Search

Mostrando postagens com marcador bíblia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bíblia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Por mais Salmos 119.11 em nossa vida!

Olá Aprendizes!!!

Gostaria de compartilhar com vocês algo que Deus está ministrado nesse momento em meu coração.
Agora são 08h04 da manhã e não iria sossegar enquanto não escrevesse pra vocês!

Eu estava vindo pra faculdade lendo um livro. Gosto de ler livros que falem a respeito de Deus e que possam me edificar espiritualmente. Pois nesse livro, no capitulo que estava lendo hoje, falava sobre o poder da Palavra de Deus e o quanto ela é rica em falar sobre as promessas de salvação e vida eterna para aqueles que confessarem que Jesus é o Senhor e Salvador.

Bom, ao ler os versículos desse capitulo, me lembrei de uma visita missionária que eu e um grupo de jovens fizemos à uma unidade da Cristolândia. Ao chegarmos lá, ninguém sabia exatamente o que teríamos que fazer, nem mesmo a líder do grupo que tinha marcado a visita. Nós fomos apenas com a vontade de servir. Afinal de contas, do que adianta sermos aprendizes que só aprendem mas não colocam em prática essa aprendizagem?


Uma pessoa responsável pela unidade nos orientou em rápidas palavras como era feito o trabalho ali e disse que se estávamos lá, então que arregaçássemos as mangas e começássemos o trabalho. Uma pessoa pra dar uma reflexão evangelística para os moradores de rua que estavam ali e uma pessoa pra cantar e tocar. Apenas um de nós sabia tocar e cantar bem, então logo essa pessoa precisou pensar em músicas para aquele momento. Mas e sobre a Palavra? Qualquer um do grupo deveria estar pronto para falar, mas todos nos olhamos e ficamos naquela de "quem vai? eu não vou!" Ninguém disse isso, mas era possível ver nos olhares. O que aconteceu? Jogamos a responsabilidade nas costas da lider do grupo que tinha marcado a visita. Não por ela ser a lider, mas por ela ja vir dizendo que seu chamado é missionário.  Mesmo assim, essa tarefa também era um desafio pra ela, afinal, ser pega de surpresa e falar para pessoas apenas em uma oportunidade é algo novo até pra ela.

Ir a Cristolândia e passar por isso, ver que frases como "Você é a verdadeira missionária aqui.", "Tu não quer ser missionária, olha aí a oportunidade!" ou "É com você mesmo" que foram ditas pra lider do grupo, me mostraram como nós somos rasos! Como temos a facilidade de jogar a responsabilidade nas costas de um lider ou alguém que você considere "maior" de alguma forma.

NÃO! Nós todos temos essa responsabilidade de levar a Palavra de Deus, de levar esperança e salvação pra quem está a fim. Aqueles moradores de rua não forma forçados a estarem ali, estavam dispostos a ouvir. Quantas pessoas estão a nossa volta dispostas a ouvir e nós fugimos dizendo pra nós mesmos que "tem gente pra fazer isso e que pode fazer melhor". Precisamos acordar e nos preparar todos os dias! Um bombeiro está em constante treinamento porque nunca se sabe quando uma chamada vai acontecer.



Lendo o livro, vindo pra faculdade eu vi tantos versículos que poderiam ter sido ditos por mim mesma lá na Cristolândia, mas por falta de mais sede por Deus, por falta de me esforçar para ter a Palavra em meu coração, eu não lembrei desses versículos. Ainda que eu os conhecesse, eu não os tinha em mente. Como o Espirito vai me lembrar e me usar se eu não estudo e não decoro a Palavra?
Creio que todos nós precisamos levar mais a sério o versiculo de Salmos 119.11
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."
Não é  só para não pecar contra Deus, mas para estarmos prontos para sermos usados por Ele.
2 Timóteo 3.16 e 17
Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.
 A Palavra diz que precisamos maneja-la bem , ou seja, sabermos usa-la sem moderação e sem medo em qualquer hora e oportunidade! Tendo ela em mãos ou no coração e mente. Ou então ficaremos envergonhados. Se não como eu fiquei ao não ir falar, ou por alguém jogar algo na sua cara de forma que você não tenha o que dizer pra sustentar a fé que diz ter.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. -  2 Timóteo 2.15
 Em fim... Eu nem terminei de ler o capitulo que estava lendo. Eu comecei a memorizar pelo menos 3 versículos daqueles e propus em meu coração de guardá-los para que uma próxima vez eu os use, eu os saiba de cabeça para falar às pessoas. Esses foram os versículos:
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Romanos 10:9
 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - 2 Corintios 5.17
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.1 Coríntios 6:14 
Memorizar versículos, vai muito mais do sabê-los de có. É algo que pode não só ser libertador para as pessoas ao falar pra elas, como também pra nós que decoramos porque poderemos sempre repetir promessas maravilhosas que o Senhor tem pra nós. Podemos lembrar sempre que servimos a um Deus poderoso e que somos amados... Ter  guardado a Palavra de Deus faz toda a diferença na nossa vida e você só vai provar isso quando começar e guarda-la em seu coração.





Alice Leite

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dando Nitro ! - Estudo 1


E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. - Mateus 10.38
      Olá galera! Hoje é um dia de muita alegria pois está saindo do papel para as teclas do meu notebook a série que em Maio Deus colocou no meu coração. A Dando Nitro é um estudo pessoal do livro de Tiago, muito conhecido por ser um livro de exortação bem direto.  A cada semana vamos avançar passo a passo, degrau a degrau à um novo nível de maturidade cristã e de intimidade com o Amado de nossas almas. Será um desafio! Tanto para mim, que serei constrangida a mergulhar na sabedoria de Deus, quanto para vocês, que serão desafiados a não fechar os olhos para o que Deus irá mostrar em suas vidas. A minha pergunta é: Está pronto para acionar o nitro na caminhada com Deus?


      Eu realmente gostaria que vocês vencessem a preguiça e abrissem a Bíblia. O texto de hoje se encontra em Tiago 1.1-4. Existe algo mágico no manuseio da Palavra! Ame-a, pois ela é resultado do sangue de muitos irmãos e está bem aí na sua prateleira! Para os incapacitados de dispor de uma Bíblia no momento; eis aqui - mas resista a tentação de ler por aqui, vai que eu escrevi errado? Você tem que conferir! :
Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
Meus irmãos, tende grande gozo o passardes por várias provações;
Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e em nada deficientes. - Tiago 1.1-4

       Já disse à alguns amigos meus a seguinte frase: ''Existe um proposito lindo de Deus no sofrimento''. Mesmo que muitos não concordem, eu creio que Deus é justo e por isso o meu sofrimento tem a mesma intensidade que os seus tem para você. É algo que acredito e está muito ligado ao fato de Deus não nos dar mais do que podemos suportar. Mas indo direto ao texto...
       O começo de Tiago é comum as outras cartas do Novo Testamento. Ele começa saudando os cristãos judeus que haviam sido dispersos por causa da perseguição em Jerusalém. Então ele começa, obviamente, falando daquilo que mais devia afligir no momento o coração daqueles crentes. Imagino as diversas reações dos crentes ao ouvirem que deveriam ficar alegres com tudo aquilo. Mas não acho que tenham sido poucos os que entenderam o que o Espírito S. estava tentando dizer.
       A fé pode ser provada de vários meios e de formas distintas: Dificuldades financeiras, matrimoniais, conflitos de identidade e até de fé são só alguns exemplos. Mas também é uma provação de nossa fé quando precisamos acreditar que Deus vai ou quer realizar algo para nós ou através de nós. Por vezes isso é bem mais difícil do que passar por dificuldades pois nelas temos certeza que Cristo está conosco e tem o controle. Nessa porém, o que conta é a capacidade de descansarmos em nossa fé.
       Mas independente da forma que a fé é provada, quando esta é afirmada, gera perseverança! E é por isso que devemos ficar alegres! Quando conseguimos escolher confiar e crer a tal ponto que independa as circunstâncias, nossa fé é confirmada. Quando isso acontece, é como se ganhássemos um bônus de força! As circunstâncias não mudam mas a ideia de desistir, diminuir o ritmo ou desanimar fica fora de questão. Esse bônus é a perseverança ou paciência, que nada mais é do que os sentimentos de persistência e contentamento juntos.
       No v.4 ressalta, Tiago, que a perseverança deve ter ação completa. Isto é, não só na área em questão como em todo o restante da vida, para que sejamos íntegros, perfeitos e em nada deficientes!
       Por fim, as provações devem ser motivo de alegria para os crentes pois através delas é que nossos músculos espirituais crescem nos fazendo mais próximos e dependentes de Deus. Ainda que não seja desejo do homem levantar o peso das dificuldades, só assim a fé cresce. E Deus vai fazer de tudo para a sua fé crescer!
 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. - Hebreus 11:6
 Aliás, tenho que me lembrar de falar sobre fé por aqui...

É isso tudo pessoal!
- por enquanto -

Aline Xavier

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Tá na Bíblia: Jejum



''Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.'' - Mateus 4.1-11

      E aí galera! No início da semana coloquei aqui no blog umas frases sobre jejum. Acontece que fazendo meu momento com Deus me deparei com essa passagem de Mateus e comecei a pensar mais sobre isso. Estou estudando sobre disciplinas espirituais e a importância delas e não pude evitar: vou aproveitar o embalo!

      O propósito do jejum é enfraquecer a carne para o espirito e a carne se ligarem em Deus.
       Jesus foi levado pelo Espírito Santo para, depois de jejuar, ser tentado. Jesus foi jejuar para começar seu ministério, estava se santificando. Se Jesus que era Jesus, antes de cumprir o ministério que Deus o tinha dado, jejuou; quem sou eu para não o fazer?

        As vezes Deus permite umas coisas estranhas. A tentação de Jesus foi algo bem estranho, por exemplo. Jesus estava se dedicando e ao fim do jejum mais perfeito do mundo, Deus o permitiu ser tentado. Não é estranho? Mas é que foi para a honra e glória dEle.

         Jesus humanamente, estava psicologicamente inclinado e provavelmente fraco, e é aí que a glória de Deus se "esconde" no jejum. Somos capazes de fazer coisas que humanamente seria óbvio que não poderíamos, logo, a glória é de Deus. Jesus, como homem, não rejeitaria comida, mas Ele é Deus e tinha diminuído durante 40 dias a sua carne. Seu espírito estava forte.

          Algumas pessoas se enganam achando que para Jesus tudo era muito fácil porque Ele é Deus. Se esquecem que Jesus era 100% Deus mas também era 100% homem. Ele tinha vontade de fazer TUDO, como nós, inclusive pecar. O fato dEle nunca ter cedido as tentações que o fez apto para quitar nossa dívida com o Pai. Adão antes de pecar também era puro e ligado diretamente a Deus. Jesus sabia que a essência do querer de Adão estava nele e por isso NUNCA baixou a guarda e constantemente buscava o Senhor. Jesus orava por horas, jejuava e estudava a bíblia, Não porque Ele não era Deus, mas sim porque Ele também era homem. 

       Para honra e glória de Deus e vergonha  do diabo, Jesus não só rejeitou a comida como a glória usando só a parte do Velho testamento da bíblia! E foi assim que Jesus chegou chegando no seu ministério! O legal é que Deus depois enviou anjos para suprir as suas necessidades físicas e quando ressuscitado, foi-lhe restituída a gloria que merece. O Pai lhe deu um nome que é sobre todo nome e diante do qual todo joelho se dobrará. E não só os reinos da Terra mas todo o domínio e poder são dEle!

Aline Xavier

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Trocando as Lentes




    Hora de abrir a Bíblia! Salmos 73. Vamos lá galera, façam um esforço, peguem a Bíblia, tirem a teia, coloquem os óculos e mãos à obra!

      No Salmo 73 há muitas perguntas explicitas e implícitas nas exclamações do salmista. Ele declara como há prosperidade no caminho dos ímpios e abundância. Estes questionamentos não estão em Eclesiastes que é um livro de questionamentos, elas estão num livro de louvores. Então, quer dizer que de alguma forma, esse sofrimento, esse descompasso, que fazem parte de um processo como um todo que é permitido pelo próprio Deus, é uma adoração.  Nesses momentos, as vezes, é onde existe adoração em espírito e em verdade. Deus envia e permite essas situações. 

        Um filósofo (que não sei como se escreve o nome, portanto não vou citar) fala que o ser humano quando experimenta a realidade tem um estranhamento que faz surgir uma ânsia. Ele, o salmista, concentra a visão, no nível daqui, terreno, e então como nós, se concentra no que está ruim. Quando estamos fragilizados, olhamos e chega um momento em que não aguentamos. 

         No verso 13, pela primeira vez, ele pensa não só no ímpio.
Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. - Salmos 73.13
Ele fala que foi inútil lavar as mãos. Diante da dor, de tudo dar errado em sua vida, ele tenta entender o porquê daquilo tudo. No texto então fala: "Achei uma tarefa muito difícil para mim."
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; - Salmos 73.16
         Com o tempo nosso coração constroem fortalezas em volta de nós mesmos, baseadas em nossas certezas e auto-suficiência. Deus então , na sua grande misericórdia permite e envia situações para quebrar essas malditas fortalezas. Por essa razão, Deus nos permite passar pela visão particular e exclusiva do ímpio. E por um desdobramento psicológico pensamos sobre nós e quando não aguentamos mais e soltamos as cordas, acontece o desdobramento mais lindo, que é transformado em numa bela e verdadeira adoração.       
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. - Salmos 73.17
          Depois de entender e experimentar Deus, olhamos novamente para os ímpios, mas com as lentes trocadas. Por isso muitas vezes não adianta alertar alguém a respeito de sua visão. A pessoa precisa experimentar com Deus e aprender dEle. Então ouvimos as mesmas coisas, mas ja passamos da fase de ter inveja e o mundo fica diferente. No versiculo 21 ele olha novamente para si com essas novas lentes dadas por Deus.
Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. - Salmos 73.21,22
         Qual é o problema da nossa vida? Temos conflitos internos, duvidas, problemas... Quando Deus expõe nossas fragilidades ao nosso coração, é para nos aperfeiçoarmos nEle e tomarmos consciência dela. Depois o salmista se auto analisa. Liberto das fortalezas e reconhecendo os seus erros ele enxerga Deus. Só aí. Ele olha pra trás e vê que mesmo naqueles momentos Deus estava com ele. Consegue entender o porquê de tudo. Ele consegue ver o que realmente é importante. Era Deus e não as coisas materiais. Ele descobre que o seu verdadeiro problema eram os seus valores.

      É importante passar por situações difíceis porque vemos quem sustenta a nossa vida; descobrimos o que é importante para então contarmos que agora sabemos o que é ter Deus, ter vida e paz. 

Aline Xavier

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Figurante Que Ninguém Reparou



"E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna"
 - João 4:1-14

         A Bíblia é cheia de referências e metáforas sobre construções. Não é por acaso que também usamos a palavra construir em expressões como: " Estamos construindo um relacionamento". Sem contar com as analogias às vigas , base, alicerces e solo. E por que?
        Construção dá a ideia de empilhar, e mais ainda, passa a ideia de ordem e de permanência de algo sob algo. De alguma coisa vir antes para depois vir outra para se adquirir a forma que você quer.
       
         Nessa passagem de João, é comum falarmos da mulher samaritana mas queria te chamar atenção para um elemento discreto e importante da cena: o poço. Não é engraçado como detalhes da origem desse poço são dados?
         Jacó tinha vivido cerca de 2000 anos antes de Cristo, ele já tinha morrido há muito tempo mas uma obra dele continuava em uso e era benção! A pergunta é; Por quanto tempo você deseja que dure a obra das suas mãos? Quer coisa mais frustrante do que você acabar de fazer alguma coisa e ver que não serviu para nada?
         A única forma de nossas obras durarem para sempre é por meio da fé. A fé é como a água na construção civil. É básico! A única maneira de nossas obras durarem para sempre é construindo com bases espirituais.
         Queremos mudar o mundo, a nossa geração, mas temos vivido, temos com a nossa vida construído, obras, carreiras, relacionamentos que podem ser comparados a castelos de cartas. Que ao fim, contemplamos e sabemos que aquilo levou tempo, trabalho, perseverança e dedicação. E ficou bonito! Mas apesar de ter sido o trabalho da minha vida, a minha vida não foi transformada por ele. Aquele castelo não mudou a minha vida mas ela foi em função de construí-lo. E as pessoas podem ver e admirar o meu trabalho mas também não vai mudar a vida delas.
          E o pior: com um sopro tudo aquilo pode cair. E embora eu parta e não veja, a gente sabe que isso não vai demorar a acontecer porque a estrutura é frágil; são apenas cartas.
          Uma pergunta que pode revelar se você está construindo obras eternas é: O que você faz na sua vida hoje que exige fé?
          Você sabe o que a bíblia diz sobre isso né?
 "Mas o justo viverá pela fé" - Hebreus 10.38a


Aline Xavier

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bibliajando (continuação..)

Prontos para continuar a nossa viajem ?
            Bom dia! Falei que ia voltar ú.ú  rs. Vamos continuar então a nossa história?
        Roboão tinha pedido que a comissão do povo voltasse em três dias, nesse tempo,ele foi procurar os conselheiros do rei, que ainda eram os de seu pai, pois Salomão tinha acabado de morrer e seus conselheiros ainda estavam vivos. Isso era natural; bons reis procuravam conselhos, mesmo a última palavra sendo a deles. Roboão queria saber o que eles achavam: diminuir os impostos, sim ou não (v.6)? O conselho deles foi que sim. E ainda acrescentaram que essa seria uma decisão de grande "serviço" ao povo. Se o rei serve ao povo, o povo serve ao rei (v.7). Mas Roboão era muito "real" para servir ao povo. Essa humildade ele não tinha. Aliás, não o julguemos. É difícil pra você mostrar humildade não é? Os discípulos de Jesus também tiveram esse problema (Marcos 10.42-45). Eu também tenho esse problema.
         O conselho dos velhos foi bom, mas Roboão era mau. Ele não queria mesmo servir. Então foi procurar a sua turma. Serinho! Leia só o verso 8. Roboão foi se aconselhar "com os mancebos que haviam crescido com ele". Um bando de jovens , criados com todo tipo de coisas desnecessárias, eles com certeza teriam bons conselhos para dar ao rei. 
         A turma que tinha crescido com Roboão vivia no luxo. Hoje em dia seriam jovens que andariam por aí brigando por causa de moto,apostando em cavalos, comprando lugares em faculdades públicas, enfim, gente vazia e desocupada. Conselho desse tipo de gente tem cheiro de morte. O conselho que essa turma deu a Roboão foi que ele aumentasse ainda mais os impostos. E ainda puseram palavras em sua boca.
          Pronto! Uma guerra civil! Lembrando que Israel  era composto de 11 tribos. Roboão perdeu 10 tribos. Só ficaram duas com ele. Depois ele até tentou voltar atrás mas era tarde demais.
           Isso que da seguir conselho de gente errada! Então cuidado com a turma que você anda!
          

Aline Xavier

Créditos a Revista Você Adolescente

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bibliajando

           E aí galera! Faz um tempão que eu não apareço  por aqui não é? Todo mundo passa por um momento assim... Sabe como é, agente não aprende; é como diz lá em João: 5. 14. "Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior." só que agente não costuma dar muito ouvido. Mas isso é papo para outro post. Hoje eu vim falar sobre um cara que foi responsável por dividir uma  nação!
          Quem tem um amigo  recente na fé ou conhece um novo convertido sabe: pra eles, é difícil conhecer a bíblia como um todo. E é complicado mesmo pra quem não ouve as mesmas histórias de Moisés, da arca de Noé, do bom samaritano, da viúvinha e sua oferta, dos sete mergulhos de Namã, do filho pródigo, de Cain e Abel, de Sansão e de Davi e Golias desde criança conhecer bem as histórias mais faladas da bíblia. Pra gente, que já vai a igreja desde criança, conhecer essas histórias é tão natural quanto saber falar. Eu mesma não me lembro quando aprendi alguma, simplesmente sei. Pensando nisso resolvi dar um ajuda pra essa galera que nasceu a pouco tempo (em Cristo, claro) e de quebra dar uma força pra quem faltou muito as EBDs -#borapraEBD!. A cada post, um personagem;a cada capítulo, uma aventura!
          Hoje nós  vamos conhecer a história de um playboy dos tempos da Bíblia. Por ter sido, convenhamos, burro, esse cara fez com que o reino de Israel se dividisse. Se Israel sendo um só já era pequeno, imagine dividido. Como foi que ele conseguiu essa proeza ? Te convido a examinar o texto de 1Reis 12.
          O rei que aparece neste texto se chama Roboão (ou Reoboão). Quando seu pai Salomão morreu, Roboão foi feito sucessor do trono. A coroação foi em Siquém.
          Imagina a festa que se fez entre o povo. Mudança de governo, novas esperanças nascendo. O povo de Israel esperava por dias melhores. Roboão era uma promessa. O governo de seu pai, Salomão, havia sido famoso, exibira muito luxo. Foi seu pai quem construiu o lindíssimo Templo, obra que tinha sido hiper cara, feita de ouro e materiais importados. Obviamente, para financiar o palácio e a beleza do Templo, Salomão teve que aumentar os impostos. O povo aguentou, o rei era famoso, muito sábio e também já estava ficando velho. Muitos deviam pensar: "Quando morrer, seu filho vai assumir. Vamos bater um papo com ele pedindo a diminuição dos impostos...". Não era um povo tão rebelde assim não é  mesmo? Parece até razoável. E se não foi isso que pensaram, foi isso que fizeram quando Roboão assumiu o trono.
          Antes de continuar a história, quero que pense: vale a pena ter um carro do ano, se para isso é preciso passar fome? Vale a pena gastar os tubos pra ter uma blusa escrito o nome de uma marca que todo mundo tem? A sociedade de hoje é  nojenta de tão consumista. Tudo nos seduz a comprar coisas das quais não temos necessidade. Nossos país viveram sem metade das coisas temos hoje e nem por isso foram infelizes. Já dizia Sócrates: "Eis aí uma porção de coisas sem as quais posso viver"
         Peça a Deus que lhe dê  sabedoria para desprezar as coisas inúteis! Luxo tem um preço, e alto. Que o o diga o diga o povo Israel nos dias dê Salomão e Roboão!
         Uns dias pois da coroação uma comissão do povo foi conversar com Roboão pedindo a diminuição dos impostos. Mas todo mundo sabe que reduzir impostos é bom pra população mas péssimo para o governo, pois significa menos dinheiro entrando. Por isso todo governo tenta ganhar tempo e foi isso que Roboão fez. Pediu que voltassem em três dias (v.5). Será que os tais dias melhores estavam chegando? O povo esperou pra ver.
           O post já está muito grande, então amanhã a gente vê o que aconteceu. Mas já sabe, se a curiosidade bater, é só abrir em 1Reis!

Créditos a Revista Você Adolescente
    Até amanhã galera!
Aline Xavier
para ler a continuação clique aqui
          

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Alimente Seu Coração Com a Palavra de Deus

"Que coisa feia o AB parar de postar assim do nada! A equipe já conversou sobre isso e mesmo assim o tempo entre uma postagem e outra é de milênios! Isso não pode!"

   É galera, sabemos que estamos vacilando. O próprio Deus tem nos incomodado quanto a isso e o mais triste é que não estamos falhando só com vocês; pior, estamos falhando com O Bombeiro! Por isso, o post de hoje é sobre nossa lição de casa!
   Nós aqui do AB não podemos passar nada pra vocês sem que antes, o assunto tenha falado aos nossos corações. Nossa divisa é justamente essa; "Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4:16). Não podemos chegar aqui e postar alguma coisa só porque é bonitinho e possivelmente sirva pra vocês. Então se não temos postado é porque não estamos fazendo a lição de casa: estudar a Palavra. Isso é uma coisa muito séria!
   Não que deixamos de orar e ler a Bíblia, mas não temos feito isso de coração e ouvidos abertos para escutar o que o Senhor quer passar para nós e assim repassarmos pra vocês. Com certeza a falta de tempo que todos da equipe estamos tendo também influência se estamos postando ou não, mas a questão de estamos constantemente estudando (mais do que apenas lendo) a Bíblia ou não, é de grande participação aqui.
    Na sexta passada, o Senhor me incomodou. Me lembrou o quanto tem sentido falta de ter minha companhia (e com certeza a dos outros também), de me ver lendo as passagens bíblicas e anotando o que Ele me faz entender delas, das músicas que escolho para louvá-lo... Porque se eu não fizer isso, Ele não pode me encher dEle, então não poderá me usar como peço em orações e, logo, não poderei escrever frases e textos ou criar artes para o AB. Se eu interromper a fonte, todo o resto irá secar! 
   Algo muito importante que Aline disse também me veio em mente: "Depois que já experimentamos uma porção de Deus e permitimos que tenhamos uma porção menor cada vez mais ao invés de aumentá-la gradativamente, para voltarmos a porção inicial, será muito mais complicado!" Não sei se vocês conseguem entender, mas em todo o caso, entendam isso: A busca em conhecer a Deus não pode parar, nem diminuir de intensidade e é recomendável que não fique na mesma, mas sempre evoluir. A cada dia, a busca pela aprendizagem com o Mestre precisa aumentar! 
   Mas e você aprendiz? Também tem passado por esse momento de recaída? Admita que tem errado (se esse for o seu caso), mas não admita pra mim, fale para o Senhor e comece de novo, mesmo que seja difícil agora, mas do que da última vez que se lembre, e não deixe se esvaziar do Espirito de Deus. Se somos Aprendizes de Bombeiro precisamos fazer a lição de casa. Estudar a bíblia, discutir sobre ela com pessoas que te ajudem a crescer espiritualmente, cantar de corpo e alma as músicas de adoração a Deus...  
    O que quero dizer é: Se somos Aprendizes de Bombeiro (e não de qualquer bombeiro; dO Bombeiro) é porque queremos fazer parte desse Corpo e participar das missões de resgate e salvamento. Então pensem: Vamos conseguir sem treinar e estudar??

PS: Não dependa só do AB para ler à Bíblia ou se alimentar de alguma palavra edificante. Busque por você mesmo. O blog (e todas as outras redes sociais do AB) serão apenas complemento, certo? ;P
   Alice Leite



sábado, 13 de julho de 2013

Dose Diária

   E ai aprendizes! Eu sei que estou mega atrasada aqui, faz tempo que não posto, mas não é por falta de assunto. Nunca me esqueço daqui e sempre anoto alguma coisa para escrever e agora estou cheia de anotações! Haha E eu mesma sinto falta de ver coisas novas por aqui, não gosto de deixar o blog desatualizado. Todas da equipe estamos bem atarefadas, mas com certeza não esquecemos de vocês, o Senhor mesmo nos lembra -pelo menos a mim lembra- que temos um compromisso aqui. Pois então aqui está uma reflexão pra hoje: Dose Diária
   É importante que eu ou as outras meninas venhamos aqui e postemos alguma coisa. É importante que você como aprendiz, venha no blog ou no twitter, pagina do face ou instagram do AB pra aprender e reaprender alguma coisa. É importante também que você vá á igreja, nas atividades que ela oferece, aos cultos...  Mas é muito mais importante que você não dependa só dessas coisas. Todos os dias é dia de buscar a Deus sozinho(a), só você e Ele.
   É assim: Todos os dias nós pecamos, não há como fugir disso (há como evitar ao máximo, claro), mas infelizmente somos pecadores e quando pecamos nosso espírito fica doente -pior ainda se não confessarmos a Deus os pecados daquele dia, como arrependimento verdadeiro. É preciso buscar ao Senhor, passar um momento de conversa com Ele, de leitura da Palavra para que tomemos nossa dose diária e assim o nosso espírito fique mais forte. Mal falando, é bom que fiquemos viciados em Deus e nas suas coisas.
   Nenhuma pessoa aguenta uma semana inteira só com o que "recebeu" um dia ou dois. É preciso renovar todos os dias nossa vida com Deus, assim como fazemos ao nos alimentar (mais de uma vez por dia) todos os dias, assim como tomamos banho e escovamos os dentes ou respiramos! Essa dose diária da Palavra de Deus, de ter um momento com Ele é importante! Quanto menos fazemos, mais nos afastamos dEle e ficamos vulneráveis a pecar, a praticar aquele hábito "inofensivo", mas que desagrada a Deus.
    A lição de hoje -e de todos os dias ao acordar- aprendizes, é reconhecer que somos pecadores e essa é uma doença terrível que só o Senhor Jesus Cristo e o Espirito Santo de Deus pode curar e por isso precisamos buscar a dose necessária, se deixar ser tratado e não parar o tratamento nunca!
   A dose diária não é obtida aqui no AB ou na igreja que você frequenta, são apenas adicionais. A dose diária é obtida na sua intimidade com Deus.

Alice Leite

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Quem sou eu?

 Ei galera, quase fim de ano já. Estamos no último mês do ano de 2012, na contagem regressiva para o próximo ano, muitos de nós nos preparando para a faculdade, novo emprego, férias etc.
 Essa semana foi a minha formatura do ensino médio e pra dizer a verdade a ficha ainda não caiu literalmente. Ainda não me dei conta totalmente do que estou deixando pra trás, do que estou vivendo e do caminho que vou escolher percorrer. Mas nos últimos tempos eu venho pensado muito sobre o assunto e Deus vem me acalmando e me mostrando como devo seguir, por isso a ideia do post.

 Quando em determinado momento das nossas vidas chegamos a um ponto aonde somos pressionados tudo parece uma interminável confusão. E em algumas situações ficamos tão aflitos que nos isolamos até mesmo da igreja. Deus não quer nos ver aflitos, antes de qualquer coisa precisamos descobrir quem somos.
  E esse post não é só em relação a estudos, ou somente preso ao ensino médio, a faixa etária não importa se tratando do momento onde passamos pela a chamada "crise de identidade". Emprego novo, demissão, término de um relacionamento, conclusão na faculdade. É natural, quando concluímos uma grande etapa da nossa vida, nossa tendência e buscar imediatamente uma nova etapa. Mas tudo precisa ser feito com cuidado, porque muitas vezes confundimos, nova etapa com qualquer nova coisa.



 O que eu estou querendo dizer, é que antes de se aventurar por qualquer coisa, nós temos que nos conhecer e saber assim quem somos. Como anda sua vida espiritual? E o sua frequência na Igreja? Quanto tempo faz que você não lê a Palavra realmente? Já pararam pra pensar que nos preocupamos tanto com a nossa vida mundana e esquecemos de nos preocupar com a nossa vida espiritual e assim nossa vida eterna?

                                            " ...Não apenas por quem sou
                                                  Mas porque Tu és fiel
                                                  Nem por tudo o que eu faça
                                                  Mas por tudo o que Tu és..."

 Não precisamos nos desesperar, nos atropelar. Pensem em curso que gostariam de fazer e a muito não tinham tempo, em coisas que gostem de fazer e que agradem ao Senhor, procurem ajudar em suas igrejas. Seja prestativo, encontre sua identidade em Deus. Viva tranquilo, quando você menos esperar Deus vai te mostrar o caminho certo, não que estejamos livres de errar, de fazer a escolha errada. Mas quando sabemos quem somos conseguimos nos equilibrar e continuar de pé, no caminho.
                                                             "...E ainda escutas quando eu chamo
                                                   Me sustentas quando eu clamo
                                                   Me dizendo quem eu sou
                                                              Eu sou Teu."
 Nós somos de Deus, e apenas dEle, somos seus filhos, suas ovelhas. Deus fala em nossos corações e nos mostra o caminho a seguir. Então galera, vamos buscar crescer ainda mais com Deus, ficar totalmente íntimos do Senhor e assim extinguir qualquer aflição e dúvida existentes. Deus é o caminho.

" Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."   (Isaías 43:2)
" Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas." (2 Samuel 22:3)
" Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."  (João 14:6)
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."  (Salmos 119:105)

                                                                                                                                              Fatima Amaral


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eu Dependo de Deus?

 Tem horas e dias e tempos que a gente acaba esquecendo do quanto precisamos de Deus. As coisas parecem que estão indo muito bem, mas ai você percebe que não e entra em desespero... Pois é, isso não pode acontecer! Essa de precisar passar por apertos e dificuldades para então, lembrar de pedir um help pra Deus... Sendo curta e grossa: Acho isso ridículo e egoísta de nossa parte! Admito, eu, infelizmente, ainda faço isso e, felizmente, com menos frequência.

  Essa semana aconteceram algumas coisas que eu me permiti me afastar de Deus. Eu continuava orando e tudo, mas não com aquela vontade, sabe? (a rotina, a triste rotina religiosa) Até que o Espírito Santo me incomodou de uma maneira que eu peguei a bíblia  o meu celular (as músicas que falam ao meu coração estão nele), o manancial e os livros que estou lendo para meu crescimento espiritual. Fiz o meu momento com Deus.  Se eu não o fizesse me sentiria muito pior do que estava ficando, tenho certeza.
  Então, finalmente quero dizer o que o Senhor me disse:
"Não há porque o medo, o receio, a preocupação..."
  Já sabemos disso, mas será mesmo que estamos entregando tudo a Ele? Se estamos, então porque ainda nos sentimos sem saída em nossos problemas? Podemos até nos sentir assim, mas sem desespero, afinal o Deus do impossível já está providenciando o exit para que fique piscando na hora certa!


    Foi muito legal: Eu orei e pedi pra que o Senhor falasse comigo. Eu estava disposta a escutá-lo. Abri o manancial e os versículos indicados para ler foi claramente resposta para o que eu perguntei a semana toda!
" Bem aventurado o que espera" (Deuteronômio 12:12)
"Entrega o teu caminho ao Senhor" (Salmos 37: 5)
"Credes que posso fazer isso?" (Mateus 9:28)
Dependência de Deus! Será que somos "homens de pouca fé"?  "Nunca é tarde demais para Deus tratar em triunfo com os trágicos fatos da nossa vida, se forem trazidos a Ele em plena sujeição e confiança. [...] Nós temos um Deus que se deleita nos impossíveis. Nada é difícil demais para Ele" _Sunday School Times e Andrew Murray

Alice Leite

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Lições da montanha...



   Foi no fim de semana passado que eu subi o Monte com o GT (Grupo de Trabalho) de Oração para orar (óóh sério Alice? rsrs) Podemos -e devemos- orar e convidarmos a presença de Deus em qualquer lugar e a todo momento, mas subir o monte, por várias vezes, é mostrado na bíblia que "la em cima" você consegue ter um momento especial. Deus sempre chamou seus servos como Abraão, Moisés e Elias para o monte a fim de conversar e ensinar algo a eles. Jesus mesmo subia ao monte para orar. Não sei explicar exatamente a importância de subir o monte, mas é uma experiência realmente muito gostosa, é como se você pudesse tocar o céu por estar la no alto. 

  Foram apenas quatro comigo, e la em cima, nós cinco oramos, cantamos e sentimos um renovo inexplicável. Eu precisava daquele momento. Eu pensei em tirar altas fotos, mas quer saber galera?  Não tem foto que possa expressar o que sentimos naquele dia. Nem mesmo tudo o que estou escrevendo aqui vai chegar perto de todo o sentimento que é possível sentir... Não é porque foi 'lá em cima, no monte', isso poderia ser em qualquer outro lugar porque, creio eu, que sua intimidade com Deus depende do quanto você quer buscá-lO e não onde você o faz, a diferença é que naquela sexta-feira decidimos terminar a semana e buscá-lO no alto, fisicamente, no 'mais próximo do céu'. 

   Separar um tempo só para conversar com Deus, para sentir e entender mais o que é "o íntimo"... Subir ao monte e estar face a face com o Senhor... Perder a noção do tempo... "Experimentar um pouco da eternidade", ver o quanto Deus é lindo e tudo o que ele fez também o é! .... Existe momento melhor? E quando você desce o monte, tudo parece diferente... Você brilha, quer distribuir tudo o que você recebeu, quer contar, não consegue ficar parado... Estar na Presença de Deus não é só lá em cima, mas é de la que você tem 0,0001% da visão dEle. É la que você está longe de tudo e de todos. É só você, Deus e toda a Glória dEle...

  Porque você não separa um tempo para subir o monte? E não precisa ser uma montanha de verdade, o monte pode ser um logar que você esteja realmente longe de tudo, imune a qualquer telefonema, músicas que possam te dispersar... Procure ter um a sós com Deus, é impossível você se arrepender! Você se sente renovado e pronto para enfrentar o resto do dia, do mês ou do ano... Vale a pena! #ficaadica ;p

Alice Leite

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jejum + Leitura Bíblica

 Como a Alice já falou, fazemos parte do G.T de comunicação da nossa Igreja, e como o Congresso "KDVC adorador?" já está na porta (Começa amanhã, 24/08 e tem continuação nos dias 25 e 26 também) nós nos propusemos a orar de um jeito mais intenso do que estávamos fazendo, todos nós do grupo ficamos combinados de que durante todo o dia de hoje ficaríamos em jejum e leríamos a Bíblia de 1 em 1h, orando pela nossa juventude e principalmente pelo KD



 Resolvi fazer um post sobre esse assunto, porque imagino que ele seja a dúvida de vários cristãos, novos convertidos assim como era a minha. Então vamos lá!

Do que se trata o Jejum?

 Ao contrário do que é pensado pela maioria, jejum não é somente de comida, ou simplesmente deixar de comer, também não se prende só à noite e nem a determinado tempo. Para fazermos um jejum, primeiro temos que ter um propósito e leva-lo até Deus, assim o jejum seria mais um meio de mostrar o seu “sacrifício” diante dEle. Por exemplo, nós estamos orando em favor do nosso Congresso, e o meu jejum foi de duas coisas que eu quase nunca deixo de fazer e que fazem parte do meu dia a dia. Me privei de músicas seculares e de doces, pode até parecer que não é muita coisa, e que um dia não é lá um “sacrifício”, mas é justamente o contrário, Deus dá valor a cada atitude que você toma por Ele, no meu caso, que gosto bastante de ouvir música e comer algum doce foi sim complicado, por serem coisas que fazemos no cotidiano sem ao menos perceber. 
 O que estou tentando dizer é que um jejum é um trato íntimo seu com Deus, terão vezes que assim como nós, será uma coisa grupal, mas isso não te priva de se propor a um quando sentir em seu coração que deve faze-lo. Começe por pequenas coisas, um detalhe ou outro e com o tempo pode ir aumentando o tempo do jejum, a quantidade de coisas e assim também irá adquirir mais confiança e intimidade com o Senhor, fechado!?


 Passamos então para a próximo item do nosso combinado Leitura Bíblica!

 Bom é um assunto um tanto complicado, eu tinha muita dificuldade em pegar a Bíblia e ler como se fosse um livro normal (Lia dois, três livros por semana e a bíblia não, sábado e domingo e muito mal).
Um dos motivos que eu não fazia, mas não o único era o fato da linguagem da bíblia ser um tanto complicada de se entender, uma boa saída para isso é vocês adquirirem uma com a linguagem mais fácil, no meu caso eu ganhei da já conhecida de vocês Alice.

Que tal pesquisar isso hoje mesmo e não perder mais tempo? ;D

O que fizemos hoje foi ler um versículo da Bíblia em 1 em 1h, confesso que achei que seria complicado devido a estar o dia inteiro fora de casa, mas até que conseguir ler direitinho. O legal de ler de vez em quando a Bíblia aleatoriamente é que você descobre alguma passagens realmente inspiradoras, vou colocar algumas aqui:

“Filhos, escutem o que seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos.
Provérbios 4: 1-2.

“Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Ma os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças, Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.”
Isaías 40: 29-30-31.

“Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz.”
João 12: 36.

 É sempre bom ler a palavra de Deus, e a cada leitura nós aprendemos mais e nos tornamos um só com o nosso Senhor.

 “Felizes são os que ouvem a palavra do Senhor e a guardam!”
Lucas 11: 28.

 E por hoje é só galera, eu e a Alice estamos lendo juntas o livro de Atos, se quiserem ler também e comentar com a gente sobre, estamos ai! Boa leitura irmãozinhos! (=

                                                                                                                                  
  Fatima Amaral.
                                                                                                                               



"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)