Search

Mostrando postagens com marcador papo aberto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador papo aberto. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Lenha na Fogueira

 "o bom siso te protegerá, e o discernimento te guardará; "- Provérbios: 2. 11. "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." - Mateus: 26. 41.  "Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." - Provérbios: 4. 23.  "Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles." - Provérbios: 22. 5.  "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; "- 1 Pedro: 5. 8.
       A gente, muitas vezes, tem preguiça de ler a bíblia - eu nem vou entrar agora na importância da leitura diária da palavra de Deus. Mas para entender a idéia desse post eu vou pedir a você que leia o capítulo 21 de 1 Crônicas. Vamos lá, ele não é tão grande!
      Geralmente eu explico o contexto e ajudo vocês a entenderem tintim  por tintim da história mas hoje não. Para o que temos para hoje só precisamos do que está exatamente aí.
      É um impressionante a quantidade de versículos que contém a palavra "guarda" na bíblia, e só estou falando dos que estão no livro de Provérbios. A muito, Deus alerta o seu povo a guardar os seus mandamentos. Isso porque algo que está arraigado em nossa mente não pode ser esquecido. No entanto, o próprio Cristo nos avisa de que todo tempo estamos sendo circundados por Satanás a procura de uma brecha para agir em nossas vidas, um lugar mais frágil onde sua seta, se acertar, tem grandes chances de provocar uma rachadura.
     Em 1 Crônicas 21 vemos Davi, o homem segundo o coração de Deus, aceitar uma sugestão de Satanás e com isso trazer sobre si e o povo, uma série de problemas. -Grifei o título que geralmente damos a Davi para deixar claro que se Davi , um dos caras mais tops com Deus do velho testamento, cometia essa mancada, é para a gente ficar de olho.- No texto, logo no início do capítulo, a bíblia deixa bem claro que Satanás incitou Davi. Não obrigou nem escolheu por ele, incitou-o. Depois vemos que Davi simplesmente preferiu ignorar o conselho sábio de Joabe, concelho esse que se lemos adiante concluímos que veio da parte Deus.
       Hoje dei uma mancada com Deus e Ele me fez lembrar dessa passagem de Crônicas.
       A tentação galera, está a nossa volta e o pecado a nossa espreita. Mas somos nós quem decidimos pecar ou não. Constantemente Deus nos alerta através de Seu Espírito mas preferimos ignorar. Aceitamos sugestões de ações e pensamentos que na verdade não são nossos e pecamos diante de Deus. Assim como Davi, eu e você precisamos da ajuda de Deus para "arraigar " os Seus mandamentos em nossa mente e alma; porque na verdade nosso espírito "está pronto, mas a carne é para fraca" e Satanás, hunf... esse aí é especialista em colocar lenha na fogueira.    

Aline Xavier

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Masturbação: Tendência natural?



" Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos"- Efésios 2.3 
        Quem nunca perguntou a mesma pergunta que o professor acabou de responder para a turma? Quem nunca ouviu essa pegunta no meio de rodas de adolescentes? Quem nunca teve essa dúvida? Quem nunca?
         Pois acho que essa é uma das perguntas que mais assolam os pastores e preletores de jovens de nosso tempo. Mas lá vamos nós sanar as dúvidas do mundo. Já dizia o ditado (um pouco alterado, reconheço): quem tem boca vai à Roma. Afinal, quem nunca teve dúvida sobre masturbação?
            A pergunta principal é : você, jovem cristão, tem se esforçado, batalhado mesmo, pela sua pureza sexual? Se sim, ou se não, como que a  nossa juventude fica nesse meio de alta liberação e comercialização do sexo?
         Tem muita gente que vê a masturbação como uma tendência natural. Pois bem, reflitamos sobre o assunto: O que é masturbação? O dicionário diz que é "provocar o orgasmo pela fricção da mão ou por meio de instrumento próprio". É um vício solitário; é auto-erotismo. E por falar em vício, o dicionário define assim "Defeito grave que torna uma pessoa ou coisa inadequadas para certos fins ou funções; inclinação para o mal; costume de proceder mal; desregramento habitual; conduta ou costume censurável ou condenável; libertinagem, licenciosidade, devassidão; qualquer deformação física ou funcional; costume prejudicial."
            Tem muito crente que não vê problema nesse hábito, desde que não se torne uma obsessão ou um substituto total para o sexo. Também tem aqueles que encaram como uma válvula de escape, o jeito de aliviar os impulsos sexuas. Será que é só isso mesmo?
           Todo tipo de boato rola sobre esse assunto, sobre fazer mal emocionalmente, atrapalhar o casamento e também que atrapalha o desenvolvimento sexual. Há muita especulação sobre isso.
         A palavra de Deus não fala sobre masturbação, mas nos deixa instruções que podem no ajudar a entender qual procedimento certo em relação a ela. Vamos ver?
   1- Jesus declarou o seguinte:
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" - Mateus 5.27,28. 
 Tá legal, a gente sabe que jesus não estava falando só para os homens, a regra se aplica ao inverso também. Qualquer que atentar num homem, ou numa mulher, para o cobiçar, isto é , ter desejo ou vontade ; despertar ou provocar a sensualidade, já adulterou com ele, ou ela!
         Vamos lá, o que se passa na cabeça de alguém no momento da masturbação? A bela imagem das Cataratas do Iguaçu, é claro. Ou o pôr-do-sol, né? A mente permanece pura, inocente, sem mancha de pecado enquanto se pratica a masturbação. Só que não!
   2- A Bíblia condena a lascívia, que é sensualidade. A masturbação está inserida nessa definição. Está escrito: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia" (Gl 5.19). Pois é galera, não parece, é impossível masturbação sem lascívia.
   3- Praticar a masturbação, geralmente leva a escravidão e dependência. Quando os desejos da carne te dominam não é um bom sinal, ao contrário, é pecado. "Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em sua concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentei-vos a Deus como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós". Também está escrito; "Todas as coisas me são lícitas mas nem todas as coisas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Porém o corpo não é para impureza, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo."- 1Coríntios 6.12-13b.
    4- Por último, temos uma frase que alguém disse certa vez: " A masturbação é um ato substituto do ato sexual verdadeiro; é uma farsa, uma falsificação, um dolo. Sem sombra de dúvida a masturbação é a tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas à relação sexual.". O sexo fora do casamento é ilícito. O que dizer, então, do ato substituto?
      Gente, desejo sexual não é pecado, é normal e foi criado por Deus. Mas abusar desse impulso e usar de maneira errada é contrariar totalmente a vontade do nosso Pai.
"Na liberdade da graça de Deus podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de Deus."
Aline Xavier 
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)