Search

Mostrando postagens com marcador vestibular. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vestibular. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estudo e saber o que?

     
       As minhas aulas estão começando - a passo lento mas estão- e vejo a euforia e o nervosismo disfarçado de entusiasmo na galera. É o meu último ano de colégio e ,em outro post eu conto como está a minha cabeça, o fato é que está começando a bater aquele lapso de realidade. Hoje pela manhã conversava com um colega sobre minha futura vida de estagiária. Lhe falava sobre como é se sentir meio despreparado para fazer um estágio mesmo se empenhando no técnico cursado. E cara; como Deus é bacana! Essa semana eu iria a uma palestra sobre mercado de trabalho mas não vai rolar; e, para a minha surpresa, recebi uma palestra particular com direito a respostas objetivas para as minhas perguntas, sem receio de fazer pergunta idiota, e incentivo pessoal nessa minha conversa! No bate-papo meu colega deu-me uns toques com a experiência de quem terminou a escola ano passado e já está exercendo sua profissão, mas também me fez pensar sobre o que realmente é importante saber: o que eu quero ser?. Mas não tipo "Qual será a minha profissão?", está mais pra " Qual vai ser a minha?"
       Onde está o aluno daqui? Foi trabalhar! E a aluna daqui, onde está? Ficou grávida e parou de estudar. A vida na escola pode ser bem chata, por isso muita gente vai para a escola da vida. Quem tem dinheiro estuda na particular e faz faculdade na pública. Quem não tem dinheiro vai na escola pública e depois muitos vão camelar. É justo? Não! Então cota. E resolve? Não. Começou mal, não é fácil concertar. Então tira de quem tem e nivela por baixo - tem gente que pensa pequeno assim. E tanto dinheiro de imposto, não dá para melhorar a escola para quem precisa ao invés de piorar a de quem tem? Quem tem sabe dar valor? Quem não tem sabe se quer mesmo ter? E você, qual é a sua? O problema no fundo é que nessa república dos diplomas uma parte não estuda  pra saber, e a outra parte não dá aula para ensinar. o negócio é passar de ano e ver o ano passar .
" Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: "este homem começou a construir, mas não pôde terminar!". Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto ele ainda estiver longe, para combinar condições de paz. Jesus terminou, dizendo: Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem." - Lucas 14.28-33
        Nessa passagem Jesus está dizendo que aqueles que o querem seguir não podem ir só por modinha ou pra "acompanhar a família" ou não sei o que mais. É muito, muito, muito bom seguir Jesus, mas é preciso entender e saber o que isso significa. Aquele que se tornou discípulo de Cristo entregou a Ele sua vida, - e agente sabe que vida quer dizer tudo- sendo assim, sua vida profissional também. Se Jesus está realmente no controle da sua vida, é certo que Ele o colocará num lugar estratégico para o Reino e que corresponde aos dons que Ele te deu. Por isso não adianta vir com " Ah, se eu soubesse, teria me esforçado mais.". Jesus avisou seus alunos que deviam se dedicar. Quem não estivesse interessado deveria nem começar. E digo isso no sentido geral. Porque não existe vida cristã e vida secular, cristão que é cristão quando escolhe seu trabalho sabe que o principal é trabalhar nele também para o Reino.
         Então qual é a sua? Pretende trabalhar só para conseguir dinheiro ou sucesso? Tem medo e já está perdidáço nesse mundo de gente grande? Tá apreensivo mas o desafio também te estimula? Bem, eu fico com a última e acrescento a certeza de felicidade e realização que meu Deus me garante se ,em tudo, eu confiar nEle.
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." - Jeremias 29.11  
      Não gostou de qual é a "sua"? Tá afim de mudar? Bem, se você quer mudar a "sua", já não tá mais na mesma. Tudo muda quando você muda. Então só resta escolher quem você quer ser - e se me permite lhe dar um conselho; é mais fácil escolher antes com QUEM você quer andar. ;-)



Primeira citação retirada do livreto Melhor Amigo
de melhoramigo.org


Valeu João pelas dicas e pela inspiração
Aline Xavier

.  

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Quem sou eu?

 Ei galera, quase fim de ano já. Estamos no último mês do ano de 2012, na contagem regressiva para o próximo ano, muitos de nós nos preparando para a faculdade, novo emprego, férias etc.
 Essa semana foi a minha formatura do ensino médio e pra dizer a verdade a ficha ainda não caiu literalmente. Ainda não me dei conta totalmente do que estou deixando pra trás, do que estou vivendo e do caminho que vou escolher percorrer. Mas nos últimos tempos eu venho pensado muito sobre o assunto e Deus vem me acalmando e me mostrando como devo seguir, por isso a ideia do post.

 Quando em determinado momento das nossas vidas chegamos a um ponto aonde somos pressionados tudo parece uma interminável confusão. E em algumas situações ficamos tão aflitos que nos isolamos até mesmo da igreja. Deus não quer nos ver aflitos, antes de qualquer coisa precisamos descobrir quem somos.
  E esse post não é só em relação a estudos, ou somente preso ao ensino médio, a faixa etária não importa se tratando do momento onde passamos pela a chamada "crise de identidade". Emprego novo, demissão, término de um relacionamento, conclusão na faculdade. É natural, quando concluímos uma grande etapa da nossa vida, nossa tendência e buscar imediatamente uma nova etapa. Mas tudo precisa ser feito com cuidado, porque muitas vezes confundimos, nova etapa com qualquer nova coisa.



 O que eu estou querendo dizer, é que antes de se aventurar por qualquer coisa, nós temos que nos conhecer e saber assim quem somos. Como anda sua vida espiritual? E o sua frequência na Igreja? Quanto tempo faz que você não lê a Palavra realmente? Já pararam pra pensar que nos preocupamos tanto com a nossa vida mundana e esquecemos de nos preocupar com a nossa vida espiritual e assim nossa vida eterna?

                                            " ...Não apenas por quem sou
                                                  Mas porque Tu és fiel
                                                  Nem por tudo o que eu faça
                                                  Mas por tudo o que Tu és..."

 Não precisamos nos desesperar, nos atropelar. Pensem em curso que gostariam de fazer e a muito não tinham tempo, em coisas que gostem de fazer e que agradem ao Senhor, procurem ajudar em suas igrejas. Seja prestativo, encontre sua identidade em Deus. Viva tranquilo, quando você menos esperar Deus vai te mostrar o caminho certo, não que estejamos livres de errar, de fazer a escolha errada. Mas quando sabemos quem somos conseguimos nos equilibrar e continuar de pé, no caminho.
                                                             "...E ainda escutas quando eu chamo
                                                   Me sustentas quando eu clamo
                                                   Me dizendo quem eu sou
                                                              Eu sou Teu."
 Nós somos de Deus, e apenas dEle, somos seus filhos, suas ovelhas. Deus fala em nossos corações e nos mostra o caminho a seguir. Então galera, vamos buscar crescer ainda mais com Deus, ficar totalmente íntimos do Senhor e assim extinguir qualquer aflição e dúvida existentes. Deus é o caminho.

" Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."   (Isaías 43:2)
" Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas." (2 Samuel 22:3)
" Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."  (João 14:6)
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."  (Salmos 119:105)

                                                                                                                                              Fatima Amaral


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Você é lúcido? oO

  Essa semana eu tive que ir duas vezes à redação. Faço aula uma vez por semana, mas como faltei na semana passada, precisei compensar nessa né? 
  Na aula, eu leio muito (talvez mais do que escrevo haha). A professora nos faz ler artigos de jornais e revistas ou qualquer outra coisa que possa acrescentar e nos ajudar na hora de fazer uma redação pro vestibular. Em uma dessas leituras vi uma frase de Carlos Drummond de Andrade sobre imaginação, loucura..., que imediatamente parei para analisar se eu concordava com ela. E concordei. Mas mais do que isso, eu a parafraseei em minha cabeça levando para o lado cristão, -afinal tudo o que eu faço, de alguma forma me lembra do Reino que faço parte- a frase é a seguinte: "Somos lúcidos na medida em que perdemos a riqueza de imaginação." e a mudei para "Somos lúcidos na medida em que perdemos a riqueza da fé."



  Agora acompanhe comigo e veja se eu tenho razão ou não: Acabei de sair de um congresso que dizia sobre a loucura de Deus, onde o texto base era "De fato, a mensagem da morte de Cristo na Cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." (1 Corintios 1:18-26). Se eu faço parte desse "nós, que estamos sendo salvos" - e faço parte- significa que não sou lúcida aos olhos do mundo. Faço coisas "chatas", as vezes estranhas, talvez desnecessárias e sem nexo, mas enxergam assim simplesmente porque falta algo neles, pois são essas mesmas coisas que me fazem feliz, que acho divertidas, totalmente necessárias e completamente certas! Só em ler isso é meio 'louco' né? 

  O que quero dizer é que realmente nada que Deus faz fará sentido, nada vai parecer 'lúcido' se olharmos sem fé, se olhar apenas com os olhos carnais. As pessoas que não querem ser salvas enxergam apenas com os olhos físicos e por isso acham os evangélicos um povo meio doido. E somos mesmo, mas é uma loucura que faz sentido e que não é só "radical", mas produtiva! Sem fé não há como perceber isso. Se não enxergarmos com os olhos da fé será impossível perceber que essa loucura "é o poder de Deus" em nós. É como o próprio Drummond disse e eu apenas parafraseei, estaremos sendo lúcidos se não tivermos fé (imaginação suficiente para crer que aquilo é verdade).

  É muito mais divertido ser louco. Ja ouvi a expressão "um pouco de loucura não faz mal a ninguém" ou "vivo num mundo onde não vale a pena ser normal" e concordo com elas, é claro, se pensar como um louco que está na vibe da loucura de Deus e não na loucura humana. Quero ter mais fé ainda e menos lucidez, vai que assim de tanto me acharem esquisita e doida por seguir a Jesus, alguém queira experimentar um pouco pra saber se é mesmo tão bom assim. Duvido que não ache hein! hehehe 

  Mas se mesmo depois de eu explicar você não conseguiu entender, você precisa de um pouco mais de imaginação, ou melhor, ; você está lúcido de mais... Sei la, como Chorão, do CBJ canta: "Só os loucos sabem..."!


Alice Leite

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Resumão


 Eu realmente não sabia como começar, o que falar no 1º post do blog.  Tenho tanto o que dizer que em um post não iria caber por ficar extenso de mais e por isso, chato! Então vou tratar de resumir ao máximo o que aconteceu de importe nesse ano para que o que eu for dizer mais pra frente não fique confuso e que eu mesma não esqueça né? - É que eu tenho um pequeno defeitinho: esqueço das coisas muito fácil =x

 Desde o início do ano me voltei pra Deus. Ele me fez acordar e ver que eu estava morrendo espiritualmente. Com isso, me envolvi em várias atividades na igreja. Quando você está muito perto de Deus, você não consegue ficar parada, sente a necessidade de trabalhar pra Ele pra que o Reino dEle cresça mais ainda. Quer se sentir útil na Obra não é?
 Ao me fortalecer no grupo de coreografia e no coral, começar a trabalhar no berçário e entrar no grupo de teatro e no de comunicação, fiz novos amigos e confirmei amizades que ja tinha. Passei a ir mais vezes à igreja durante a semana, só para vê-los, assim: um dia só para juntar a galera e jogar, na maioria das vezes, futebol e outro só para reunião de conversa e estudo bíblico. E o mais legal é que dá pra notar que temos crescido juntos e mesmo que eles não saibam (ou não tenham parado para pensar) temos aprendido a salvar vidas como o versículo base desse blog I Timóteo 4:12-16, frisando os dois últimos versículos. E é claro que não somos sós que salvamos nossa vida e a de outros que nos ouvirem, mas sim o Senhor Jesus através de nós.
 Na vida secular, eu entrei em um curso preparatório pra vestibular. Confesso que não tenho me empenhado tanto quanto deveria, mas tenho feito valer a pena. É que terminei o Ensino Médio em 2010, fiquei 2011 todinho sem estudar e agora, esse ano pra pegar o ritmo, mesmo ja no final do ano, ainda é difícil, pelo menos pra mim que sou preguiçosa. Eu sei, isso não é nada legal! Tenho que melhorar muito nessa questão =s Mas o que importa é que no final do ano eu seja universitária. \o/

 Ha outras coisas para contar como o congresso anual da minha igreja que está quase aí, mas "uma coisa de cada vez e a seu tempo! Sem pressa e desespero criança, temos tempo. Organize as ideias e então fale." Assim é bom, fica com um gostinho de quero mais... ;p
Alice Leite
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)