Search

Mostrando postagens com marcador decisão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador decisão. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Deserto Antes da Promessa


E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã” (Ex 16:35)

A história do povo de Israel é muito legal de se analisar e estudar. É um exemplo clássico pra todos nós aprendizes de como agir ou não com o Senhor. Pra mim, todas as vezes que um texto da Bíblia se refere ao povo de Israel, da pra substituir pelo nosso nome. Todas as vezes que Deus fala com o povo por meio de um profeta, podemos entender como se estivesse falando a gente, individualmente.

Hoje, quero trazer para reflexão a parte que o povo está escravo no Egito e Deus fala assim pra ele "Quero você livre! Quero você morando em uma terra que seja só sua e que você seja muito feliz ali! E essa terra já está separada. Venha comigo, eu vou te levar até la."
Então o Senhor disse:
— Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. 8Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 9De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. 10Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.  (Êxodo  3.7)
 

Mas o que aconteceu depois que o povo saiu do Egito? O que aconteceu depois que o povo passou pelo mar vermelho? O que aconteceu depois que ja estavam longe do tempo de escravidão e sofrimento?
Já fazia quarenta anos que o povo de Israel tinha saído do Egito (...) Moisés começou a explicar ao povo a lei de Deus. Moisés disse:
— Quando estávamos ao pé do monte Sinai, o Senhor, nosso Deus, nos falou assim: “Vocês já ficaram bastante tempo neste lugar. Agora saiam daqui e vão caminhando na direção da região montanhosa dos amorreus (...) Tomem posse de toda a terra de Canaã (...) Aí está a terra que eu estou dando a vocês. Eu, o Senhor, jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, os antepassados de vocês, que daria essa terra a eles e aos seus descendentes. Portanto, vão e tomem posse dela.” ( Deuteronômio 1.3-8)
Ou seja, 40 anos andando no deserto, vivendo de maná e água praticamente. E se você ler a história na íntegra, vai ver que o povo, naturalmente, reclamou muito por isso. Pensem, você sai de uma terra pra passar o resto da vida andando no deserto rodando em círculos sem nunca chegar na tal terra prometida que era tão boa assim e melhor do que o Egito?! E ainda por cima sem variedade de comida ou um teto firme. Nem todos gostam de ser andarilhos, certo? Acontece que o povo só levou 40 anos para chegar a Canaã por falta de confiança e gratidão a Deus. De um modo geral, o povo não merecia chegar lá.

Deus não queria isso, mas Ele é justo. Ele tirou o povo do sofrimento, mas foi o povo que escolhue continuar no sofrimento. Tornando o caminho até a terra prometida um fardo, quando na verdade, era apenas um processo. Não precisava ser doloroso ou demorado. Não precisava ser chato, afinal o próprio Deus se mostrava presente visivel ao os olhos humanos, cara! Ele colocava uma nuvem na frente do sol pra amenizar o calor e a luz durante o dia e também uma coluna de fogo durante a noite pra amenizar o frio que faz no deserto durante a madrugada... Eles não precisavam se preocupar com comida. Todos os dias Deus mandava maná. É claro que uma hora enjoaria, mas valia a pena aguentar firme. Porém, o povo não conseguiu. Reclamava sempre, ficavam chateados, irritados, sem motivação... Quando a motivação deveria ser a promessa de um Deus que nunca deixa de cumprir o que promete!

Agora pense comigo. Somos ou não somos assim? Não temos o direito de criticar o povo quando nós somos o povo de hoje!

Recentemente eu estava passando por uma dificuldade emocional. Eu estava quebrada e mal conseguia comer ou ter vontade de fazer minhas atividades do dia a dia. Eu mal conseguia me concentrar! Mas ao invés de procurar ajuda e aguentar firme, confiar de que Deus tem o melhor pra mim e tudo o mais, eu só cedia ao desanimo e reclamava de como tudo estava mal e chato.

Até que essa história do povo no deserto, indo para Canaã me veio a mente. O Espírito Santo me lembrou e ministrou isso ao meu coração:

Você está fazendo a mesma coisa que o povo de Israel fez no deserto, depois que saiu do Egito. Assim como ele, você estava escrava. No seu caso, escrava de um sentimento e situação que não te faziam bem e que se permanecesse, te prejudicariam muito mais. E Eu te livrei disso e te prometi algo novo, melhor e que te faria vibrar de alegria! Mas o que está fazendo? Na caminhada até lá, você está reclamando das condições! Está desanimando porque tem sido como caminhar "sem rumo" no deserto! Acorde! Sacode a poeira e siga! Se olhar no mapa, a distancia do Egito até Canaã, não era necessário 40 anos de caminhada. Eles só levaram esse tempo porque não confiaram, porque reclamavam mais do que eram agradecidos. Contentamento. É disso que você precisa. Enquanto não estiver contente com o que tem, enquanto não for realmente agradecida com o que tenho te dado e livrado, e enquanto não confiar na minha promessa de que tenho algo melhor pra você, essa caminhada será longa e dolorosa ao ponto de achar que onde estava era melhor. Mas acredite, não é, não é pra ser assim. Ajude a si mesma a agilizar o processo e a estar pronta o quanto antes para o que tenho pra você. Eu te prometi, e vou lhe dar, mas não precisa receber só quando estiver aos 30 ou 40 anos. Eu quero te fazer "chegar a Canaã o quanto antes".

Caro aprendiz que está lendo até aqui. Por favor, se está se identificando, pegue essas palavras pra você também. Vamos juntos enfrentar esse deserto antes da promessa de cabeça erguida, com um sorriso no rosto, certos de que Deus está a frente, enviando o maná, a coluna de fogo a noite e a nuvem de dia. Vamos fazer um favor a nós mesmos de não atrasar a promessa do Senhor na nossa própria vida, né? Esse deserto, não precisa ser um tempo ruim. Pense que é apenas um tempo de aprendizados, e você sabe; todo aprendizado requer esforço, um pouquinho de suor e cansa, mas.... chega uma hora que você vai poder descansar e aproveitar daquilo que conquistou com certa dificuldade.


O deserto chega ao fim uma hora. O tempo que permanecemos dele, depende apenas de nós mesmos.

Alice Leite




quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Apenas dê o próximo passo!

Muitas instalações hoje em dia, tem utilizado luzes com sensor de movimento, ja repararam?
Na minha igreja, tem dessas luzes pra todo lado -e ja faz um tempo-, mas só por esses dias, me toquei que esse tipo de recurso para se poupar energia, na verdade é uma base muito legal para uma ilustração. 

Quase todo fim de tarde eu preciso passar na igreja. Seja por um compromisso, seja por simples vontade de encontrar amigos lá, mas quase sempre chego no fim da tarde e saio umas 21h. Por isso, estou sempre caminhando por corredores que estão com as luzes apagadas, mas que só pelo fato de me movimentar por eles, as luzes se acendem.



Pois bem, em um dado momento, eu quis ir ao banheiro, mas até chegar lá, eu precisava caminhar um corredor de uns cinco metros. Por ser dia de semana e um horário já avançado, qualquer programação que poderia ter ali nas salas ja havia terminado. Estava tudo escuro e sem ninguém e eu estava sozinha no momento. Estava um breu e até mesmo pra mim que ja conheço o caminho de có até o banheiro, por uns segundos, fiquei com receio de enfrentar aquele corredor até o final. E se eu errasse o caminho? E se estivesse fechado? E se as luzes não acendessem quando eu passasse? 

Eu comecei a rir de mim mesma e pensei "preciso ir ao banheiro antes de ir pra casa e o que tem no final desse corredor é o mais perto pra mim nesse momento".  Dei o primeiro passo e entrei escuridão a dentro. As luzes foram se acendendo sobre mim conforme eu caminhava, mas nunca iluminavam o final do corredor, apenas onde eu pisava, o suficiente para eu me localizar. Fiquei pensando que se eu fosse uma pessoa que não conhecesse o caminho para o banheiro, estaria muito agoniada pensando se enfrentar aquela escuridão e silêncio valeria mesmo a pena, se eu estaria mesmo no caminho certo... 

E foi assim que a ilustração que trago hoje, começou. Senti o Espírito Santo conversando comigo durante o rápido percurso até o final do corredor:

Nossa caminhada da vida, muitas vezes pode ser assim como um corredor escuro. As vezes você até sabe pra onde está indo. Pode ser que esteja certo de onde deve chegar e sabe a importância de se chegar lá. pode ser que o próprio Deus já indicou o caminho pra você seguir e você está certo de que é "por ali". Mas quando chega no começo desse caminho, tudo parece tão incerto, tão escuro, quieto e um pouco assustador... Você fica por uns segundos naquela indecisão de seguir em frente no meio do escuro ou voltar pra pegar uma lanterna... Quando na verdade, só temos que dar o próximo passo!

Não volte para arrumar uma lanterna, você pode se distrair e quem sabe, nem achar a lanterna. Não tenha medo de seguir em frente, mesmo no escuro. Se você sabe que precisa chegar "lá no final do corredor" e o próprio Deus te indicou esse caminho, siga e vai ver que assim que se movimentar por ele, uma luz vai se acender sobre você. E aí, entramos em outro ponto importante além de seguir em frente com convicção: Não pare pelo fato da luz não iluminar todo o caminho. O importante não é que você veja todo o percurso que irá fazer, você ja sabe onde deve chegar! Basta que você veja onde está pisando! Porém, pode acontecer de você não saber muito bem onde deve chegar, mas sabe que esse é o caminho que deve seguir.. ok, siga assim mesmo. As vezes não saberemos qual é destino, não saberemos qual é o percurso, mas saberemos que estamos no caminho certo, e é isso o que importa

Deus não nos indica um caminho de perdição para nós. Ele não indica um caminho que nos fará perder a benção que Ele separou para nós; é justamente o contrário. Não estou afirmando que o caminho será fácil como um corredor reto e sem buracos ou obstáculos, mas estou dizendo que você não estará caminhando por ele sozinho e também não enfrentará nada que não consiga vencer.
"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."- Josué 1.9
Na caminhada da vida, só precisamos continuar nos movimentando (dando o passo de fé) para que a "luz por sensor" (o entendimento do Senhor em você) acenda, e você saiba onde está pisando. Quer saber o que está mais a frente? Então não pare! Continue em frente, em movimento, confiando na direção que a paz de Cristo te colocou e não olhe para trás. Conhecendo ou não o seu destino, uma hora você chegará nele, e verá que valeu tudo a pena!

Alice Leite

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Tatoos, Piercings e afins

Ha um tempo atrás eu estava na liderança de um grupo de adolescentes. Eles faziam perguntas e eu procurava trazer um estudo sobre as perguntas, para o próximo encontro. Uma delas foi sobre o que eu pensava a respeito de tatuagens e piercings. Acho bacana deixar aqui pra vocês o que discutimos naquela ocasião. 








 Eu comecei fazendo uma outra pergunta pra eles: "Por que a gente está tão preocupado se tatuagem é pecado ou não?" E a resposta pra mim, é a mesma para o porquê estamos preocupados se ficar é pecado, se beber é pecado, se ouvir música secular é pecado, se isso e aquilo é pecado!


E geralmente o que pensamos, la no fundo, mas pensamos é “Se não for pecado vou fazer, porque eu já estava a fim de fazer, desde sempre. Mas se for pecado, terei minha consciência limpa se me segurar pra não fazer!”


Na real, a pergunta deve ser “porque quero fazer tatuagem?” ou “porque quero ficar?”, “ porque quero estar na festa tal?”

A motivação do nosso coração é que conta!

“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: (...) coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal(...)”
(Provérbios 6.16 e 18)


Ok que aqui se trata de fazer o mal e perversidade de coisa más para outras pessoas, mas será que não podemos pensar também na condição de mal pra nós mesmos, como fazer a própria vontade da carne?!?!


Geralmente, queremos que alguém diga “não é pecado” pra que possamos realizar a vontade. Mas na real meus queridos, mesmo que você não faça, já estará pecando se no seu coração estiver
constantemente pensando como seria você fazendo!

“Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.”(Tiago 1. 14 e 15)

Mas por que estou dizendo isso? Estou dizendo porque tudo podemos fazer e tudo é permitido, mas nem tudo convém. (1 Co 6.12)
Você quer ir a uma festa e sabe que nada lá vai fazer Deus sorrir? Vai!
Você quer beber ou ficar, ou falar palavrão? Faça, fale!
Você não quer lutar para parar de olhar pro corpo do sexo oposto de forma maldosa? Então não lute. Continue olhando.
Você quer usar roupas curtas ou justas. Use. 
Você quer alimentar seus desejos da carne? Então alimente a carne. É permitido, mas seu espírito ficará fraco. Deus estará sendo magoado... Você sabe o que convém ou não, principalmente se cresceu no convívio de pessoas cristãs.

A questão, como tenho dito, é: o quanto você está disposto e a quem você está disposto a agradar: A você mesmo e as pessoas, ou a Deus!?!

Agora alguns pontos a serem pensados:
  • Fazer tatuagem e piercing geralmente causam vaidade e as vezes vira vicio. Vaidade e vício não são coisas edificantes para nós, certo?
  • Não é cultural onde vivemos (no sentido de ser aceito com bons olhos). O que não quer dizer muito, mas precisa estar certo de que poderá receber olhares tortos ou discriminação.
  • A Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo. Se você se considera morada de Deus, se você canta “faça morada em mim”.... Então no mínimo deveria perguntar a Ele o que Ele pensa sobre você tatuar e colocar piercing no lugar onde Ele mora também.
  • Onde você quer tatuagem? Sabe que se for em lugar visível, pode sofrer preconceito até mesmo pra procurar trabalho não é?
  • O desenho é sobre o que? Qual mensagem você estará passando com a tatoo?
  • Onde você quer colocar o piercing? Dependendo do lugar e tamanho, chama muito atenção para essa parte do corpo.
  • Não escandalize, não desobedeça. Ao fazer uma tatoo, ou colocar piercing ou fazer qualquer coisa "polemica" considere a sua casa e sua comunidade. Eles vão pecar (começar a falar mal, querer fazer só porque você fez, fofocar...) ao ver suas tatuagens ou são acostumados com isso? Evite burburinhos por causa do que você carrega!  

((Rodolfo Abrantes é um cantor cristão mas que se converteu depois de já ter feito várias tatuagens e algumas muito estranhas. Ele não pode voltar atrás com elas, mas não fica escandalizando ninguém nos lugares onde ele vai pra pregar a Palavra e ministrar. Ele sempre vai de blusa de manga comprida pra lugares que ele sabe que aquilo poderá causar algum tipo de escândalo.))

O que importa na nossa vida não é se tatoo e piercing é pecado..... ou isso e aquilo é pecado.
O que importa é:
- o que Deus pensa sobre isso
- o que você fará para contribuir positivamente na comunidade com isso
- que mensagem você está passando para o mundo com isso.
- isso não interferir direta ou indiretamente do seu relacionamento com Deus
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”(Colossenses 3.15)
Por fim, como sempre gosto de dizer... por via das dúvidas se convém ou não fazer algo, pergunte a si mesmo: “O que Jesus faria?” e então, faça exatamente o q Ele faria!

Alice Leite

sábado, 1 de outubro de 2016

As Atribuições do Chamado

Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, em minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja (COLOSSENSES 1:24). 

Consideramos nossa própria consagração espiritual e tentamos torná-la um chamado de Deus, mas, quando nos acertamos com Ele, o Senhor varre tudo isso para o lado. Em seguida, Ele nos dá uma dor tremenda e impressionante a fim de ligar a nossa atenção a algo com que nunca sonhamos que poderia ser o Seu chamado para nós. E assim, num momento radiante, percebemos o Seu propósito, e exclamamos: “...eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaias 6:8). 


Resultado de imagem para eu tenho um chamado missões

Este chamado nada tem a ver com a santificação pessoal, mas com o objetivo de ser “pão partido” e “vinho derramado”. No entanto, Deus nunca poderá tomar-nos vinho se resistirmos ao Seu toque quando Ele nos vier esmagar. Dizemos: “Ah, se Deus usasse os próprios dedos e me transformasse em “pão partido” e “vinho derramado” de um modo especial, então não contestaria”. Mas quando Ele usa alguém de quem não gostamos, ou um conjunto de circunstâncias em relação às quais afirmamos que jamais nos submeteriamos, e movimenta tudo isso para nos esmagar, então nos opomos. Contudo, jamais devemos escolher o lugar do nosso próprio martírio. Se formos transformados em vinho, teremos de ser esmagados --- você não pode beber uvas. As uvas se transformam em vinho quando espremidas. 

Pergunto-me: que tipo de dedos Deus tem usado para espremer sua Vida? E será que você tem sido tão duro quanto uma bolinha de gude? Se você ainda nao está maduro, se Deus o tivesse espremido de alguma forma, o vinho obtido seria consideravelmente amargo. Ser uma pessoa santa significa que os elementos da nossa Vida natural experimentam a presença de Deus ao serem providencialmente partidos em Seu coração. Temos de estar bem ajustados a Deus e ter plena concordância com Ele, antes que possamos ser o “pão partido” em Suas mãos. Permaneça em Deus e permita que Ele faça o que lhe apraz. Você descobrirá que Ele está produzindo um tipo de pão e vinho que beneficiará Seus outros filhos.

Desconhecido

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Por mais Salmos 119.11 em nossa vida!

Olá Aprendizes!!!

Gostaria de compartilhar com vocês algo que Deus está ministrado nesse momento em meu coração.
Agora são 08h04 da manhã e não iria sossegar enquanto não escrevesse pra vocês!

Eu estava vindo pra faculdade lendo um livro. Gosto de ler livros que falem a respeito de Deus e que possam me edificar espiritualmente. Pois nesse livro, no capitulo que estava lendo hoje, falava sobre o poder da Palavra de Deus e o quanto ela é rica em falar sobre as promessas de salvação e vida eterna para aqueles que confessarem que Jesus é o Senhor e Salvador.

Bom, ao ler os versículos desse capitulo, me lembrei de uma visita missionária que eu e um grupo de jovens fizemos à uma unidade da Cristolândia. Ao chegarmos lá, ninguém sabia exatamente o que teríamos que fazer, nem mesmo a líder do grupo que tinha marcado a visita. Nós fomos apenas com a vontade de servir. Afinal de contas, do que adianta sermos aprendizes que só aprendem mas não colocam em prática essa aprendizagem?


Uma pessoa responsável pela unidade nos orientou em rápidas palavras como era feito o trabalho ali e disse que se estávamos lá, então que arregaçássemos as mangas e começássemos o trabalho. Uma pessoa pra dar uma reflexão evangelística para os moradores de rua que estavam ali e uma pessoa pra cantar e tocar. Apenas um de nós sabia tocar e cantar bem, então logo essa pessoa precisou pensar em músicas para aquele momento. Mas e sobre a Palavra? Qualquer um do grupo deveria estar pronto para falar, mas todos nos olhamos e ficamos naquela de "quem vai? eu não vou!" Ninguém disse isso, mas era possível ver nos olhares. O que aconteceu? Jogamos a responsabilidade nas costas da lider do grupo que tinha marcado a visita. Não por ela ser a lider, mas por ela ja vir dizendo que seu chamado é missionário.  Mesmo assim, essa tarefa também era um desafio pra ela, afinal, ser pega de surpresa e falar para pessoas apenas em uma oportunidade é algo novo até pra ela.

Ir a Cristolândia e passar por isso, ver que frases como "Você é a verdadeira missionária aqui.", "Tu não quer ser missionária, olha aí a oportunidade!" ou "É com você mesmo" que foram ditas pra lider do grupo, me mostraram como nós somos rasos! Como temos a facilidade de jogar a responsabilidade nas costas de um lider ou alguém que você considere "maior" de alguma forma.

NÃO! Nós todos temos essa responsabilidade de levar a Palavra de Deus, de levar esperança e salvação pra quem está a fim. Aqueles moradores de rua não forma forçados a estarem ali, estavam dispostos a ouvir. Quantas pessoas estão a nossa volta dispostas a ouvir e nós fugimos dizendo pra nós mesmos que "tem gente pra fazer isso e que pode fazer melhor". Precisamos acordar e nos preparar todos os dias! Um bombeiro está em constante treinamento porque nunca se sabe quando uma chamada vai acontecer.



Lendo o livro, vindo pra faculdade eu vi tantos versículos que poderiam ter sido ditos por mim mesma lá na Cristolândia, mas por falta de mais sede por Deus, por falta de me esforçar para ter a Palavra em meu coração, eu não lembrei desses versículos. Ainda que eu os conhecesse, eu não os tinha em mente. Como o Espirito vai me lembrar e me usar se eu não estudo e não decoro a Palavra?
Creio que todos nós precisamos levar mais a sério o versiculo de Salmos 119.11
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."
Não é  só para não pecar contra Deus, mas para estarmos prontos para sermos usados por Ele.
2 Timóteo 3.16 e 17
Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.
 A Palavra diz que precisamos maneja-la bem , ou seja, sabermos usa-la sem moderação e sem medo em qualquer hora e oportunidade! Tendo ela em mãos ou no coração e mente. Ou então ficaremos envergonhados. Se não como eu fiquei ao não ir falar, ou por alguém jogar algo na sua cara de forma que você não tenha o que dizer pra sustentar a fé que diz ter.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. -  2 Timóteo 2.15
 Em fim... Eu nem terminei de ler o capitulo que estava lendo. Eu comecei a memorizar pelo menos 3 versículos daqueles e propus em meu coração de guardá-los para que uma próxima vez eu os use, eu os saiba de cabeça para falar às pessoas. Esses foram os versículos:
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Romanos 10:9
 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - 2 Corintios 5.17
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.1 Coríntios 6:14 
Memorizar versículos, vai muito mais do sabê-los de có. É algo que pode não só ser libertador para as pessoas ao falar pra elas, como também pra nós que decoramos porque poderemos sempre repetir promessas maravilhosas que o Senhor tem pra nós. Podemos lembrar sempre que servimos a um Deus poderoso e que somos amados... Ter  guardado a Palavra de Deus faz toda a diferença na nossa vida e você só vai provar isso quando começar e guarda-la em seu coração.





Alice Leite

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Temos que conhecer a Deus? Por que?

E ai meus queridos aprendizes, eu estava conversando umas semanas atras com um grupo de adolescentes que ajudo a discipular. Acho que o tema trabalhado com eles vale muito pra nós, aqui também. As perguntas que gerou o estudo foi : Temos que conhecer a Deus? Por que?
Bom, a primeira coisa que veio em minha mente foi a fala de Jó, depois de todo o sofrimento que Ele passou:
“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” -Jó 42.5
E aí eu faço outra pergunta: Você conhece a Deus só pelo que sempre ouviu ou o conhece como algo mais íntimo, por ter percebido e experimentado por você mesmo?
Perguntei a eles porque é importante que conheçamos a Deus e uma das meninas falou muito bem “a gente precisa colocar tudo nas mãos de Deus, e como a gente vai confiar em quem a gente não conhece?” 
Aproveito a fala dela pra ressaltar uma coisa muito importante!!!
👉🏾 Quando não conseguimos estar descansados em Deus, quando estamos sempre incomodados com algo ou insatisfeitos... É porque não colocamos tudo nas mãos de Deus, e pra isso, talvez precisemos conhecer muito mais a Deus!!! De forma pessoal porque...
1) Precisamos atualizar nosso conhecimento sobre Deus. Ponto! Nós sempre teremos algo novo a aprender sobre Ele. Ele é um ser eterno, nós levaremos a eternidade toda conhecendo Ele, então aqui na Terra, muito mais devemos fazer isso!!!
2) Porque é bíblico:
“Vamos nos dedicar mais e mais ao SENHOR!” – Oseis 6.3a
uma outra versão diz
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo.” - Oséias 6:3a
Conhecer a Deus é algo que nunca terminaremos de fazer. E acredite, pode ser muito divertido a cada mês por exemplo, conhecer uma característica nova de Deus de forma pessoal. 😅
3) Porque as dificuldades, tristezas, o que é dito nas escolas, nos filmes e pela maioria dos artistas ... distorcem o conhecimento que tivermos de Deus, se for pouco, se for só pelo o que “você sempre ouviu ou aprendeu”. Quando a gente conhece de forma pessoal a Deus, nada que o mundo tente distorcer vai conseguir nos enganar. Porque vamos saber quem é Deus pra nós por ter experimentado por nós mesmo! Mas se não fizer isso, facilmente iremos concordar com o que disserem lá fora. Ou então, não vamos saber responder quando perguntarem “Porque Deus é isso? Porque Deus é assim? Porque Deus faz isso ou não faz aquilo?”
4) E precisamos conhecer a Deus de forma pessoal porque a gente nunca vai onde nosso conhecimento sobre Ele não for! Então, tipo... Se você conhece Deus só como Senhor... Vc sempre verá como alguém que manda e que você tem que obedecer! Se você conhece Deus só como “amor”, mas não sabe a profundidade desse amor, vai achar que qualquer amor que possa ter ou receber de alguém, mesmo de seus pais, pode substituir o amor dEle.
Nós temos que descobrir quem Deus é!! E eu ressaltei isso pra eles, pro grupo de adolescentes: Nós precisamos conhecer Deus!! Porque se você consegue vê-lO como seu melhor amigo máster chef por exemplo... Imagina só onde você pode chegar!!! Pode te tornar num(a) cozinheiro(a) das melhores com segredos que Ele contou só pra você! Ou se conseguir vê-lo como um sorriso? De boa, quando é que você vai estar triste por muito tempo com um sorriso Eterno e Poderoso desse??
Estão conseguindo captar? O que quero dizer pra vocês e o que disse pra eles é: Deus pode ser, e é muito mais do que o que nós ouvimos falar, e quanto mais cedo começarmos a descobrir em nossa vida, como Ele se apresenta pra nós... mais perto dEle estaremos. Mais saberemos lidar com as situações da vida, e mais estaremos no caminho certo pra santificação. Mais estaremos nos tornando uma pessoa ideal pra alguém... Mais estaremos agradando a Ele!
Eu ainda deixei um desafio pra eles e deixo pra vocês também: Analise as situações da sua vida. Como Deus tem te protegido, ajudado, amparado? Como Ele tem falado com você? Procure ver a partir de uma experiência sua de vida, quem Deus é pra você. 
Ja sabemos que Ele é Tudo, Eterno, Senhor, Salvador, Maravilhoso, EU SOU, Criador, Pai... mas de forma especial, quem Ele é pra você, e porque? Descubra! Este é o desafio. ;)

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Qual é a sua priori?



Oi aprendizes!!
Hoje quero deixar um pouco do que tenho refletido sobre a seguinte pergunta:

Qual é a minha prioridade?

É super importante responder pra si mesmo e tomar uma atitude diante da resposta que tiver de si mesmo!

É claro né gente, que queremos fazer coisas e ter coisas. Nós temos sonhos! Isso não é erado; muito menos lutar por eles. Mas acontece que... vocês sabem, os planos de Deus são maiores que os nossos! O que Ele na verdade planejou pra nós é muito melhor pra nós mesmos do que o que a gente planeja.
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." -  Jeremias 29:11
"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam." - 1 Coríntios 2:9
Então não vamos perder nada se abrirmos mão de colocar a vontade de Deus como prioridade e não a nossa.
E olha, a nossa vontade pode ser qualquer coisa:
-O que mais fica na sua cabeça, por mais tempo, é a sua prioridade.
-O que mais te faz feliz, queima dentro de você e de move, é a sua prioridade.
-O que você vive planejando, vive pesquisando, vive falando, vive sonhando, te faz falta.... isso é sua prioridade.

Existe o ditado que fala “a boca fala do que o coração está cheio” não é? Isso prova também o que é nossa prioridade: exatamente do que o nosso coração está cheio!

E então, qual tem sua sua prioridade? Ela tem a ver com Deus? Tem a ver com o que Ele espera de você?

Cara, eu sei. Acredite, sério mesmo, eu sei  como é difícil escolher fazer a vontade de Deus, como é difícil manter Ele no lugar de prioridade em minha vida. Como é complicado pensar mais dEle do que em um garoto ou em um sonho que tenho, ou em comida... kkkk
A nossa carne pede pra não termos Deus e as coisas dEle como 1º lugar em nossa vida, mas a gente não pode ceder! Quando não estamos com o Pai em 1º lugar, estamos alimentando a nossa carne e sabemos que alimentar a carne não é uma boa ideia no final das contas, certo?
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." - Mateus 26:41
Temos que vigiar gente!!! Estar acordados, atentos! Quando Cristo voltar, Deus irá nos perguntar o que fizemos com tudo o que sempre dissemos saber sobre Ele!! O que você vai poder responder?
"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo." - Marcos 13:33
A gente sabe que a prioridade tem que ser Ele. Então vamos tentar... Vamos tentar não, vamos decidir lutar contra a nossa vontade e fazer a vontade dAquele que sabemos que tem o melhor pra nós, e que nos ama!
Nós não somos daqui e ja que não somos daqui, então por que vamos ter como prioridade as coisas daqui? Se quer saber, tudo que é daqui, inclusive ações, não poderão ser levadas ou revividas na eternidade com Deus. Eu prefiro focar em ter e fazer tudo que me servirá quando estiver frente a frente com o Pai.

#pararefletir
Alice Leite

terça-feira, 5 de abril de 2016

[Parte 2] "Eu ja sei sobre metamorfose" Será que sabe mesmo?

Fala comigo aprendizes!! gostaria de pedir para que vocês compartilhem esses dois textos (de ontem e de hoje) para quem você acredita que precisa saber sobre essas coisas. Nosso trabalho é sempre compartilhar o que temos aprendido de Deus e nos edificarmos uns aos outros.
"Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo." - 1 Tessalonicenses 5:11
É por isso que eu, a Aline e o Junior escrevemos aqui! xP


Mas... vamos continuar falando das borboletas... Sabe outra coisa que é bem curioso sobre elas? Pelo fato de serem sensíveis a mudanças ecológicas, suas vidas ajudam a indicar aos cientistas a saúde atual do ecossistema -o que no final das contas é importante pra nós! Outra coisa é que "antes do inverno, a frágil borboleta monarca (uma das milhares de espécies que existem) realmente migra até 3218,7 km, formando grandes colônias no México e em partes da Califórnia. Elas vão para o norte e leste quando a primavera chega, colocando seus ovos ao longo do caminho antes de morrer. Apesar de borboletas fazerem essa viagem apenas uma só vez, elas magicamente sabem para onde ir".

Pára tudo! Qual é galera, será que sou apenas eu ou vocês também percebem? Temos muito a aprender com a borboleta. Além do que ja mencionei no post anterior parte 1, agora tem mais essa! Elas ajudam a indicar a saúde do ecossistema!! Será que nós podemos ajudar a indicar a saúde espiritual e emocional das pessoas? Quero dizer, por causa do Espirito Santo que habita em nós, temos a capacidade de tratar até sem perceber, do interior das pessoas. O quanto estamos tratando é que vai indicar a saúde espiritual e emocional do grupo que nos cerca, entende? Nós somos responsável por ela. 

E outra! Essa borboleta monarca nunca fez uma viajem, mas por saber sua responsabilidade na natureza, ela faz tal viagem, seguindo apenas o "relógio biológico, ou instinto" dela. Eu gosto de chamar de "seguir o direcionamento de Deus". Elas viajam por uma distância enorme meio que sem saber pra onde estão indo, apenas obedecem à direção que Deus dá, ou o instinto, chamem como quiser.  Porque eu digo que é a mão de Deus aí?
"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" - Mateus 6:26
Nós, mais do que qualquer outra criação, somo quem Deus realmente quer guiar e cuidar. Ele nos chama a obedecê-lo e bater nossas asas em direção exatamente pra onde não sabemos a fim de cumprir mais um propósito nosso, que independente de como você vai cumprir, (o propósito) é de salvar vidas que irão crescer e salvar ("gerar") outras vidas. No caso dessa borboleta, é o de deixar ovos para novas lagartas se transformarem em borboletas, "gerar" vida. Conseguiu acompanhar o raciocínio?

Outra coisa que legal de pensar é a respeito é das cores brilhantes das borboletas que afastam alguns potenciais predadores, sugerindo mau gosto ou veneno. Até isso podemos tirar uma lição, vejam só: A lagarta passa uma transformação que pra ela é lenta e silenciosa, apenas ela e ela.... Essa parte pode se comparar á uma fase ruim, dolorida e difícil que possamos passar. Mas é exatamente essas circunstâncias que nos provoca mudanças, crescimento, maturidade! Mas quando essa fase de pupa acaba (o período do casulo e transformação da borboleta), ela sai linda, com asas coloridas, cada uma com um jeito diferente, mas todas realmente lindas! De todos os tamanhos e cores e formas... Assim somos nós também ao sairmos de uma fase que parecia nunca acabar! Ao nos apoiarmos e confiarmos no Senhor durante esse período, ao sairmos, estaremos vibrantes, renovados, cada um com um aprendizado e experiência diferente com Deus e essa mudança em nós, essas cores vibrantes não só mostrará a gloria e beleza de Deus em nossa vida, como também irá afastar nossos "potenciais predadores" que pode ser qualquer coisa que queira te afastar da presença de Deus. Afinal, com sua metamorfose completa, estará sugerindo que nada pode contra você,  e não pode mesmo!
 "Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? -Romanos 8.31
"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti."Salmos 91:7 

Um fato é: A mudança é bem visível e impressionante entre o antes e depois da metamorfose de tal modo que não há como negar seu acontecimentoNão parece que de uma lagarta que antes destruía as plantas se transforma em borboleta e passa a ajudar na polonização das flores. E não é só evidente a transformação da lagarta para a borboleta como de qualquer outro animal que passa por uma metamorfose, como por exemplo o girino que se transforma em sapo, mudando até de hábitos e habitat! 

Quando passamos a viver com Cristo e nos permitimos passar por uma metamorfose, para gerar maturidade em nós, a mudança será sempre visível!
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" - Mateus 7:16
Será nossas atitudes que mostrarão se realmente passamos por uma renovação de mente, por uma transformação ao ponto de mudarmos nossos hábitos e "habitat". não que tenhamos que mostrar pra alguém que mudamos, não é isso! Mas é inevitável. Ainda que você não mostre, ainda que você apenas faça o que foi criado por Deus pra fazer, as pessoas perceberão! 

Se você pode dizer que ja passou uma metamorfose em sua vida, quais hábitos precisou mudar? quais são os novos que tem tido? Realmente estão fazendo com que Deus se agrade ao te ver realizá-los? Se não pode dizer que passou por uma, quais hábitos precisa mudar? Comece por ai a sua metamorfose: mudando seus hábitos! 
E o habitat, ou seja, lugares que frequentamos? Eles tem sido lugares que o Senhor te levaria ou também precisam ser mudados?
"Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus!" - Salmos 42.1
"Eu, porém, tenho por felicidade estar na presença de Deus. Em ti, Eterno Deus, deposito minha plena confiança, para proclamar todas as tuas obras!" - Salmos 73.28
Que cada um de nós vivamos nossas vidas pra cumprir o que Deus sonhou pra nós, fazendo isso, não estaremos desperdiçando nossa vida, estaremos agradando a Ele e com certeza estaremos impactando outras vidas! 
Essa é a lição de hoje (e continuação da de ontem): Que vivamos quantas metamorfoses forem precisas em nossa vida. Vamos aprender com a borboletinha que não vive pra sí, mas para cumprimento de algo maior!

Ps1: Que possamos também provocar um efeito borboleta, um caos para o reino das trevas! Se estivermos batendo nossas asas, depois de nossa real metamorfose, vivendo pra Deus e pelo Reino, seja onde estivermos, com certeza, isso provocará um furacão em algum lugar (no mundo espiritual). E neste caso, tudo bem, estaremos participando de uma revolução do bem, do Amor!  Mas isso é papo para outro post! ;)

Ps2: Olha AQUI uma postagem da nossa página tudo a ver com esse assunto. Aproveita e curte a gente lá!
Beijos e abraços,
Alice Leite

segunda-feira, 4 de abril de 2016

[Parte 1] "Eu ja sei sobre metamorfose" Será que sabe mesmo?

Senti no coração de falar sobre metamorfose. Sim, pode ser um tema que você provavelmente ja ouviu muitas vezes e até pode estar pensando "o que pode ser dito de novo?" Bom, eu gostaria que estivesse com o coração aberto, porque afinal, ainda que você ja saiba sobre esse tema, creio que pode ser edificante relembrar e quem sabe enxergar o mesmo ponto, mas de um novo ângulo?!
Serei breve ;) Apenas dividi o post em duas partes! hahaha

Mas espero que acompanhe, pois há muito o que aprender com a borboleta, mais do que eu mesma pensava!




Para se tornar borboleta, a lagarta precisa passar por uma transformação em sua estrutura.  E o interessante é que ela se prepara intencionalmente para isso. A transformação dela desde o momento que deixa de ser ovo e vira uma lagarta e depois fica em seu casulo, leva cerca de 1 mês e 14 dias. Depois que sai do casulo, já como borboleta, vive apenas por 2 meses. 


Nós precisamos, intencionalmente nos preparar para passar por uma transformação. Essa transformação pode ser entendida como a mudança de vida que passamos a ter depois que decidimos caminhar com Jesus,
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."- 2 Coríntios 5.17
como também a mudança de corpo que nos é prometido quando formos morar na eternidade! E neste caso, significa viver para a glória de Deus!
“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta."- 1Coríntios 15:51

Porem, nesses 2 meses de vida adulta (depois da transformação, é importante ressaltar isso), a borboleta passa a viver e fazer coisas que como lagarta não poderia fazer! Ela se liberta, descobre um outro plano de vista já que antes, ela via apenas na visão do chão ou da superfície que rastejava. Agora, como borboleta, ela "vê de cima", tem uma visão ampla, sente a liberdade de voar. Enquanto está nesta fase adulta, a borboleta também proporciona prazer à quem a observa voar, ela faz parte da composição da beleza da natureza, mas não só isso! Na verdade, nesse período, está trabalhando. Sim, a borboleta está fazendo exatamente o que ela foi criada pra fazer: Levar pólen de uma flor para outra, assim como as abelhas fazem, mas detalhe importante: As borboletas, por serem leves, podem retirar o pólen de flores mais frágeis, coisa que as abelhas não podem fazer do mesmo jeito. A polinização permite reproduzir plantas através da produção de sementes. Ou seja, por causa desse trabalho, a beleza continua a existir na natureza, pois novas plantas... sementes... estarão nascendo. 

Agora vamos pensar em como isso tem a ver conosco! 
Primeiro: A borboleta é a fase adulta da lagarta, e isso só acontece depois dela passar por uma longa e silenciosa transformação. Pra nós pode não parecer muito o tempo que ela fica no casulo (14 dias) mas em comparação ao tempo que ela usufrui de suas asas, é meio mês a menos que poderia estar viva curtindo da natureza! 
Nós precisamos crescer em nossa vida com Deus. 
"Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino." - 1 Coríntios 13.11

Porque quando passamos pra fase de amadurecimento espiritual, vivemos coisas novas, passamos a perceber coisas sobre determinadas situações que antes, não percebíamos... Nós alcançamos um outro nível que modifica diretamente nossa vida no cotidiano, ao ponto de com ela, proporcionar beleza, vida, amor, alegria para as pessoas a nossa volta. Isso mesmo, passamos a fazer parte da beleza dos planos de Deus e recebermos suas bênçãos como recompensa! 
“Peço que Deus abra a mente de vocês ...para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo." - Efésios 1.18
Segundo: A borboleta (assim como toda criação de Deus, exceto os homens) fazem durante toda a sua vida, exatamente o que foram criadas pra fazer! Elas voam, cooperam na polinização.... Cara, ela está trabalhando enquanto nós sorrimos ao vê-la cruzando nosso caminho no meio da cidade! Ela está trabalhando fazendo com que novas flores existam, flores essas que nós também apreciamos, antes que o tempo curto de 2 meses delas acabem. E nós como seres humanos? Será que temos feito exatamente o que Deus nos criou pra fazer, ou seja, temos cumprido nosso propósito? 

Se liga!
“Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas”. - Tiago 1.18 
“Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.” - Efésios 1.5 
O Pai nos ama de mais, ele tem prazer em nos ver fazendo o que Ele nos criou pra fazer. Enquanto estivermos focados nisso, em cumprir nosso propósito, Ele estará vendo essa beleza e sem que a gente perceba, outras pessoas também verão. Isso que é mostrar a glória de Deus com a nossa vida!
Acredite ou não, nossa vida aqui na Terra é tão curta quanto a da borboleta! Assim como podemos comparar 3 meses e 14 dias (tempo de vida da lagarta até se transformar em borboleta e morrer) com o nosso tempo de vida (média de 80 anos?), podemos comparar nosso tempo de vida com a eternidade! Então, diante disso, vamos perder tempo sendo e fazendo o contrário de nosso propósito e ter uma vida fútil, sem graça e/ou vazia, ou vamos trabalhar pra sermos um motivo de alegrar as pessoas e principalmente a Deus?  #pararefletir

E... opa! Terceiro: As borboletas acabam fazendo o "mesmo serviço" que as abelhas?!?!! 
Você percebeu que cada uma teve a sua forma de realizar o mesmo trabalho? Percebeu também que ambas são essenciais pra natureza? Conosco, querido aprendiz, é a mesma coisa! Se você diz que alguém pode fazer algo que você faz e talvez até melhor que você, pode parar! Somos únicos, e mesmo que duas, cinco ou mil pessoas façam a mesma coisa, cada um faz de um jeitinho diferente, único e por isso, essencial! ;)

Por hoje, acho que fico por aqui. Já temos aí três pontos para refletirmos sobre nós mesmo. Amanha eu volto, e espero por você. E se quer saber, as últimas lições que consigo ver sobre borboletas e metamorfoses são ainda mais tops! 
Até amanhã ;)


Alice Leite

domingo, 6 de março de 2016

Confiar em Deus



  Olá pessoal, hoje vamos falar sobre confiar em Deus e pra começar gostaria que você refletisse sobre esse trecho de Gênesis:
Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça Gênesis 15:1-6 

O que é obedecer? 

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. João 14:15 
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Tiago 1:22 
Abraão tinha sobre ele a promessa de Deus, mas se analisar, perceberá que ele duvidou disso. Ouve momentos em que teve medo de sua morte, como quando foi ao Egito e pediu a sua mulher para dizer que era sua irmã com medo dos egípcios o manterem para possui-la. Ele também duvidou ai aceitar ter um filho com a escrava de sua mulher -pois achava que sua mulher Sara, não teria filho.

Obedecer a Deus se baseia em três itens:
-Aceitar
-Passo de fé
-Confiar

O que acontece se obedecermos a Deus?

Nos protegeremos;
Olharemos para Ele;
Viveremos o melhor dEle;
Veremos o impossível;
Faremos a vontade de Deus; 

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3  
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. Genesis 21.2 
E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Gênesis 21:6 
Você tem obedecido aquilo que Deus tem lhe ordenado? 
Mesmo com essas situações Deus pediu a Abraão uma prova de obediência e fé. Deus pediu o sacrifico do seu filho. Mesmo sendo o filho que ele mais queria, Abraão não exitou, e no último momento Deus poupou o seu filho.
"É melhor obedecer do que sacrificar."
Nunca duvide daquilo em que Deus lhe prometeu. Não tenha medo, acredite e persista.

Deus lhe abençoe.
Roberto Júnior

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O Homem Invisível

     E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí, - Lucas 3.25

       Não era a primeira vez que me deparava com a descrição da linhagem que veio de Jesus. No começo, sempre que me via diante de genealogias pensava em pular para o próximo capítulo. Afinal, genealogias são só registro de nomes que parecem não acabar. Era o que eu pensava. Mas estava enganada, era mais que isso. Todos esses nomes apontavam para duas coisas: que Jesus veio para ele e por meio deles, e que toda a história começou com o Pai e o Filho.

       Fui para a rodoviária da cidade com Matatias na mente, pensando: como eu não o tinha enxergado antes? Naquela noite eu tinha uma missão junto com a minha equipe: levar um sopão para moradores de rua no centro da cidade, o que para alguns seria a primeira refeição do dia. Atravessamos a avenida junto a pessoas que nunca vimos e nenhuma delas pareceu, de fato, olhar um rapaz que estava em um canto ali perto. Seu nome? Sua história?! Ele me fazia lembrar Matatias. Alguém que ninguém sabia quem era, mas que Deus desejou incluir em sua família. Alguém que talvez não tenha realizado nenhum grande feito, mas que estava ali na genealogia do próprio Cristo.

       Isso me fez pensar em quantas pessoas não abraçamos ou às quais viramos as costas porque não são aquilo que achamos precisar. Matatias me mostrou um amor que vê. Deus o viu e ele estava ali, numa linhagem de grandes homens e mulheres.

       Naquela noite, Davi - esse era o nome do rapaz de quem falei - reconciliou-se com Cristo. Havíamos assim, encontrado Matatias; alguém que Deus viu quando poucos conseguiam enxerga-lo.

       Sinta-se encorajado a promover pessoas, tira-las do anonimato. A amar sem condições ou preconceitos.



Autor Desconhecido
Aline Xavier

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Intimidade com o Senhor

Esses dias estava conversando com uns amigos sobre intimidade com Deus. E com as conversas, e também com o que tenho passado em minha vida ultimamente, percebi que não estou intima de Deus como deveria. Eu achei que estava, mas Deus me abriu os olhos pra que eu enxergasse que estava enganada quanto à minha intimidade com Ele. Sim, isso me deixou bastante triste.
E você? Realmente está intimo do Senhor?

O dicionário diz que intimidade é "qualidade de íntimo, familiaridade, amizade íntima" E se olharmos os dicionário de sinônimos, iremos achar estes sinônimos para intimidade: confiança, convívio, descontração, aconchego, tranquilidade, facilidade...

Então vamos refletir: Tenho mesmo sentido tudo isso em relação ao Senhor? Me sinto amigo íntimo dEle? Tenho tido confiança e convívio? Me sinto tranquilo com Ele e aconchegado nEle? Tenho descontração e facilidade em minha relação com Deus?

Quem é íntimo de alguém sabe o que o outro sente sem muito papo. Não é assim que acontece com seu melhor amigo?
Quem é íntimo de alguém quer conversar sempre e está a toda hora pensando em algo pra agradar.
Quem é íntimo de alguém, compartilha coisas da vida, até as roupas e a mesma cama!

Então, continuando em nossa reflexão... Será que tenho sentido o que Deus tem sentido? Tenho realmente estado tranquilo quanto ao que Ele pode fazer, do tipo, de me jogar de olhos fechados?

Talvez você diga: "Eu tenho sentido e entendido algumas coisas." Mas o Senhor é misericordioso e é possível que você esteja se esforçando. Mas repare melhor em sua relação diária com ele. Será que você não precisa fazer mais?

 Cara... Nós nos comovemos com a situação dos crestes perseguidos e missionários (será mesmo?), mas não choramos por isso.
Deveríamos chorar por isso, nos sentir mais conectados a eles por estar conectado com Deus.
Deveríamos nos importar mais com as pessoas da nossa escola/faculdade/trabalho/curso/condomínio/rua que as vezes brincam com meu nosso jeito e escolhas por sermos cristãos... Mas geralmente ficamos quietos, deixamos passar porque "não me sinto capaz de fazer isso" ou "tudo bem, eles não estão pegando pesado".

Acontece, meu amigo aprendiz, que se fossemos íntimos de Deus sentiriamos necessidade dessas coisas; de chorar e clamar por nossos irmãos perseguidos, ansiar que as pessoas a nossa voltam relamente tenham um encontro com Jesus, saberiamos como nos portar em situações como a que citei a cima. Sabe porque? Porque o Espirito de Deus responderia e agiria por nós, com liberdade.

O Espírito de Deus vive em você, mas você O sente transbordando, como algo que você nem tem controle? É o que deveria acontecer.
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.- Salmos 105:4
Só conseguiremos ser íntimos de Deus quando o buscarmos constantemente.
Que seja esse o nosso desejo: Ser amigo íntimo dEle; ter confiança e convívio com Ele;  estar tranquilo e aconchegado nEle; Ter descontração e facilidade em nossa relação com Ele!

Por onde começar? Com oração. Sempre! Separe um lugar quieto e que ninguém te atrapalhe e fale com sinceridade que precisa da ajuda dEle, que precisa da presença dEle, que quer ser íntimo dEle. Com toda a certeza do mundo: Ele não irá negar isso a você!
Vamos juntos nessa aprendizes!!
Alice Leite
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)