Search

Mostrando postagens com marcador bibliajando. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bibliajando. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Um Caso Sério de Amor - Parte 3

     Finalmente a última parte da história, e o fim desse bibliajando diferente!


"Senhor meu Deus, como posso amar alguém que ama outra pessoa? Por que quis que eu casasse com ela? Ela foi infiel tantas vezes! Sei agora como seu coração sofre pelo abandono de seu povo! Como pode continuar nos amando? Como?... O Senhor nos ama porque seu amor não depende de nós! Meu Deus... como seu amor é imenso!"
"O que me dizem dessa aqui? Ela ainda pode gerar filhos, se é isso que desejam! Quem dará o primeiro lance?" O dia estava claro e fresco, e o leilão tinha acabado de começar. "Ninguém? Ela ainda está forte para cultivar seus campos. Alguém ?"  Ouvi-se uma voz ao fundo: " Meio barril de cevada!" "Meio barril de cevada? Esta mulher ainda tem muitos anos de trabalho pela frente! Quem me dá uma peça de prata por ela?" Outra voz mais a frente: " Um barril de cevada!" "Um barril de cevada... essa mulher ainda é forte, pode carregar seus filhos! Quem me dá uma peça de prata por ela?" " Um barril de cevada eu disse!" "Um barril de cevada... Mais alguém? Um barril de cevada doli uma. Um barril de cevada doli duas..." "Quinze peças de prata!" veio uma voz decidida do fundo da multidão "Quinze peças de prata?" "Quinze peças de prata; e um barril de cevada!" a voz agora se encontrava na primeira fileira do leilão. '' E meio barril de cevada também" " Vendida! Vendida por quinze peças de prata, um barril de cevada e meio barril de cevada também!"
Oseias agachou-se ao lado de Gomer, que estava machucada e amarrada. Olhou e seus  olhos relutantes de vergonha e cabisbaixos elevando seu queixo com as mãos. " Não será de mais ninguém... E eu serei seu pra sempre também!" Pegou ela em seu braços e a levou.
O povo não escutou Oseias e as profecias se cumpriram. Os assírios invadiram o reino do Norte. 
      Essa história se encontra no Livro de Oseias, e demonstra o sério caso de amor que Deus tem conosco. Por inúmeras vezes agimos como Gomer e trocamos o intenso amor de Deus por satisfações passageiras e superficiais. Embora o dia dos namorados já tenha passado, a maior história de amor não é entre um homem e uma mulher e sim entre Deus, o único Deus e o ser humano. Oseias comprou Gomer de volta e eu chamo isso de amor incondicional, mas essa história é apena uma imagem do amor incondicional de Deus por nós. Assim como Oseias deu tudo o que tinha, Jesus na cruz pagou suas quinze peças de prata por nós. Certamente Ele deu tudo o que tinha e se nós por meio da fé aceitarmos o que Ele fez e crermos na sua ressurreição, Ele nos levará em seus braços.

Parte 1                           Parte 2

Créditos ao filme Amor Incondicional - A história de Oseias
Aline Xavier 

sábado, 13 de junho de 2015

Um Caso Sério de Amor - Parte 2

     

             Bem, a história continua... Quem ainda está no clima de ontem? - Ou não =D


Oseias e Gomer tiveram um filho e Deus falou que o nome dele significaria: o fim está próximo. Era uma profecia contra o reino do Norte. Quando falava que o povo se havia prostituído, zombavam dele dizendo que disso ele devia entender. Certa vez foi na cidade vender vasos de barro e esqueceu seu dinheiro com o vendedor, ao chegar em casa, Gomer ficou furiosa alegando que ele is estava levando a pobreza. Foi sozinha té a cidade pegar o dinheiro e no caminho encontrou um homem. O homem que a tinha respondido certa vez no mercado. "É você?" " Eu quero ve-la" " Eu tenho um marido que me ama" "Seu marido não me interessa, você sim! Uma bela mulher que merece coisas belas". Gomer viu na mão dele uma linda pulseira de ouro, e naquele dia ela chegou tarde em casa. Ao chegar Oseias perguntou porque ela havia demorado tanto e Gomer inventou que tinha ficado com seu pai, porque ele não estava bem. " Diblain não está bem? Quero que visite Diblain toda vez que desejar, minha esposa!". 
Um dia Oseias moldava um jarro de barro quando Gomer passou por ele com comida na mão, pronta para sair. "Vai visitar seu pai?" "Sim, quero saber como ele esta de saúde, preparei uma comida para ele" ' Ah, que bom! vou acompanha-la, pedirei a Lídia para olhar as crianças" " Nãp, por favor, fique. Gostaria de ve-lo sozinha.'' " Podemos ir juntos outro dia." "Que horas você voltará?" "Estarei de volta antes do por do sol". Oseias chorou após a saída de Gomer. " Senhor, meu coração não vai aguentar! Eu a mandaria embora mas sei que não posso pois essa não é a sua vontade. Fiz uma promessa ao Senhor e a cumprirei!" A relação entre Gomer e Oseias era o que o Senhor estava passando com seu povo. Oseias estava sentindo o sofrimento de Deus. Gomer teve mais dois filhos, o último Deus mandou que se chamasse Noami que significava: você não é o meu povo e eu não serei o seu Deus.
"Por que dá a eles esses nomes? Somos ridicularizados por causa deles!" "Os nomes dos nossos filhos não são o nosso maior problema, Gomer!" " O que?" " E essas joias que está usando?" " São presentes" " É errado o que está fazendo" " Não sei do que está falando" " É errado estar vendo outro homem!" " Eu disse que não pudia ser dominada!" " Ele só te quer pelo que pode dar a ele! Eu quero estar com você pelas coisas que posso te oferecer!" " Você não me dá nada! Ele sim!" " Isso vai contra a lei sagrada de Deus!" " Você fala dessa destruição de Deus, deixa vir, deixa que ele nos destrua!" " Deus não quer nos destruir, Ele quer nos salvar." " Mas nem todos querem ser salvos!". Gomer ariu a porta e saiu. E não voltou.
Gomer foi morar com seu amante e ele festejou sia chegada. Oseias foi moldar a argila. " Por que Senhor? Por que? Esses deuses não passam de ouro e bronze e são como barro as obras das mãos do homem. Tem boca mas não falam, ouvidos mas não ouvem, olhos e cada um que os adora se torna como eles... Teu povo te rejeitou, assim como Gomer rejeitou a mim!"
"Gomer minha amada, venha dançar comigo!" "Não estou com vontade" " Venha, dance!" "Não estou com vontade!" "Seu marido Oseias pode ser que tenha aturado suas vontades mas eu não, porque essa é minha vontade. Agora, dance comigo?" "Não dançarei" " Me desobedece?" "Não é o meu desejo" " Mas é o meu" "Não" "Não foi por mi que abandonou o falso profeta e todos os outros amantes? Correu pra mim por caisa das coisas caras que eu posso oferecer? Agora dance!" " Me deixe em paz" "Guardas! Guardas!" "O que está fazendo?" "Já que não quer me agradar essa noite, não quero ve-la nunca mas.Coloquem em leilão". Gomer foi levada para ser vendida como escrava pelos guardas de seu amante.
Continua...
Parte 1                       Parte 3

Cr´ditos ao filme Amor Incondicional- A história de Oseias
Aline Xavier 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Um Caso Sério de Amor

 Alguém aqui é realmente indiferente a este dia?


       Muitos o-dei-am! Mas a maioria gosta, acha fofo, mesmo não tendo namorado. A verdade é que eu não curto muito esse lance de Dia dos Namorados não, se for para comemorar o amor, comemoremos as formas mais belas  e - diga-se de passagem, ultimamente- as mais verdadeiras. Sou a favor do "Valentines Day" apesar de não ser fã da cultura norte-americana. É muito mais da hora você ser livre para homenagear todos que ama e acho que o clima seria muito mais contagiante e democrático. De qualquer forma, é só uma data e como tantas outras não está imune de um início não muito ( qual palavra seria mais adequada?) "cristão''. Independente disso, resolvi entrar na onda!
        Existe um livro que conta uma história de amor comovente, e não estou falando de nenhuma obra de Shakespeare. Não é do estilo água com açúcar, na verdade até um homem que não assiste nem à comédia romântica leva a sério se prestar atenção no que ela conta. Sem mais delongas; eis a dita: 

Para começar, é uma história de amor. Naquele tempo o povo foi dividido em dois reinos: o reino do Norte e o reino do Sul. O reino do Sul tinha pessoas fiéis a Deus, já o reino do Norte nem tanto. Eles escolheram venerar deuses pagãos dos povos vizinhos em vez de seguir Deus e por causa dessa falta de fé do reino do Norte, Deus estava enviando os assírios para ataca-los e escraviza-los.Mas mesmo no seu julgamento Deus amava seu povo e queria dar a Eles, todas as oportunidades para que O reencontrassem. Então enviou um aviso, um profeta, um homem chamado Oseias.
Para Deus o povo de Israel é como uma esposa, seu único amor. Mas ao venerar outros deuses o povo não consegue parar de traí-lo. Deus queria apenas que entendessem como ele está se sentindo; é aí que entra Oseias. Oseias era um homem bom, Deus sabia que pudia contar com ele e com sua futura esposa: a Gomer. Gomer era uma prostituta e ela nunca seria fiel a um homem. Ela vendia o seu corpo e o coração em troca de jóias caras e status. De certo modo ela era como o povo do reino do Norte, nunca fiel ao seu verdadeiro Deus e sempre recorrendo a falsos deuses para conseguir prosperidade e prestígio. Então Deus disse a Oseias: Case-se com ela.
Gomer andava no mercado e observava as jóias que nunca poderia comprar, observava os homens que as comprava e os questionava para quem o fazia, sempre insinuando querer ser a mulher de sorte que as ganharia. Certa vez um homem a respondeu: "Você pode ser um dia". Gomer sorriu enquanto ele se afastava e avistou vindo em sua direção Oseias. Ele a cumprimentou e perguntou porque havia abandonado o templo enquanto ele anunciava as profecias de Deus. Lembrou com carinho que ali no mercado foi quando ele a disse pela primeira vez que Deus queria que se casassem. " Eu nunca entendi porque quis casar com alguém como eu." "Porque é a vontade de Deus, e eu prometo ama-la por toda a minha vida!"
Os amigos de Oseias sempre desconversavam quando o assunto era as profecias que ele transmitia de um castigo de Deus sobre o reino do Norte, mas não havia um que não olhasse torto para Gomer. Nesse dia, Zedequias falou: " Vi Gomer no mercado hoje. Ela é uma mulher muito bonita mas... Tem olhos inconstantes. Eu vejo o modo como olha para os homens..." "Por favor, não diga isso Zedequias." " Eu digo a verdade, não é uma mulher que se pode confiar seu coração. Eu não entendo porque se casou com ela. Certamente havia mulheres melhores e mais puras para você." " Ela precisa tanto de amor quanto as outras!" '' Gomer sempre teve o amor que quis!" "Ela está sendo fiel a mim agora. E há uma diferença entre o amor que estava acostumada a receber com o amor que eu ofereço!" " Essa mulher te trará apenas decepções Oseias!".
Continua...
Parte 2                     Parte 3
Créditos ao filme Amor incondicional- a história de Oseias 
Aline Xavier

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bibliajando (continuação..)

Prontos para continuar a nossa viajem ?
            Bom dia! Falei que ia voltar ú.ú  rs. Vamos continuar então a nossa história?
        Roboão tinha pedido que a comissão do povo voltasse em três dias, nesse tempo,ele foi procurar os conselheiros do rei, que ainda eram os de seu pai, pois Salomão tinha acabado de morrer e seus conselheiros ainda estavam vivos. Isso era natural; bons reis procuravam conselhos, mesmo a última palavra sendo a deles. Roboão queria saber o que eles achavam: diminuir os impostos, sim ou não (v.6)? O conselho deles foi que sim. E ainda acrescentaram que essa seria uma decisão de grande "serviço" ao povo. Se o rei serve ao povo, o povo serve ao rei (v.7). Mas Roboão era muito "real" para servir ao povo. Essa humildade ele não tinha. Aliás, não o julguemos. É difícil pra você mostrar humildade não é? Os discípulos de Jesus também tiveram esse problema (Marcos 10.42-45). Eu também tenho esse problema.
         O conselho dos velhos foi bom, mas Roboão era mau. Ele não queria mesmo servir. Então foi procurar a sua turma. Serinho! Leia só o verso 8. Roboão foi se aconselhar "com os mancebos que haviam crescido com ele". Um bando de jovens , criados com todo tipo de coisas desnecessárias, eles com certeza teriam bons conselhos para dar ao rei. 
         A turma que tinha crescido com Roboão vivia no luxo. Hoje em dia seriam jovens que andariam por aí brigando por causa de moto,apostando em cavalos, comprando lugares em faculdades públicas, enfim, gente vazia e desocupada. Conselho desse tipo de gente tem cheiro de morte. O conselho que essa turma deu a Roboão foi que ele aumentasse ainda mais os impostos. E ainda puseram palavras em sua boca.
          Pronto! Uma guerra civil! Lembrando que Israel  era composto de 11 tribos. Roboão perdeu 10 tribos. Só ficaram duas com ele. Depois ele até tentou voltar atrás mas era tarde demais.
           Isso que da seguir conselho de gente errada! Então cuidado com a turma que você anda!
          

Aline Xavier

Créditos a Revista Você Adolescente

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bibliajando

           E aí galera! Faz um tempão que eu não apareço  por aqui não é? Todo mundo passa por um momento assim... Sabe como é, agente não aprende; é como diz lá em João: 5. 14. "Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior." só que agente não costuma dar muito ouvido. Mas isso é papo para outro post. Hoje eu vim falar sobre um cara que foi responsável por dividir uma  nação!
          Quem tem um amigo  recente na fé ou conhece um novo convertido sabe: pra eles, é difícil conhecer a bíblia como um todo. E é complicado mesmo pra quem não ouve as mesmas histórias de Moisés, da arca de Noé, do bom samaritano, da viúvinha e sua oferta, dos sete mergulhos de Namã, do filho pródigo, de Cain e Abel, de Sansão e de Davi e Golias desde criança conhecer bem as histórias mais faladas da bíblia. Pra gente, que já vai a igreja desde criança, conhecer essas histórias é tão natural quanto saber falar. Eu mesma não me lembro quando aprendi alguma, simplesmente sei. Pensando nisso resolvi dar um ajuda pra essa galera que nasceu a pouco tempo (em Cristo, claro) e de quebra dar uma força pra quem faltou muito as EBDs -#borapraEBD!. A cada post, um personagem;a cada capítulo, uma aventura!
          Hoje nós  vamos conhecer a história de um playboy dos tempos da Bíblia. Por ter sido, convenhamos, burro, esse cara fez com que o reino de Israel se dividisse. Se Israel sendo um só já era pequeno, imagine dividido. Como foi que ele conseguiu essa proeza ? Te convido a examinar o texto de 1Reis 12.
          O rei que aparece neste texto se chama Roboão (ou Reoboão). Quando seu pai Salomão morreu, Roboão foi feito sucessor do trono. A coroação foi em Siquém.
          Imagina a festa que se fez entre o povo. Mudança de governo, novas esperanças nascendo. O povo de Israel esperava por dias melhores. Roboão era uma promessa. O governo de seu pai, Salomão, havia sido famoso, exibira muito luxo. Foi seu pai quem construiu o lindíssimo Templo, obra que tinha sido hiper cara, feita de ouro e materiais importados. Obviamente, para financiar o palácio e a beleza do Templo, Salomão teve que aumentar os impostos. O povo aguentou, o rei era famoso, muito sábio e também já estava ficando velho. Muitos deviam pensar: "Quando morrer, seu filho vai assumir. Vamos bater um papo com ele pedindo a diminuição dos impostos...". Não era um povo tão rebelde assim não é  mesmo? Parece até razoável. E se não foi isso que pensaram, foi isso que fizeram quando Roboão assumiu o trono.
          Antes de continuar a história, quero que pense: vale a pena ter um carro do ano, se para isso é preciso passar fome? Vale a pena gastar os tubos pra ter uma blusa escrito o nome de uma marca que todo mundo tem? A sociedade de hoje é  nojenta de tão consumista. Tudo nos seduz a comprar coisas das quais não temos necessidade. Nossos país viveram sem metade das coisas temos hoje e nem por isso foram infelizes. Já dizia Sócrates: "Eis aí uma porção de coisas sem as quais posso viver"
         Peça a Deus que lhe dê  sabedoria para desprezar as coisas inúteis! Luxo tem um preço, e alto. Que o o diga o diga o povo Israel nos dias dê Salomão e Roboão!
         Uns dias pois da coroação uma comissão do povo foi conversar com Roboão pedindo a diminuição dos impostos. Mas todo mundo sabe que reduzir impostos é bom pra população mas péssimo para o governo, pois significa menos dinheiro entrando. Por isso todo governo tenta ganhar tempo e foi isso que Roboão fez. Pediu que voltassem em três dias (v.5). Será que os tais dias melhores estavam chegando? O povo esperou pra ver.
           O post já está muito grande, então amanhã a gente vê o que aconteceu. Mas já sabe, se a curiosidade bater, é só abrir em 1Reis!

Créditos a Revista Você Adolescente
    Até amanhã galera!
Aline Xavier
para ler a continuação clique aqui
          
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)