que não querem ser salvas enxergam apenas com os olhos físicos e por isso acham os evangélicos um povo meio doido. E somos mesmo, mas é uma loucura que faz sentido e que não é só "radical", mas produtiva! Sem fé não há como perceber isso. Se não enxergarmos com os olhos da fé será impossível perceber que essa loucura "é o poder de Deus" em nós. É como o próprio Drummond disse e eu apenas parafraseei, estaremos sendo lúcidos se não tivermos fé (imaginação suficiente para crer que aquilo é verdade).

  É muito mais divertido ser louco. Ja ouvi a expressão "um pouco de loucura não faz mal a ninguém" ou "vivo num mundo onde não vale a pena ser normal" e concordo com elas, é claro, se pensar como um louco que está na vibe da loucura de Deus e não na loucura humana. Quero ter mais fé ainda e menos lucidez, vai que assim de tanto me acharem esquisita e doida por seguir a Jesus, alguém queira experimentar um pouco pra saber se é mesmo tão bom assim. Duvido que não ache hein! hehehe 

  Mas se mesmo depois de eu explicar você não conseguiu entender, você precisa de um pouco mais de imaginação, ou melhor, ; você está lúcido de mais... Sei la, como Chorão, do CBJ canta: "Só os loucos sabem..."!


Alice Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)