Search

Mostrando postagens com marcador coragem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador coragem. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de março de 2019

O que estou (estamos) fazendo?

Lindo papel de parede para o seu celular. ♥  Aproveite e siga a pasta para ficar sabendo das próximas atualizações.  #wallpaper #cell #phone #apple #android #iphone #papeldeparede
"Na verdade, Davi, no seu tempo, cumpriu os planos de Deus em sua geração. Depois adormeceu, foi sepultado ao lado dos seus antepassados e seu corpo se decompôs." - Atos 13.36
Esse foi um dos versículos de uma devocional com o titulo de "Impactando uma Geração" que estou lendo. É uma devocional de uma semana, cada dia um pequeno texto e um versículo sobre o tema. No dia de hoje, a devocional me lembrou o meu pai. Ele sim marcou uma geração. Não sei se marcou a geração dele, mas marcou a minha. Eu, minhas amigas, os meninos que são da minha idade... Sei que se parar pra perguntar qual a importância do meu pai na vida deles, eu vou ouvir coisas lindas! -Como ouvi na época em que estava de luto pela morte dele.

E o que mais me lembrei durante a leitura, especialmente do versículo de Atos 13.36, foi que eu pai, alguns meses antes de morrer, amava cantar e repetir a canção, ouvir e dedilhá-la no violão quase todos os dias "Deus vai cumprir os seus planos em mim, Deus vai fazer o que lhe apraz. Sou pequeno e falho mas Ele é Deus, Ele só faz o melhor pelos seus". E além disso, ele passou a ter umas conversas bem esquisitas sobre o tempo que passaria comigo... É como se ele soubesse que em breve iria morrer -pensar isso agora é um pouco assustador... o que deveria estar passando pela cabeça dele? Mas...- Ele dizia que só pedia a Deus que não levasse ele sem antes deixar as coisas encaminhadas pra mim e minha irmã. Que gostaria de ver os netinhos dele, mas que se preocupava primeiro com que eu e minha irmã fossemos capazes de cuidar de nós mesmas.

Em fim... Eu fiquei pensando em como meu pai era de fato a personificação de Jesus na minha vida! Eu me sentia protegida, tinha um amigo que me ouvia mesmo que não fosse dos melhores em dar conselhos... Eu me sentia querida e especial com meu pai. Eu amava os abraços dele e o tempo que tocavamos e cantávamos juntos. Ele me ensinou a lutar no mundo espiritual quando tivesse pesadelos com demônios. Ele me ensinou a responsabilidade de ser chamada filha de Deus e a importância da fé no mundo espiritual. Meu ai era meu discipulador/mentor! Eu vi a minha família passando dificuldades financeiras, mas ele, em todo o tempo estava presente, dizendo que tudo ia ficar bem porque Deus era com a gente, e no final tudo ficava bem mesmo. Socorro de alguma parte chegava e era impressionante! Lembro dele me ensinar a não deixar passar uma só vez sem agradecer por alguma vitória ou conquista que Deus nos deu. Fosse a casa própria ela qual sempre orávamos para ter desde que me entendia por gente, ou fosse um dia sol quando a previsão era pra chuva. Ah, eu poderia escrever tanto, mas tanto mais a respeito do que ele me ensinou com ou sem palavras...

Meu pai definitivamente me impactou com sua coragem e fé que eram resultado da intimidade que tinha com Deus.  E eu sei que ele impactou minha geração. Dois anos depois de sua partida, eu ainda estava ouvindo testemunhos de pessoas que eram agradecidas pela vida do meu pai.

E... o que eu estou fazendo? Correndo atrás do meu próprio sonho? Gastando horas na frente de um computador satisfazendo um prazer meu com videos de pessoas famosas ou assistindo filmes e séries que no máximo ensinam valores que podem ser aprendidos diretamente com o próprio Deus? Estou preocupada se estou bonita o suficiente na foto ou se sou boa o bastante pra alguém? O que estou fazendo pra ser alguém que mesmo depois de ir embora vai deixar saudade? Não por talentos, mas pela pequena parte de mim que vai ficar em cada vida... Porque a parte do meu pai que há dentro de mim me dói por saber que é só uma parte, porque ele não está mais aqui! Mas essa parte que fica me lembra, mesmo que de tempos em tempos, que ele sim cumpriu sua missão em terra estrangeira e voltou pra Casa com honra, com recepção de boas vindas e tudo! Ele não perdeu tempo, não se distraiu em missão, ele fez o que tinha que fazer.

Então... o que eu estou fazendo? Não colocamos o versículo de At 13.36 na lápide do meu pai, mas certamente caberia pra ele.

O que estou fazendo para merecer um reconhecimento como o de Davi, assim, ao final da vida terrena? O que estou fazendo pra marcar vidas de tal maneira que elas se sintam inspiradas mesmo quando eu não estiver lá para incentiva-las?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Deserto Antes da Promessa


E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã” (Ex 16:35)

A história do povo de Israel é muito legal de se analisar e estudar. É um exemplo clássico pra todos nós aprendizes de como agir ou não com o Senhor. Pra mim, todas as vezes que um texto da Bíblia se refere ao povo de Israel, da pra substituir pelo nosso nome. Todas as vezes que Deus fala com o povo por meio de um profeta, podemos entender como se estivesse falando a gente, individualmente.

Hoje, quero trazer para reflexão a parte que o povo está escravo no Egito e Deus fala assim pra ele "Quero você livre! Quero você morando em uma terra que seja só sua e que você seja muito feliz ali! E essa terra já está separada. Venha comigo, eu vou te levar até la."
Então o Senhor disse:
— Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. 8Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 9De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. 10Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.  (Êxodo  3.7)
 

Mas o que aconteceu depois que o povo saiu do Egito? O que aconteceu depois que o povo passou pelo mar vermelho? O que aconteceu depois que ja estavam longe do tempo de escravidão e sofrimento?
Já fazia quarenta anos que o povo de Israel tinha saído do Egito (...) Moisés começou a explicar ao povo a lei de Deus. Moisés disse:
— Quando estávamos ao pé do monte Sinai, o Senhor, nosso Deus, nos falou assim: “Vocês já ficaram bastante tempo neste lugar. Agora saiam daqui e vão caminhando na direção da região montanhosa dos amorreus (...) Tomem posse de toda a terra de Canaã (...) Aí está a terra que eu estou dando a vocês. Eu, o Senhor, jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, os antepassados de vocês, que daria essa terra a eles e aos seus descendentes. Portanto, vão e tomem posse dela.” ( Deuteronômio 1.3-8)
Ou seja, 40 anos andando no deserto, vivendo de maná e água praticamente. E se você ler a história na íntegra, vai ver que o povo, naturalmente, reclamou muito por isso. Pensem, você sai de uma terra pra passar o resto da vida andando no deserto rodando em círculos sem nunca chegar na tal terra prometida que era tão boa assim e melhor do que o Egito?! E ainda por cima sem variedade de comida ou um teto firme. Nem todos gostam de ser andarilhos, certo? Acontece que o povo só levou 40 anos para chegar a Canaã por falta de confiança e gratidão a Deus. De um modo geral, o povo não merecia chegar lá.

Deus não queria isso, mas Ele é justo. Ele tirou o povo do sofrimento, mas foi o povo que escolhue continuar no sofrimento. Tornando o caminho até a terra prometida um fardo, quando na verdade, era apenas um processo. Não precisava ser doloroso ou demorado. Não precisava ser chato, afinal o próprio Deus se mostrava presente visivel ao os olhos humanos, cara! Ele colocava uma nuvem na frente do sol pra amenizar o calor e a luz durante o dia e também uma coluna de fogo durante a noite pra amenizar o frio que faz no deserto durante a madrugada... Eles não precisavam se preocupar com comida. Todos os dias Deus mandava maná. É claro que uma hora enjoaria, mas valia a pena aguentar firme. Porém, o povo não conseguiu. Reclamava sempre, ficavam chateados, irritados, sem motivação... Quando a motivação deveria ser a promessa de um Deus que nunca deixa de cumprir o que promete!

Agora pense comigo. Somos ou não somos assim? Não temos o direito de criticar o povo quando nós somos o povo de hoje!

Recentemente eu estava passando por uma dificuldade emocional. Eu estava quebrada e mal conseguia comer ou ter vontade de fazer minhas atividades do dia a dia. Eu mal conseguia me concentrar! Mas ao invés de procurar ajuda e aguentar firme, confiar de que Deus tem o melhor pra mim e tudo o mais, eu só cedia ao desanimo e reclamava de como tudo estava mal e chato.

Até que essa história do povo no deserto, indo para Canaã me veio a mente. O Espírito Santo me lembrou e ministrou isso ao meu coração:

Você está fazendo a mesma coisa que o povo de Israel fez no deserto, depois que saiu do Egito. Assim como ele, você estava escrava. No seu caso, escrava de um sentimento e situação que não te faziam bem e que se permanecesse, te prejudicariam muito mais. E Eu te livrei disso e te prometi algo novo, melhor e que te faria vibrar de alegria! Mas o que está fazendo? Na caminhada até lá, você está reclamando das condições! Está desanimando porque tem sido como caminhar "sem rumo" no deserto! Acorde! Sacode a poeira e siga! Se olhar no mapa, a distancia do Egito até Canaã, não era necessário 40 anos de caminhada. Eles só levaram esse tempo porque não confiaram, porque reclamavam mais do que eram agradecidos. Contentamento. É disso que você precisa. Enquanto não estiver contente com o que tem, enquanto não for realmente agradecida com o que tenho te dado e livrado, e enquanto não confiar na minha promessa de que tenho algo melhor pra você, essa caminhada será longa e dolorosa ao ponto de achar que onde estava era melhor. Mas acredite, não é, não é pra ser assim. Ajude a si mesma a agilizar o processo e a estar pronta o quanto antes para o que tenho pra você. Eu te prometi, e vou lhe dar, mas não precisa receber só quando estiver aos 30 ou 40 anos. Eu quero te fazer "chegar a Canaã o quanto antes".

Caro aprendiz que está lendo até aqui. Por favor, se está se identificando, pegue essas palavras pra você também. Vamos juntos enfrentar esse deserto antes da promessa de cabeça erguida, com um sorriso no rosto, certos de que Deus está a frente, enviando o maná, a coluna de fogo a noite e a nuvem de dia. Vamos fazer um favor a nós mesmos de não atrasar a promessa do Senhor na nossa própria vida, né? Esse deserto, não precisa ser um tempo ruim. Pense que é apenas um tempo de aprendizados, e você sabe; todo aprendizado requer esforço, um pouquinho de suor e cansa, mas.... chega uma hora que você vai poder descansar e aproveitar daquilo que conquistou com certa dificuldade.


O deserto chega ao fim uma hora. O tempo que permanecemos dele, depende apenas de nós mesmos.

Alice Leite




quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Apenas dê o próximo passo!

Muitas instalações hoje em dia, tem utilizado luzes com sensor de movimento, ja repararam?
Na minha igreja, tem dessas luzes pra todo lado -e ja faz um tempo-, mas só por esses dias, me toquei que esse tipo de recurso para se poupar energia, na verdade é uma base muito legal para uma ilustração. 

Quase todo fim de tarde eu preciso passar na igreja. Seja por um compromisso, seja por simples vontade de encontrar amigos lá, mas quase sempre chego no fim da tarde e saio umas 21h. Por isso, estou sempre caminhando por corredores que estão com as luzes apagadas, mas que só pelo fato de me movimentar por eles, as luzes se acendem.



Pois bem, em um dado momento, eu quis ir ao banheiro, mas até chegar lá, eu precisava caminhar um corredor de uns cinco metros. Por ser dia de semana e um horário já avançado, qualquer programação que poderia ter ali nas salas ja havia terminado. Estava tudo escuro e sem ninguém e eu estava sozinha no momento. Estava um breu e até mesmo pra mim que ja conheço o caminho de có até o banheiro, por uns segundos, fiquei com receio de enfrentar aquele corredor até o final. E se eu errasse o caminho? E se estivesse fechado? E se as luzes não acendessem quando eu passasse? 

Eu comecei a rir de mim mesma e pensei "preciso ir ao banheiro antes de ir pra casa e o que tem no final desse corredor é o mais perto pra mim nesse momento".  Dei o primeiro passo e entrei escuridão a dentro. As luzes foram se acendendo sobre mim conforme eu caminhava, mas nunca iluminavam o final do corredor, apenas onde eu pisava, o suficiente para eu me localizar. Fiquei pensando que se eu fosse uma pessoa que não conhecesse o caminho para o banheiro, estaria muito agoniada pensando se enfrentar aquela escuridão e silêncio valeria mesmo a pena, se eu estaria mesmo no caminho certo... 

E foi assim que a ilustração que trago hoje, começou. Senti o Espírito Santo conversando comigo durante o rápido percurso até o final do corredor:

Nossa caminhada da vida, muitas vezes pode ser assim como um corredor escuro. As vezes você até sabe pra onde está indo. Pode ser que esteja certo de onde deve chegar e sabe a importância de se chegar lá. pode ser que o próprio Deus já indicou o caminho pra você seguir e você está certo de que é "por ali". Mas quando chega no começo desse caminho, tudo parece tão incerto, tão escuro, quieto e um pouco assustador... Você fica por uns segundos naquela indecisão de seguir em frente no meio do escuro ou voltar pra pegar uma lanterna... Quando na verdade, só temos que dar o próximo passo!

Não volte para arrumar uma lanterna, você pode se distrair e quem sabe, nem achar a lanterna. Não tenha medo de seguir em frente, mesmo no escuro. Se você sabe que precisa chegar "lá no final do corredor" e o próprio Deus te indicou esse caminho, siga e vai ver que assim que se movimentar por ele, uma luz vai se acender sobre você. E aí, entramos em outro ponto importante além de seguir em frente com convicção: Não pare pelo fato da luz não iluminar todo o caminho. O importante não é que você veja todo o percurso que irá fazer, você ja sabe onde deve chegar! Basta que você veja onde está pisando! Porém, pode acontecer de você não saber muito bem onde deve chegar, mas sabe que esse é o caminho que deve seguir.. ok, siga assim mesmo. As vezes não saberemos qual é destino, não saberemos qual é o percurso, mas saberemos que estamos no caminho certo, e é isso o que importa

Deus não nos indica um caminho de perdição para nós. Ele não indica um caminho que nos fará perder a benção que Ele separou para nós; é justamente o contrário. Não estou afirmando que o caminho será fácil como um corredor reto e sem buracos ou obstáculos, mas estou dizendo que você não estará caminhando por ele sozinho e também não enfrentará nada que não consiga vencer.
"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."- Josué 1.9
Na caminhada da vida, só precisamos continuar nos movimentando (dando o passo de fé) para que a "luz por sensor" (o entendimento do Senhor em você) acenda, e você saiba onde está pisando. Quer saber o que está mais a frente? Então não pare! Continue em frente, em movimento, confiando na direção que a paz de Cristo te colocou e não olhe para trás. Conhecendo ou não o seu destino, uma hora você chegará nele, e verá que valeu tudo a pena!

Alice Leite

domingo, 23 de outubro de 2016

Nós Somos!




Olá aprendiz!! 

Hoje finalmente (depois de tanto tempo que já anunciei... hehe), a série de post "Nós Somos" está começando! Mas creio que ela está chegando até você no tempo certo. ;)

Nessa série quero mostrar algumas coisas que podemos pegar para nossa vida como analogia do que somos no Reino de Deus. Trata-se de comparar algumas profissões com nosso papel de cristãos e aprendizes do maior bombeiro que já existiu e vai existir.  Nós somos como militares, como garçons, como bombeiro.... 

Espero que ao acompanhar nossos estudos, o Senhor possa falar ao seu coração e despertar em você o desejo de servi-lo melhor. Afinal, é isso que devemos querer sempre. 

Mas para começar, antes de sermos qualquer coisa, somos Filhos de Deus e precisamos entender o que isso significa! Precisamos entender o quanto nosso Pai nos ama, entender que precisamos acreditar nessa verdade: Somos filhos amados de um Deus que tudo pode fazer!  Vamos começar falando sobre nossa identidade nEle e pra isso, convidei uma amiga minha, futura missionária que estará trabalhando nas comunidades ribeirinhas do Amazonas, em breve!  Ela, não entenderia essa missão se não tivesse percebido a identidade de Filha que tem. Ela não teria aceitado essa missão se não tivesse aprendido que ela é como uma garçonete, uma militar... uma bombeiro. 

É isso que o Pai quer: que possamos abrir nossos olhos para quem nós somos no Reino dEle para que assim, estejamos capazes de fazê-lo mais feliz, realizando os sonhos que Ele tem pra nós... nos usar!

Então você está pronto, aprendiz? Vamos nessa, sem medo, sem preguiça. Vai ver que, quando entender quem você é e o que tem que fazer, você vai ser muito mais feliz do que pensa!

Te espero amanhã. Um abraço e fiquem na paz!

Alice Leite

sábado, 1 de outubro de 2016

As Atribuições do Chamado

Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, em minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja (COLOSSENSES 1:24). 

Consideramos nossa própria consagração espiritual e tentamos torná-la um chamado de Deus, mas, quando nos acertamos com Ele, o Senhor varre tudo isso para o lado. Em seguida, Ele nos dá uma dor tremenda e impressionante a fim de ligar a nossa atenção a algo com que nunca sonhamos que poderia ser o Seu chamado para nós. E assim, num momento radiante, percebemos o Seu propósito, e exclamamos: “...eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaias 6:8). 


Resultado de imagem para eu tenho um chamado missões

Este chamado nada tem a ver com a santificação pessoal, mas com o objetivo de ser “pão partido” e “vinho derramado”. No entanto, Deus nunca poderá tomar-nos vinho se resistirmos ao Seu toque quando Ele nos vier esmagar. Dizemos: “Ah, se Deus usasse os próprios dedos e me transformasse em “pão partido” e “vinho derramado” de um modo especial, então não contestaria”. Mas quando Ele usa alguém de quem não gostamos, ou um conjunto de circunstâncias em relação às quais afirmamos que jamais nos submeteriamos, e movimenta tudo isso para nos esmagar, então nos opomos. Contudo, jamais devemos escolher o lugar do nosso próprio martírio. Se formos transformados em vinho, teremos de ser esmagados --- você não pode beber uvas. As uvas se transformam em vinho quando espremidas. 

Pergunto-me: que tipo de dedos Deus tem usado para espremer sua Vida? E será que você tem sido tão duro quanto uma bolinha de gude? Se você ainda nao está maduro, se Deus o tivesse espremido de alguma forma, o vinho obtido seria consideravelmente amargo. Ser uma pessoa santa significa que os elementos da nossa Vida natural experimentam a presença de Deus ao serem providencialmente partidos em Seu coração. Temos de estar bem ajustados a Deus e ter plena concordância com Ele, antes que possamos ser o “pão partido” em Suas mãos. Permaneça em Deus e permita que Ele faça o que lhe apraz. Você descobrirá que Ele está produzindo um tipo de pão e vinho que beneficiará Seus outros filhos.

Desconhecido

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Por mais Salmos 119.11 em nossa vida!

Olá Aprendizes!!!

Gostaria de compartilhar com vocês algo que Deus está ministrado nesse momento em meu coração.
Agora são 08h04 da manhã e não iria sossegar enquanto não escrevesse pra vocês!

Eu estava vindo pra faculdade lendo um livro. Gosto de ler livros que falem a respeito de Deus e que possam me edificar espiritualmente. Pois nesse livro, no capitulo que estava lendo hoje, falava sobre o poder da Palavra de Deus e o quanto ela é rica em falar sobre as promessas de salvação e vida eterna para aqueles que confessarem que Jesus é o Senhor e Salvador.

Bom, ao ler os versículos desse capitulo, me lembrei de uma visita missionária que eu e um grupo de jovens fizemos à uma unidade da Cristolândia. Ao chegarmos lá, ninguém sabia exatamente o que teríamos que fazer, nem mesmo a líder do grupo que tinha marcado a visita. Nós fomos apenas com a vontade de servir. Afinal de contas, do que adianta sermos aprendizes que só aprendem mas não colocam em prática essa aprendizagem?


Uma pessoa responsável pela unidade nos orientou em rápidas palavras como era feito o trabalho ali e disse que se estávamos lá, então que arregaçássemos as mangas e começássemos o trabalho. Uma pessoa pra dar uma reflexão evangelística para os moradores de rua que estavam ali e uma pessoa pra cantar e tocar. Apenas um de nós sabia tocar e cantar bem, então logo essa pessoa precisou pensar em músicas para aquele momento. Mas e sobre a Palavra? Qualquer um do grupo deveria estar pronto para falar, mas todos nos olhamos e ficamos naquela de "quem vai? eu não vou!" Ninguém disse isso, mas era possível ver nos olhares. O que aconteceu? Jogamos a responsabilidade nas costas da lider do grupo que tinha marcado a visita. Não por ela ser a lider, mas por ela ja vir dizendo que seu chamado é missionário.  Mesmo assim, essa tarefa também era um desafio pra ela, afinal, ser pega de surpresa e falar para pessoas apenas em uma oportunidade é algo novo até pra ela.

Ir a Cristolândia e passar por isso, ver que frases como "Você é a verdadeira missionária aqui.", "Tu não quer ser missionária, olha aí a oportunidade!" ou "É com você mesmo" que foram ditas pra lider do grupo, me mostraram como nós somos rasos! Como temos a facilidade de jogar a responsabilidade nas costas de um lider ou alguém que você considere "maior" de alguma forma.

NÃO! Nós todos temos essa responsabilidade de levar a Palavra de Deus, de levar esperança e salvação pra quem está a fim. Aqueles moradores de rua não forma forçados a estarem ali, estavam dispostos a ouvir. Quantas pessoas estão a nossa volta dispostas a ouvir e nós fugimos dizendo pra nós mesmos que "tem gente pra fazer isso e que pode fazer melhor". Precisamos acordar e nos preparar todos os dias! Um bombeiro está em constante treinamento porque nunca se sabe quando uma chamada vai acontecer.



Lendo o livro, vindo pra faculdade eu vi tantos versículos que poderiam ter sido ditos por mim mesma lá na Cristolândia, mas por falta de mais sede por Deus, por falta de me esforçar para ter a Palavra em meu coração, eu não lembrei desses versículos. Ainda que eu os conhecesse, eu não os tinha em mente. Como o Espirito vai me lembrar e me usar se eu não estudo e não decoro a Palavra?
Creio que todos nós precisamos levar mais a sério o versiculo de Salmos 119.11
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."
Não é  só para não pecar contra Deus, mas para estarmos prontos para sermos usados por Ele.
2 Timóteo 3.16 e 17
Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.
 A Palavra diz que precisamos maneja-la bem , ou seja, sabermos usa-la sem moderação e sem medo em qualquer hora e oportunidade! Tendo ela em mãos ou no coração e mente. Ou então ficaremos envergonhados. Se não como eu fiquei ao não ir falar, ou por alguém jogar algo na sua cara de forma que você não tenha o que dizer pra sustentar a fé que diz ter.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. -  2 Timóteo 2.15
 Em fim... Eu nem terminei de ler o capitulo que estava lendo. Eu comecei a memorizar pelo menos 3 versículos daqueles e propus em meu coração de guardá-los para que uma próxima vez eu os use, eu os saiba de cabeça para falar às pessoas. Esses foram os versículos:
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Romanos 10:9
 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - 2 Corintios 5.17
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.1 Coríntios 6:14 
Memorizar versículos, vai muito mais do sabê-los de có. É algo que pode não só ser libertador para as pessoas ao falar pra elas, como também pra nós que decoramos porque poderemos sempre repetir promessas maravilhosas que o Senhor tem pra nós. Podemos lembrar sempre que servimos a um Deus poderoso e que somos amados... Ter  guardado a Palavra de Deus faz toda a diferença na nossa vida e você só vai provar isso quando começar e guarda-la em seu coração.





Alice Leite

sábado, 12 de março de 2016

Aceite sua Fragilidade!


Tudo bem você admitir que errou. Tudo bem você admitir que não consegue. Tudo bem você admitir essas coisas e ter um cargo importante. Somos todos pessoas frágeis no final das contas. Todos nós, em algum momento precisamos de um conselho, um abraço, uma oração e uma repreensão. 

Precisamos entender que somos falhos e precismos de ajuda!!! Seja lá que posição ocupemos, sempre precisaremos de outras pessoas para nos ajudar de alguma forma, então não tenha vergonha de pedir por socorro!! Não tenha vergonha de confessar seu pecado à um discipulador, uma pessoa em que você confie!
“ Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.”- Tiago 5:16
MAS, principalmente não tenha vergonha de pedir por socorro à Deus, Ele te criou, te conhece e te entende na medida que você precisa. Davi que era um rei e homem segundo o coração de Deus não economizou clamores a Deus! 
"Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor.
Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.
Porque os meus dias se consomem como a fumaça, e os meus ossos ardem como lenha.
O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão." - Salmos 102:1-4 (recomendo que leia o capitulo todo)
Deixar o orgulho de lado e aceitar a sua fragilidade, já alivia metade do peso que possa estar sentindo. Ser dependente de Deus não é algo ruim, é algo maravilhoso porque quando somos dependentes dEle, temos muito mais provisão em nossa vida. Assim como uma criança que tem proteção comida e carinho quando entende que é dependente de seus pais, mas que se de repente resolver querer se cuidar sozinha, com certeza irá fracassar!

Então são apenas 3 passos, na ordem:
1) Aceitar sua fragilidade e largar de orgulho!
2) Reconhecer que precisa da ajuda completa de Deus. Esse é o mais importante porque se você aceita só Ele pode cuidar de você, ele cuida de tudo, tudo mesmo, inclusive de colocar as pessoas certas para te ajudar, e aí vem o terceiro passo.
3) Reconhecer que precisa da ajuda de outras pessoas confiáveis e saber aproveitar os conselhos e críticas

Pense sobre isso, mas não só pense. Pratique!
Deus te abençoe
Alice Leite

domingo, 6 de março de 2016

Confiar em Deus



  Olá pessoal, hoje vamos falar sobre confiar em Deus e pra começar gostaria que você refletisse sobre esse trecho de Gênesis:
Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça Gênesis 15:1-6 

O que é obedecer? 

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. João 14:15 
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Tiago 1:22 
Abraão tinha sobre ele a promessa de Deus, mas se analisar, perceberá que ele duvidou disso. Ouve momentos em que teve medo de sua morte, como quando foi ao Egito e pediu a sua mulher para dizer que era sua irmã com medo dos egípcios o manterem para possui-la. Ele também duvidou ai aceitar ter um filho com a escrava de sua mulher -pois achava que sua mulher Sara, não teria filho.

Obedecer a Deus se baseia em três itens:
-Aceitar
-Passo de fé
-Confiar

O que acontece se obedecermos a Deus?

Nos protegeremos;
Olharemos para Ele;
Viveremos o melhor dEle;
Veremos o impossível;
Faremos a vontade de Deus; 

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3  
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. Genesis 21.2 
E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Gênesis 21:6 
Você tem obedecido aquilo que Deus tem lhe ordenado? 
Mesmo com essas situações Deus pediu a Abraão uma prova de obediência e fé. Deus pediu o sacrifico do seu filho. Mesmo sendo o filho que ele mais queria, Abraão não exitou, e no último momento Deus poupou o seu filho.
"É melhor obedecer do que sacrificar."
Nunca duvide daquilo em que Deus lhe prometeu. Não tenha medo, acredite e persista.

Deus lhe abençoe.
Roberto Júnior

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A forma como olhamos para o mundo muda como agimos em relação a ele


Olá pessoal, vou acompanhar vocês aqui no AB a partir de hoje. Será um prazer estar do lado de vocês, e pra começar, vou falar sobre esse titulo enorme: A forma como olhamos para o mundo muda como agimos em relação a ele. É algo que o Senhor tocou no meu coração para que eu escrevesse.

Então vamos lá:
"Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
Mateus 5:13-14
No versículo já deixa claro que somos diferentes. Nós cristãos verdadeiros trazemos a esperança dentro de nós. É como se o mundo todo estivesse em trevas (e está) e nós somos os bombeiros que irão resgatar essas pessoas dos escombros. Somos a luz!


Sendo nós a luz, não devemos esconder o nosso propósito, a nossa missão e o nosso chamado. Mesmo que sejamos zombados.

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.

Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
João 15:18,19
Essas palavras são de Jesus.

Sabendo que fazemos as coisas diferente, andamos diferente, nos comportamos diferente, falamos diferente e “amamos” diferente, temos que ser o exemplo, mostrando ao mundo o amor de Cristo através do nosso testemunho, das nossas palavras e da nossa vida.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

Mt 7:13, 14
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

 Lc 13:24;
Sendo nós bombeiros, temos que “salvar” essas pessoas para que não morram. Se você vê seu próximo se aproximando de um abismo cegamente, não o pararia? Salve vidas, seja um aprendiz de bombeiro! Se você olhar o mundo como um lugar com pessoas que precisam ser resgatadas e que Deus quer mudar, você vai agir diferente, você vai vestir a camisa do time e ser realmente um agente de Cristo onde estiver!
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Josué 1:9
Deus vos abençoe. 
Até!
Roberto Júnior


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Desejos

Oii gente, bom dia, boa tarde, boa noite! Tudo bem?
No artigo dessa semana, gostaria de compartilhar com vocês algo sobre o qual tenho pensado muito.
Estamos em pleno final de ano, todo mundo refletindo sobre os sonhos, projetos, objetivos, família, amigos... Enfim, tantas coisas! Talvez, hoje seria um bom dia para compartilhar uma mensagem cheia de reflexão para o próximo ano, que te inspirasse e te desse força... Me desculpem, tenho tido algumas reflexões que gostaria muito de dividir com alguém, talvez você passe a semana pensando sobre isso, então, espero que fale com vocês.

Esses dias, estava andando por ai e conversando com Jesus, nada de orações elaboradas, nem porta fechada, estava conversando, caminhando com Ele, falando de alguns dos meus desejos e me lembrando de outros momentos que eu e Ele conversamos. Foi quando, Jesus me lembrou dos momentos (e foram muitos) que eu disse para ele: "Jesus, eu só quero ser tudo o que o Senhor quer que eu seja, não quero ser mais, nem menos, quero ser o Seu sonho!".
Sabe, todas às vezes que falei isso para Jesus foram verdadeiras. Mas então, senti Ele me perguntando: "e se eu quiser que você seja um sacrifício... Você seria?".
Oi? Quem? Eu? É comigo mesmo? Pi pi pi... Acho que o sinal está meio ruim! Haha brincadeiras à parte, mas pensa na minha reação!
Respondi com sinceridade: "Jesus, não tinha pensado nisso, mas, se for esse o seu desejo, o seu sonho, o seu plano, então, sim... Até mesmo um sacrifício.".
Fiquei pensando nas pequenas renúncias que já fiz por amor a Jesus, me senti constrangida, não poderia chamá-las de sacrifício.
Sacrifício dói. Sacrifício tem entrega de vida.
Já pensou em dar algo que te dói? Já pensou se nos planos de Jesus para você, de repente você se esbarra na necessidade de um sacrifício? Será que queremos mesmo ser tudo que Jesus quer?
Poderia citar o exemplo de tantos homens na Bíblia, Daniel, Davi, José e outros, mas quero fazer um estudo depois sobre eles, então, apenas os citarei para que vocês saibam que essa reflexão está baseada em homens que estão na Bíblia e em momentos de relacionamento com Jesus, mas, depois falaremos mais profundamente sobre eles.
Infelizmente, temos o costume de nos esquecermos dos sacrifícios, deixamos a parte da renúncia de lado, e tentamos viver uma vida que nos agrade. Eita, perigoso! Quando entrego a minha vida para Jesus e desejo sonhar os sonhos dEle, os sacrifícios se tornam parte do meu cotidiano e meus sonhos estão em agradar ao Senhor. Se não estamos abrindo mão de algumas coisas por amor a Jesus, ou estamos 100% alinhados com Deus ou não temos ouvido o que Ele tem nos dito.
Eu sempre desejei ser totalmente para Jesus, mas então, percebi de uma forma mais profunda, que ser tudo para Ele significa ser nada para mim... Doeu. Parece tão simples, tão óbvio, tão claro, mas na prática, é muito difícil!
Temos dificuldade de abrir mão de coisas tão pequenas e fúteis, enquanto Jesus abriu mão de TUDO! É difícil renunciar um momento de erro, é difícil fechar a porta para o pecado, mas o sacrifício é difícil! Tão complicado não é?
Hoje, eu quis compartilhar um pouquinho das minhas reflexões com vocês, porque às vezes, aquilo que está doendo em mim, seja o que está doendo em você. Espero, que esse texto, que é apenas reflexão, te permita a refletir também e a olhar para os seus desejos de uma outra forma. Desculpem-me se não "fechei" ou "conclui"... Acredito que essa parte se torna muito pessoal, mas, em breve farei uma série de artigos sobre o tema, para refletirmos juntos!
Uma semana cheia de beleza para vocês, que seu final de ano seja muito feliz e que você viva a plenitude da vida de Deus!
Com muito carinho e gratidão!
Bruna Thalita - Colunista do Eu Escolhi Esperar
(texto retirado do site euescolhiesperar.com)

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Esperar é Caminhar!


    Quando alcançamos o entendimento que "Esperar em Deus" é bem diferente de "esperar alguém em Deus" é porque estamos prontos pra começar uma caminhada com o olhar voltado para a Cruz e passarmos a buscar a Deus porque amamos a Ele e não porque esperamos algo dEle...
    Então paramos de olhar para as mãos de Deus pra ver o que ele tem a nos oferecer e olhamos para sua face para adora-lo porque ele é merecedor de toda nossa adoração e gratidão.
    Se aquilo que queremos tanto pode atrapalhar a chegada de um nível de intimidade mais profundo com Deus, é tempo de abrirmos mão da nossa vontade para fazermos a vontade daquele que merece o nosso amor e obediência.
    Esperar em Deus, é primeiramente reconhecer quando não estamos prontos pra receber aquilo que tanto almejamos... "Como o sábio Joshua Harris diz: A coisa certa no tempo errado é a coisa errada".
    Precisamos olhar para Cristo e depositar toda nossa esperança e todo nosso amor nEle, só quando chegarmos nesse nível de confiança e maturidade estaremos prontos pra receber o melhor dele pra nós !
Cíntia Priscila Rosa

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estamos fugindo?

E ai Aprendizes do maior Bombeiro que ja existiu e vai existir!!!


A reflexão de hoje é sobre a história de

Jonas. Com certeza você ja ouviu falar de um profeta que escolheu desobedecer a Deus. Deus havia mandado que Jonas falasse ao povo de Níniver que Ele destruiria aquele povo se continuassem tão perversos e pecadores. Deus queria dar mais uma chance do povo se endireitar, mas o que foi que Jonas fez? Quis ele mesmo julgar se o povo merecia ou não ser salvo.


Jonas achava que os ninivitas eram tão ruins que não mereciam perdão. "Como assim, logo eu tenho que ir lá falar pra eles se arrependerem? E pior, eu não vou chegar nem no final do recado e ja serei preso e morto!" Jonas pensou. É claro que eu estou parafraseando, mas foi mais ou menos isso. Você pode conferir a história toda, na íntegra, no livro de Jonas, Velho Testamento, Biblia. É pequeninho o livro, em menos de uma hora você lê tudo! E aconselho mesmo que leia para que possa entender melhor e acompanhar a reflexão.



Bom, diante desta história, não tem como negar que aprendemos que não adianta querermos fugir do que Deus separou para gente fazer. Se fazemos parte do Corpo (de bombeiro) de Cristo temos serviço pra fazer e o serviço é salvar vidas. Até porque desobedecer uma ordem de Deus já é mais do que óbvio de que é errado, né?



Mas vamos pensar um pouco além do óbvio que esta história nos ensina:  No caminho para Társis, Deus enviou uma tempestade enorme que estava praticamente afundando o barco onde Jonas estava. Jonas, ali, percebe que ele era culpado, a responsabilidade daquele momento de terror para todos os tripulantes era dele, e ele sabia disso. Tanto, que falou "Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade." (Jonas 1:12) Depois ele fica dentro do estomago de um grande peixe por 3 dias. Imagine que nojento e fedido e escuro deveria ser! E o quanto sentiu fome ou sede? Mas foi nesse tempo que ele pode "colocar as coisas no lugar" com Deus. Foi nesse lugar "tenso" que Jonas entendeu seu chamado e o aceitou. Entendeu o propósito de Deus em relação às vidas. Se Deus o amava e o tinha salvo, também queria fazer o mesmo pelos outros, não importando o tipo de pessoa que eram.


Nós não somos diferentes de Jonas. Nós, constantemente fugimos do chamado que Deus tem pra nós. Ao invés de agirmos como aprendizes e seguirmos as diretrizes dEle, escolhemos fazer a faculdade que nos agrada, escolhemos testar relacionamentos só porque a outra pessoa nos agrada, escolhemos usar nossos talentos em tudo menos pra espalhar a mensagem de salvação. Escolhemos ocupar nosso tempo com tudo, menos com aprendizado sobre Deus e fazer crescer nossa intimidade com Ele. Nós fugimos da responsabilidade de parar e analisar o que Deus quer que a gente faça em cada momento de nossa vida.



É por isso que sempre estamos em conflitos. Não sabemos o que fazer, não nos damos bem com a família, acabamos magoados com alguém mais uma vez, e tudo parece uma escuridão em nossa vida! Estamos dentro  de um peixe! Quando nós queremos dar rumo pra nossa própria vida, Deus faz de tudo pra que voltemos ao ponto inicial, ao caminho do nosso chamado. Porque Ele sabe o que é melhor pra nós e para o Reino dEle, nós não sabemos de nada! Deus fecha as portas e manda temporais e momentos de escuridão "dentro de um peixe" para nós sabe pra que? (que pare que a pergunta é " para quê?" e não "por que?" Nós devemos querer entender o para que Deus permite isso na minha vida e não o por que!) Deus manda esses momentos de tempestades e escuridão para nos livrar de nós mesmos, para nos livrar de nos afastar da presença e vontade dEle! Não devemos reclamar por algo que deu errado pra nós. Foi um livramento e pode ser que não estejamos no caminho da nossa missão.




Você é um aprendiz, não fuja de Deus, não fuja do que Ele sonhou pra você fazer. É claro que Deus podia mandar outra pessoa sem ser Jonas (Lucas 19:40 | Ester 4:14), mas porque tinha que ser Jonas? Porque Jonas saberia fazer isso de uma forma que nenhum outro faria. Se você não fizer o que Deus quer, Ele vai usar outro para fazer. A obra no Reino de Deus será feita com ou sem a sua ajuda, mas é muito, muito melhor e mais gratificante você saber que Deus escolheu você e não outro pra fazer determinado serviço.




Você pode perguntar, "como sei minha missão? Como vou fazer isso? Eu não sei fazer nada direito, não tenho um dom." Olha... Em Marcos 16:15 você tem essa resposta: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura", quer algo mais claro que isso? Então você tem que ler o post em que falaremos sobre isso, em breve!



Um beijo e fiquem na graça e paz (e firmes em obediência a Deus e em seu serviço)


Alice Leite

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Uma História: Muitas lições! - Parte 1


A Paz do Senhor Aprendizes do maior Bombeiro, como estão?
É verdade que eu não venho aqui a um tempinho pra contar algo que aprendi (que vergonha), mas aqui estou eu e, talvez pra compensar, a lição de hoje é bem interessante e um pouco grande. Será dividida em duas partes ;p

Vocês conhecem a história de Naamã? Ele era o comandante do exército da Síria e muito respeitado pelo rei de seu país. Era um cara importante, um soldado valente e chegou a vencer muitas guerras! Mas ele tinha uma doença, que na época, não tinha cura: a lepra. E se você não sabe, lepra são feridas horríveis que a pessoa tem por todo o corpo e com o tempo vai apodrecendo a carne até levar à morte. Pessoas com essa doença tinham que ficar afastadas de quem mais amava, afastadas de todos para que não passasse pra ninguém. Era uma situação muito triste.

Mas para que você entenda melhor a história, leia o capítulo 5 de 2 Reis. Eu espero! ;p

Agora vamos aos pontos que me chamaram atenção e me fizeram repensar e meditar. Hoje, veremos apenas dois pontos!

A Menina Israelita
Imagina você ser tirada de seu país e de sua família pra servir em outro país, à pessoas desconhecidas!
A lição que mais se é comum apresentar nessa história de Naamã é a coragem e fé dessa menina. Ela precisou de coragem para "se meter" na vida de seus patrões e opinar. Ela também mostrou sua fé através dessa coragem, afinal, se uma serva teve coragem suficiente para dizer o que seria melhor fazer para que o marido de sua patroa fosse curado, ela deveria ter muita fé e por isso, certeza de que daria certo.

A lição que aprendemos com essa menina é que ela não só teve e coragem, mas também teve voz, ou seja, ela soube aproveitar o momento certo para ser benção na vida de alguém. Quero dizer, já pensou se ela não fosse levada para ser serva da mulher de Naamã? Pior, já pensou se ela, mesmo sendo serva e vendo a situação, não falasse sobre o que o profeta de Deus poderia fazer?  Já pensou se ela ficasse quieta? Naamã não seria curado e também não tomaria a posição de querer adorar ao Deus de Israel.
(Até poderia, pois a bíblia mesmo nos afirma que se você não fizer, não falar.... Outros falarão, outros farão (Ester 4:14). Mas se Deus te escolheu, porque rejeitar isso? Ser usado por Deus é algo maravilhoso, é recompensador!)

Deus nos coloca nos lugares certos. Estamos na posição que estamos porque Deus permitiu para que por meio de nós,  a glória dEle seja manifesta! É claro que se a forma como está ou onde você está não te agrada, você deve lutar para melhorar, não há nada de errado nisso. Mas converse a respeito com Deus, as vezes, é necessário antes, que você cumpra o Seu propósito. Por isso é tão importante, independente da situação, estarmos ligados com Deus e sensíveis ao que Ele tem para nós.

Os Reis
Neste caso, aprendemos o que não devemos fazer: Ignorar o fato de algo envolver Deus e nos estressarmos com aquilo.
Você consegue entender? Naamã chegou ao seu rei e disse o que a menina israelita tinha dito, e o que foi que ela disse? "Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samarca pois  ele o curaria de sua doença"(versículo 3). Mas o que o rei fez? Mandou uma carta ao rei de Israel que dizia "Essa carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure."(versículos 5 e 6). Logo depois, o rei de Israel se estressa, fala algo como "Ele só pode estar me zoando, me pedindo pra curar uma doença como lepra né? Ele está querendo briga comigo!" (versículo 7)

Nenhum dos dois reis se lembrou do tal profeta. Os profetas eram de Deus, sabiam disso! Os reis não poderiam curar, realmente. Porque o rei da Síria não disse nada a respeito do profeta? Será que Naamã não contou direito o que a serva de sua esposa havia dito, ou o rei que ignorou mesmo? Por ele (o rei da Síria) não mencionar o profeta que morava em Samaria ao outro rei, fez com que este, entendesse errado e se irasse e/ou ficasse com medo ao ponto de rasgar suas roupas! E Naamã, porque não falou nada também? Eu penso que ele poderia pelo menos dizer "Eu fiquei sabendo de um profeta. Gostaria de ir até ele...."

Nós não podemos passar um recado de qualquer jeito, principalmente se envolver Deus. Não podemos nos omitir, mesmo que pareça meio louco. No Reino de Deus, muita coisa parece louca, mas é apenas aos olhos humanos! E não podemos nos irritar por pouca coisa, achar que estão querendo briga sem saber direito de toda a história... É  por isso, que muitas vezes falamos mal de alguém, ficamos emburrados com alguém e depois, quando descobrimos, na verdade não havia motivo para aquelas atitudes e aí nos arrependemos, ficamos com "carão". Tudo porquê? Atitudes precipitadas!
Seja com alguma pessoa ou mesmo com Deus, não podemos tomar atitudes precipitadas e rebeldes!

Pense a respeito disso. Vamos reavaliar se temos sido como os reis sendo precipitados nas coisas ou se estamos sendo como a menina israelita, corajosa e com fé, demonstrando que não se esquece que existe um Deus que pode fazer milagres.
Amanha eu volto com os outros dois pontos que aprendi com a história de Naamã.
Vejo vocês. :)

Alice Leite
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)