Search

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Uma História: Muitas lições! - Parte 1


A Paz do Senhor Aprendizes do maior Bombeiro, como estão?
É verdade que eu não venho aqui a um tempinho pra contar algo que aprendi (que vergonha), mas aqui estou eu e, talvez pra compensar, a lição de hoje é bem interessante e um pouco grande. Será dividida em duas partes ;p

Vocês conhecem a história de Naamã? Ele era o comandante do exército da Síria e muito respeitado pelo rei de seu país. Era um cara importante, um soldado valente e chegou a vencer muitas guerras! Mas ele tinha uma doença, que na época, não tinha cura: a lepra. E se você não sabe, lepra são feridas horríveis que a pessoa tem por todo o corpo e com o tempo vai apodrecendo a carne até levar à morte. Pessoas com essa doença tinham que ficar afastadas de quem mais amava, afastadas de todos para que não passasse pra ninguém. Era uma situação muito triste.

Mas para que você entenda melhor a história, leia o capítulo 5 de 2 Reis. Eu espero! ;p

Agora vamos aos pontos que me chamaram atenção e me fizeram repensar e meditar. Hoje, veremos apenas dois pontos!

A Menina Israelita
Imagina você ser tirada de seu país e de sua família pra servir em outro país, à pessoas desconhecidas!
A lição que mais se é comum apresentar nessa história de Naamã é a coragem e fé dessa menina. Ela precisou de coragem para "se meter" na vida de seus patrões e opinar. Ela também mostrou sua fé através dessa coragem, afinal, se uma serva teve coragem suficiente para dizer o que seria melhor fazer para que o marido de sua patroa fosse curado, ela deveria ter muita fé e por isso, certeza de que daria certo.

A lição que aprendemos com essa menina é que ela não só teve e coragem, mas também teve voz, ou seja, ela soube aproveitar o momento certo para ser benção na vida de alguém. Quero dizer, já pensou se ela não fosse levada para ser serva da mulher de Naamã? Pior, já pensou se ela, mesmo sendo serva e vendo a situação, não falasse sobre o que o profeta de Deus poderia fazer?  Já pensou se ela ficasse quieta? Naamã não seria curado e também não tomaria a posição de querer adorar ao Deus de Israel.
(Até poderia, pois a bíblia mesmo nos afirma que se você não fizer, não falar.... Outros falarão, outros farão (Ester 4:14). Mas se Deus te escolheu, porque rejeitar isso? Ser usado por Deus é algo maravilhoso, é recompensador!)

Deus nos coloca nos lugares certos. Estamos na posição que estamos porque Deus permitiu para que por meio de nós,  a glória dEle seja manifesta! É claro que se a forma como está ou onde você está não te agrada, você deve lutar para melhorar, não há nada de errado nisso. Mas converse a respeito com Deus, as vezes, é necessário antes, que você cumpra o Seu propósito. Por isso é tão importante, independente da situação, estarmos ligados com Deus e sensíveis ao que Ele tem para nós.

Os Reis
Neste caso, aprendemos o que não devemos fazer: Ignorar o fato de algo envolver Deus e nos estressarmos com aquilo.
Você consegue entender? Naamã chegou ao seu rei e disse o que a menina israelita tinha dito, e o que foi que ela disse? "Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samarca pois  ele o curaria de sua doença"(versículo 3). Mas o que o rei fez? Mandou uma carta ao rei de Israel que dizia "Essa carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure."(versículos 5 e 6). Logo depois, o rei de Israel se estressa, fala algo como "Ele só pode estar me zoando, me pedindo pra curar uma doença como lepra né? Ele está querendo briga comigo!" (versículo 7)

Nenhum dos dois reis se lembrou do tal profeta. Os profetas eram de Deus, sabiam disso! Os reis não poderiam curar, realmente. Porque o rei da Síria não disse nada a respeito do profeta? Será que Naamã não contou direito o que a serva de sua esposa havia dito, ou o rei que ignorou mesmo? Por ele (o rei da Síria) não mencionar o profeta que morava em Samaria ao outro rei, fez com que este, entendesse errado e se irasse e/ou ficasse com medo ao ponto de rasgar suas roupas! E Naamã, porque não falou nada também? Eu penso que ele poderia pelo menos dizer "Eu fiquei sabendo de um profeta. Gostaria de ir até ele...."

Nós não podemos passar um recado de qualquer jeito, principalmente se envolver Deus. Não podemos nos omitir, mesmo que pareça meio louco. No Reino de Deus, muita coisa parece louca, mas é apenas aos olhos humanos! E não podemos nos irritar por pouca coisa, achar que estão querendo briga sem saber direito de toda a história... É  por isso, que muitas vezes falamos mal de alguém, ficamos emburrados com alguém e depois, quando descobrimos, na verdade não havia motivo para aquelas atitudes e aí nos arrependemos, ficamos com "carão". Tudo porquê? Atitudes precipitadas!
Seja com alguma pessoa ou mesmo com Deus, não podemos tomar atitudes precipitadas e rebeldes!

Pense a respeito disso. Vamos reavaliar se temos sido como os reis sendo precipitados nas coisas ou se estamos sendo como a menina israelita, corajosa e com fé, demonstrando que não se esquece que existe um Deus que pode fazer milagres.
Amanha eu volto com os outros dois pontos que aprendi com a história de Naamã.
Vejo vocês. :)

Alice Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)