Prontos para continuar a nossa viajem ? |
Bom dia! Falei que ia voltar ú.ú rs. Vamos continuar então a nossa história?
Roboão tinha pedido que a comissão do povo voltasse em três dias, nesse tempo,ele foi procurar os conselheiros do rei, que ainda eram os de seu pai, pois Salomão tinha acabado de morrer e seus conselheiros ainda estavam vivos. Isso era natural; bons reis procuravam conselhos, mesmo a última palavra sendo a deles. Roboão queria saber o que eles achavam: diminuir os impostos, sim ou não (v.6)? O conselho deles foi que sim. E ainda acrescentaram que essa seria uma decisão de grande "serviço" ao povo. Se o rei serve ao povo, o povo serve ao rei (v.7). Mas Roboão era muito "real" para servir ao povo. Essa humildade ele não tinha. Aliás, não o julguemos. É difícil pra você mostrar humildade não é? Os discípulos de Jesus também tiveram esse problema (Marcos 10.42-45). Eu também tenho esse problema.
O conselho dos velhos foi bom, mas Roboão era mau. Ele não queria mesmo servir. Então foi procurar a sua turma. Serinho! Leia só o verso 8. Roboão foi se aconselhar "com os mancebos que haviam crescido com ele". Um bando de jovens , criados com todo tipo de coisas desnecessárias, eles com certeza teriam bons conselhos para dar ao rei.
A turma que tinha crescido com Roboão vivia no luxo. Hoje em dia seriam jovens que andariam por aí brigando por causa de moto,apostando em cavalos, comprando lugares em faculdades públicas, enfim, gente vazia e desocupada. Conselho desse tipo de gente tem cheiro de morte. O conselho que essa turma deu a Roboão foi que ele aumentasse ainda mais os impostos. E ainda puseram palavras em sua boca.
Pronto! Uma guerra civil! Lembrando que Israel era composto de 11 tribos. Roboão perdeu 10 tribos. Só ficaram duas com ele. Depois ele até tentou voltar atrás mas era tarde demais.
Isso que da seguir conselho de gente errada! Então cuidado com a turma que você anda!
Aline Xavier
Créditos a Revista Você Adolescente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!