Search

Mostrando postagens com marcador propósito. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador propósito. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de março de 2019

O que estou (estamos) fazendo?

Lindo papel de parede para o seu celular. ♥  Aproveite e siga a pasta para ficar sabendo das próximas atualizações.  #wallpaper #cell #phone #apple #android #iphone #papeldeparede
"Na verdade, Davi, no seu tempo, cumpriu os planos de Deus em sua geração. Depois adormeceu, foi sepultado ao lado dos seus antepassados e seu corpo se decompôs." - Atos 13.36
Esse foi um dos versículos de uma devocional com o titulo de "Impactando uma Geração" que estou lendo. É uma devocional de uma semana, cada dia um pequeno texto e um versículo sobre o tema. No dia de hoje, a devocional me lembrou o meu pai. Ele sim marcou uma geração. Não sei se marcou a geração dele, mas marcou a minha. Eu, minhas amigas, os meninos que são da minha idade... Sei que se parar pra perguntar qual a importância do meu pai na vida deles, eu vou ouvir coisas lindas! -Como ouvi na época em que estava de luto pela morte dele.

E o que mais me lembrei durante a leitura, especialmente do versículo de Atos 13.36, foi que eu pai, alguns meses antes de morrer, amava cantar e repetir a canção, ouvir e dedilhá-la no violão quase todos os dias "Deus vai cumprir os seus planos em mim, Deus vai fazer o que lhe apraz. Sou pequeno e falho mas Ele é Deus, Ele só faz o melhor pelos seus". E além disso, ele passou a ter umas conversas bem esquisitas sobre o tempo que passaria comigo... É como se ele soubesse que em breve iria morrer -pensar isso agora é um pouco assustador... o que deveria estar passando pela cabeça dele? Mas...- Ele dizia que só pedia a Deus que não levasse ele sem antes deixar as coisas encaminhadas pra mim e minha irmã. Que gostaria de ver os netinhos dele, mas que se preocupava primeiro com que eu e minha irmã fossemos capazes de cuidar de nós mesmas.

Em fim... Eu fiquei pensando em como meu pai era de fato a personificação de Jesus na minha vida! Eu me sentia protegida, tinha um amigo que me ouvia mesmo que não fosse dos melhores em dar conselhos... Eu me sentia querida e especial com meu pai. Eu amava os abraços dele e o tempo que tocavamos e cantávamos juntos. Ele me ensinou a lutar no mundo espiritual quando tivesse pesadelos com demônios. Ele me ensinou a responsabilidade de ser chamada filha de Deus e a importância da fé no mundo espiritual. Meu ai era meu discipulador/mentor! Eu vi a minha família passando dificuldades financeiras, mas ele, em todo o tempo estava presente, dizendo que tudo ia ficar bem porque Deus era com a gente, e no final tudo ficava bem mesmo. Socorro de alguma parte chegava e era impressionante! Lembro dele me ensinar a não deixar passar uma só vez sem agradecer por alguma vitória ou conquista que Deus nos deu. Fosse a casa própria ela qual sempre orávamos para ter desde que me entendia por gente, ou fosse um dia sol quando a previsão era pra chuva. Ah, eu poderia escrever tanto, mas tanto mais a respeito do que ele me ensinou com ou sem palavras...

Meu pai definitivamente me impactou com sua coragem e fé que eram resultado da intimidade que tinha com Deus.  E eu sei que ele impactou minha geração. Dois anos depois de sua partida, eu ainda estava ouvindo testemunhos de pessoas que eram agradecidas pela vida do meu pai.

E... o que eu estou fazendo? Correndo atrás do meu próprio sonho? Gastando horas na frente de um computador satisfazendo um prazer meu com videos de pessoas famosas ou assistindo filmes e séries que no máximo ensinam valores que podem ser aprendidos diretamente com o próprio Deus? Estou preocupada se estou bonita o suficiente na foto ou se sou boa o bastante pra alguém? O que estou fazendo pra ser alguém que mesmo depois de ir embora vai deixar saudade? Não por talentos, mas pela pequena parte de mim que vai ficar em cada vida... Porque a parte do meu pai que há dentro de mim me dói por saber que é só uma parte, porque ele não está mais aqui! Mas essa parte que fica me lembra, mesmo que de tempos em tempos, que ele sim cumpriu sua missão em terra estrangeira e voltou pra Casa com honra, com recepção de boas vindas e tudo! Ele não perdeu tempo, não se distraiu em missão, ele fez o que tinha que fazer.

Então... o que eu estou fazendo? Não colocamos o versículo de At 13.36 na lápide do meu pai, mas certamente caberia pra ele.

O que estou fazendo para merecer um reconhecimento como o de Davi, assim, ao final da vida terrena? O que estou fazendo pra marcar vidas de tal maneira que elas se sintam inspiradas mesmo quando eu não estiver lá para incentiva-las?

sábado, 1 de outubro de 2016

As Atribuições do Chamado

Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, em minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja (COLOSSENSES 1:24). 

Consideramos nossa própria consagração espiritual e tentamos torná-la um chamado de Deus, mas, quando nos acertamos com Ele, o Senhor varre tudo isso para o lado. Em seguida, Ele nos dá uma dor tremenda e impressionante a fim de ligar a nossa atenção a algo com que nunca sonhamos que poderia ser o Seu chamado para nós. E assim, num momento radiante, percebemos o Seu propósito, e exclamamos: “...eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaias 6:8). 


Resultado de imagem para eu tenho um chamado missões

Este chamado nada tem a ver com a santificação pessoal, mas com o objetivo de ser “pão partido” e “vinho derramado”. No entanto, Deus nunca poderá tomar-nos vinho se resistirmos ao Seu toque quando Ele nos vier esmagar. Dizemos: “Ah, se Deus usasse os próprios dedos e me transformasse em “pão partido” e “vinho derramado” de um modo especial, então não contestaria”. Mas quando Ele usa alguém de quem não gostamos, ou um conjunto de circunstâncias em relação às quais afirmamos que jamais nos submeteriamos, e movimenta tudo isso para nos esmagar, então nos opomos. Contudo, jamais devemos escolher o lugar do nosso próprio martírio. Se formos transformados em vinho, teremos de ser esmagados --- você não pode beber uvas. As uvas se transformam em vinho quando espremidas. 

Pergunto-me: que tipo de dedos Deus tem usado para espremer sua Vida? E será que você tem sido tão duro quanto uma bolinha de gude? Se você ainda nao está maduro, se Deus o tivesse espremido de alguma forma, o vinho obtido seria consideravelmente amargo. Ser uma pessoa santa significa que os elementos da nossa Vida natural experimentam a presença de Deus ao serem providencialmente partidos em Seu coração. Temos de estar bem ajustados a Deus e ter plena concordância com Ele, antes que possamos ser o “pão partido” em Suas mãos. Permaneça em Deus e permita que Ele faça o que lhe apraz. Você descobrirá que Ele está produzindo um tipo de pão e vinho que beneficiará Seus outros filhos.

Desconhecido

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Por mais Salmos 119.11 em nossa vida!

Olá Aprendizes!!!

Gostaria de compartilhar com vocês algo que Deus está ministrado nesse momento em meu coração.
Agora são 08h04 da manhã e não iria sossegar enquanto não escrevesse pra vocês!

Eu estava vindo pra faculdade lendo um livro. Gosto de ler livros que falem a respeito de Deus e que possam me edificar espiritualmente. Pois nesse livro, no capitulo que estava lendo hoje, falava sobre o poder da Palavra de Deus e o quanto ela é rica em falar sobre as promessas de salvação e vida eterna para aqueles que confessarem que Jesus é o Senhor e Salvador.

Bom, ao ler os versículos desse capitulo, me lembrei de uma visita missionária que eu e um grupo de jovens fizemos à uma unidade da Cristolândia. Ao chegarmos lá, ninguém sabia exatamente o que teríamos que fazer, nem mesmo a líder do grupo que tinha marcado a visita. Nós fomos apenas com a vontade de servir. Afinal de contas, do que adianta sermos aprendizes que só aprendem mas não colocam em prática essa aprendizagem?


Uma pessoa responsável pela unidade nos orientou em rápidas palavras como era feito o trabalho ali e disse que se estávamos lá, então que arregaçássemos as mangas e começássemos o trabalho. Uma pessoa pra dar uma reflexão evangelística para os moradores de rua que estavam ali e uma pessoa pra cantar e tocar. Apenas um de nós sabia tocar e cantar bem, então logo essa pessoa precisou pensar em músicas para aquele momento. Mas e sobre a Palavra? Qualquer um do grupo deveria estar pronto para falar, mas todos nos olhamos e ficamos naquela de "quem vai? eu não vou!" Ninguém disse isso, mas era possível ver nos olhares. O que aconteceu? Jogamos a responsabilidade nas costas da lider do grupo que tinha marcado a visita. Não por ela ser a lider, mas por ela ja vir dizendo que seu chamado é missionário.  Mesmo assim, essa tarefa também era um desafio pra ela, afinal, ser pega de surpresa e falar para pessoas apenas em uma oportunidade é algo novo até pra ela.

Ir a Cristolândia e passar por isso, ver que frases como "Você é a verdadeira missionária aqui.", "Tu não quer ser missionária, olha aí a oportunidade!" ou "É com você mesmo" que foram ditas pra lider do grupo, me mostraram como nós somos rasos! Como temos a facilidade de jogar a responsabilidade nas costas de um lider ou alguém que você considere "maior" de alguma forma.

NÃO! Nós todos temos essa responsabilidade de levar a Palavra de Deus, de levar esperança e salvação pra quem está a fim. Aqueles moradores de rua não forma forçados a estarem ali, estavam dispostos a ouvir. Quantas pessoas estão a nossa volta dispostas a ouvir e nós fugimos dizendo pra nós mesmos que "tem gente pra fazer isso e que pode fazer melhor". Precisamos acordar e nos preparar todos os dias! Um bombeiro está em constante treinamento porque nunca se sabe quando uma chamada vai acontecer.



Lendo o livro, vindo pra faculdade eu vi tantos versículos que poderiam ter sido ditos por mim mesma lá na Cristolândia, mas por falta de mais sede por Deus, por falta de me esforçar para ter a Palavra em meu coração, eu não lembrei desses versículos. Ainda que eu os conhecesse, eu não os tinha em mente. Como o Espirito vai me lembrar e me usar se eu não estudo e não decoro a Palavra?
Creio que todos nós precisamos levar mais a sério o versiculo de Salmos 119.11
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."
Não é  só para não pecar contra Deus, mas para estarmos prontos para sermos usados por Ele.
2 Timóteo 3.16 e 17
Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.
 A Palavra diz que precisamos maneja-la bem , ou seja, sabermos usa-la sem moderação e sem medo em qualquer hora e oportunidade! Tendo ela em mãos ou no coração e mente. Ou então ficaremos envergonhados. Se não como eu fiquei ao não ir falar, ou por alguém jogar algo na sua cara de forma que você não tenha o que dizer pra sustentar a fé que diz ter.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. -  2 Timóteo 2.15
 Em fim... Eu nem terminei de ler o capitulo que estava lendo. Eu comecei a memorizar pelo menos 3 versículos daqueles e propus em meu coração de guardá-los para que uma próxima vez eu os use, eu os saiba de cabeça para falar às pessoas. Esses foram os versículos:
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Romanos 10:9
 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - 2 Corintios 5.17
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.1 Coríntios 6:14 
Memorizar versículos, vai muito mais do sabê-los de có. É algo que pode não só ser libertador para as pessoas ao falar pra elas, como também pra nós que decoramos porque poderemos sempre repetir promessas maravilhosas que o Senhor tem pra nós. Podemos lembrar sempre que servimos a um Deus poderoso e que somos amados... Ter  guardado a Palavra de Deus faz toda a diferença na nossa vida e você só vai provar isso quando começar e guarda-la em seu coração.





Alice Leite

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Temos que conhecer a Deus? Por que?

E ai meus queridos aprendizes, eu estava conversando umas semanas atras com um grupo de adolescentes que ajudo a discipular. Acho que o tema trabalhado com eles vale muito pra nós, aqui também. As perguntas que gerou o estudo foi : Temos que conhecer a Deus? Por que?
Bom, a primeira coisa que veio em minha mente foi a fala de Jó, depois de todo o sofrimento que Ele passou:
“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” -Jó 42.5
E aí eu faço outra pergunta: Você conhece a Deus só pelo que sempre ouviu ou o conhece como algo mais íntimo, por ter percebido e experimentado por você mesmo?
Perguntei a eles porque é importante que conheçamos a Deus e uma das meninas falou muito bem “a gente precisa colocar tudo nas mãos de Deus, e como a gente vai confiar em quem a gente não conhece?” 
Aproveito a fala dela pra ressaltar uma coisa muito importante!!!
👉🏾 Quando não conseguimos estar descansados em Deus, quando estamos sempre incomodados com algo ou insatisfeitos... É porque não colocamos tudo nas mãos de Deus, e pra isso, talvez precisemos conhecer muito mais a Deus!!! De forma pessoal porque...
1) Precisamos atualizar nosso conhecimento sobre Deus. Ponto! Nós sempre teremos algo novo a aprender sobre Ele. Ele é um ser eterno, nós levaremos a eternidade toda conhecendo Ele, então aqui na Terra, muito mais devemos fazer isso!!!
2) Porque é bíblico:
“Vamos nos dedicar mais e mais ao SENHOR!” – Oseis 6.3a
uma outra versão diz
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo.” - Oséias 6:3a
Conhecer a Deus é algo que nunca terminaremos de fazer. E acredite, pode ser muito divertido a cada mês por exemplo, conhecer uma característica nova de Deus de forma pessoal. 😅
3) Porque as dificuldades, tristezas, o que é dito nas escolas, nos filmes e pela maioria dos artistas ... distorcem o conhecimento que tivermos de Deus, se for pouco, se for só pelo o que “você sempre ouviu ou aprendeu”. Quando a gente conhece de forma pessoal a Deus, nada que o mundo tente distorcer vai conseguir nos enganar. Porque vamos saber quem é Deus pra nós por ter experimentado por nós mesmo! Mas se não fizer isso, facilmente iremos concordar com o que disserem lá fora. Ou então, não vamos saber responder quando perguntarem “Porque Deus é isso? Porque Deus é assim? Porque Deus faz isso ou não faz aquilo?”
4) E precisamos conhecer a Deus de forma pessoal porque a gente nunca vai onde nosso conhecimento sobre Ele não for! Então, tipo... Se você conhece Deus só como Senhor... Vc sempre verá como alguém que manda e que você tem que obedecer! Se você conhece Deus só como “amor”, mas não sabe a profundidade desse amor, vai achar que qualquer amor que possa ter ou receber de alguém, mesmo de seus pais, pode substituir o amor dEle.
Nós temos que descobrir quem Deus é!! E eu ressaltei isso pra eles, pro grupo de adolescentes: Nós precisamos conhecer Deus!! Porque se você consegue vê-lO como seu melhor amigo máster chef por exemplo... Imagina só onde você pode chegar!!! Pode te tornar num(a) cozinheiro(a) das melhores com segredos que Ele contou só pra você! Ou se conseguir vê-lo como um sorriso? De boa, quando é que você vai estar triste por muito tempo com um sorriso Eterno e Poderoso desse??
Estão conseguindo captar? O que quero dizer pra vocês e o que disse pra eles é: Deus pode ser, e é muito mais do que o que nós ouvimos falar, e quanto mais cedo começarmos a descobrir em nossa vida, como Ele se apresenta pra nós... mais perto dEle estaremos. Mais saberemos lidar com as situações da vida, e mais estaremos no caminho certo pra santificação. Mais estaremos nos tornando uma pessoa ideal pra alguém... Mais estaremos agradando a Ele!
Eu ainda deixei um desafio pra eles e deixo pra vocês também: Analise as situações da sua vida. Como Deus tem te protegido, ajudado, amparado? Como Ele tem falado com você? Procure ver a partir de uma experiência sua de vida, quem Deus é pra você. 
Ja sabemos que Ele é Tudo, Eterno, Senhor, Salvador, Maravilhoso, EU SOU, Criador, Pai... mas de forma especial, quem Ele é pra você, e porque? Descubra! Este é o desafio. ;)

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Qual é a sua priori?



Oi aprendizes!!
Hoje quero deixar um pouco do que tenho refletido sobre a seguinte pergunta:

Qual é a minha prioridade?

É super importante responder pra si mesmo e tomar uma atitude diante da resposta que tiver de si mesmo!

É claro né gente, que queremos fazer coisas e ter coisas. Nós temos sonhos! Isso não é erado; muito menos lutar por eles. Mas acontece que... vocês sabem, os planos de Deus são maiores que os nossos! O que Ele na verdade planejou pra nós é muito melhor pra nós mesmos do que o que a gente planeja.
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." -  Jeremias 29:11
"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam." - 1 Coríntios 2:9
Então não vamos perder nada se abrirmos mão de colocar a vontade de Deus como prioridade e não a nossa.
E olha, a nossa vontade pode ser qualquer coisa:
-O que mais fica na sua cabeça, por mais tempo, é a sua prioridade.
-O que mais te faz feliz, queima dentro de você e de move, é a sua prioridade.
-O que você vive planejando, vive pesquisando, vive falando, vive sonhando, te faz falta.... isso é sua prioridade.

Existe o ditado que fala “a boca fala do que o coração está cheio” não é? Isso prova também o que é nossa prioridade: exatamente do que o nosso coração está cheio!

E então, qual tem sua sua prioridade? Ela tem a ver com Deus? Tem a ver com o que Ele espera de você?

Cara, eu sei. Acredite, sério mesmo, eu sei  como é difícil escolher fazer a vontade de Deus, como é difícil manter Ele no lugar de prioridade em minha vida. Como é complicado pensar mais dEle do que em um garoto ou em um sonho que tenho, ou em comida... kkkk
A nossa carne pede pra não termos Deus e as coisas dEle como 1º lugar em nossa vida, mas a gente não pode ceder! Quando não estamos com o Pai em 1º lugar, estamos alimentando a nossa carne e sabemos que alimentar a carne não é uma boa ideia no final das contas, certo?
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." - Mateus 26:41
Temos que vigiar gente!!! Estar acordados, atentos! Quando Cristo voltar, Deus irá nos perguntar o que fizemos com tudo o que sempre dissemos saber sobre Ele!! O que você vai poder responder?
"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo." - Marcos 13:33
A gente sabe que a prioridade tem que ser Ele. Então vamos tentar... Vamos tentar não, vamos decidir lutar contra a nossa vontade e fazer a vontade dAquele que sabemos que tem o melhor pra nós, e que nos ama!
Nós não somos daqui e ja que não somos daqui, então por que vamos ter como prioridade as coisas daqui? Se quer saber, tudo que é daqui, inclusive ações, não poderão ser levadas ou revividas na eternidade com Deus. Eu prefiro focar em ter e fazer tudo que me servirá quando estiver frente a frente com o Pai.

#pararefletir
Alice Leite

terça-feira, 5 de abril de 2016

[Parte 2] "Eu ja sei sobre metamorfose" Será que sabe mesmo?

Fala comigo aprendizes!! gostaria de pedir para que vocês compartilhem esses dois textos (de ontem e de hoje) para quem você acredita que precisa saber sobre essas coisas. Nosso trabalho é sempre compartilhar o que temos aprendido de Deus e nos edificarmos uns aos outros.
"Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo." - 1 Tessalonicenses 5:11
É por isso que eu, a Aline e o Junior escrevemos aqui! xP


Mas... vamos continuar falando das borboletas... Sabe outra coisa que é bem curioso sobre elas? Pelo fato de serem sensíveis a mudanças ecológicas, suas vidas ajudam a indicar aos cientistas a saúde atual do ecossistema -o que no final das contas é importante pra nós! Outra coisa é que "antes do inverno, a frágil borboleta monarca (uma das milhares de espécies que existem) realmente migra até 3218,7 km, formando grandes colônias no México e em partes da Califórnia. Elas vão para o norte e leste quando a primavera chega, colocando seus ovos ao longo do caminho antes de morrer. Apesar de borboletas fazerem essa viagem apenas uma só vez, elas magicamente sabem para onde ir".

Pára tudo! Qual é galera, será que sou apenas eu ou vocês também percebem? Temos muito a aprender com a borboleta. Além do que ja mencionei no post anterior parte 1, agora tem mais essa! Elas ajudam a indicar a saúde do ecossistema!! Será que nós podemos ajudar a indicar a saúde espiritual e emocional das pessoas? Quero dizer, por causa do Espirito Santo que habita em nós, temos a capacidade de tratar até sem perceber, do interior das pessoas. O quanto estamos tratando é que vai indicar a saúde espiritual e emocional do grupo que nos cerca, entende? Nós somos responsável por ela. 

E outra! Essa borboleta monarca nunca fez uma viajem, mas por saber sua responsabilidade na natureza, ela faz tal viagem, seguindo apenas o "relógio biológico, ou instinto" dela. Eu gosto de chamar de "seguir o direcionamento de Deus". Elas viajam por uma distância enorme meio que sem saber pra onde estão indo, apenas obedecem à direção que Deus dá, ou o instinto, chamem como quiser.  Porque eu digo que é a mão de Deus aí?
"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" - Mateus 6:26
Nós, mais do que qualquer outra criação, somo quem Deus realmente quer guiar e cuidar. Ele nos chama a obedecê-lo e bater nossas asas em direção exatamente pra onde não sabemos a fim de cumprir mais um propósito nosso, que independente de como você vai cumprir, (o propósito) é de salvar vidas que irão crescer e salvar ("gerar") outras vidas. No caso dessa borboleta, é o de deixar ovos para novas lagartas se transformarem em borboletas, "gerar" vida. Conseguiu acompanhar o raciocínio?

Outra coisa que legal de pensar é a respeito é das cores brilhantes das borboletas que afastam alguns potenciais predadores, sugerindo mau gosto ou veneno. Até isso podemos tirar uma lição, vejam só: A lagarta passa uma transformação que pra ela é lenta e silenciosa, apenas ela e ela.... Essa parte pode se comparar á uma fase ruim, dolorida e difícil que possamos passar. Mas é exatamente essas circunstâncias que nos provoca mudanças, crescimento, maturidade! Mas quando essa fase de pupa acaba (o período do casulo e transformação da borboleta), ela sai linda, com asas coloridas, cada uma com um jeito diferente, mas todas realmente lindas! De todos os tamanhos e cores e formas... Assim somos nós também ao sairmos de uma fase que parecia nunca acabar! Ao nos apoiarmos e confiarmos no Senhor durante esse período, ao sairmos, estaremos vibrantes, renovados, cada um com um aprendizado e experiência diferente com Deus e essa mudança em nós, essas cores vibrantes não só mostrará a gloria e beleza de Deus em nossa vida, como também irá afastar nossos "potenciais predadores" que pode ser qualquer coisa que queira te afastar da presença de Deus. Afinal, com sua metamorfose completa, estará sugerindo que nada pode contra você,  e não pode mesmo!
 "Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? -Romanos 8.31
"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti."Salmos 91:7 

Um fato é: A mudança é bem visível e impressionante entre o antes e depois da metamorfose de tal modo que não há como negar seu acontecimentoNão parece que de uma lagarta que antes destruía as plantas se transforma em borboleta e passa a ajudar na polonização das flores. E não é só evidente a transformação da lagarta para a borboleta como de qualquer outro animal que passa por uma metamorfose, como por exemplo o girino que se transforma em sapo, mudando até de hábitos e habitat! 

Quando passamos a viver com Cristo e nos permitimos passar por uma metamorfose, para gerar maturidade em nós, a mudança será sempre visível!
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" - Mateus 7:16
Será nossas atitudes que mostrarão se realmente passamos por uma renovação de mente, por uma transformação ao ponto de mudarmos nossos hábitos e "habitat". não que tenhamos que mostrar pra alguém que mudamos, não é isso! Mas é inevitável. Ainda que você não mostre, ainda que você apenas faça o que foi criado por Deus pra fazer, as pessoas perceberão! 

Se você pode dizer que ja passou uma metamorfose em sua vida, quais hábitos precisou mudar? quais são os novos que tem tido? Realmente estão fazendo com que Deus se agrade ao te ver realizá-los? Se não pode dizer que passou por uma, quais hábitos precisa mudar? Comece por ai a sua metamorfose: mudando seus hábitos! 
E o habitat, ou seja, lugares que frequentamos? Eles tem sido lugares que o Senhor te levaria ou também precisam ser mudados?
"Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus!" - Salmos 42.1
"Eu, porém, tenho por felicidade estar na presença de Deus. Em ti, Eterno Deus, deposito minha plena confiança, para proclamar todas as tuas obras!" - Salmos 73.28
Que cada um de nós vivamos nossas vidas pra cumprir o que Deus sonhou pra nós, fazendo isso, não estaremos desperdiçando nossa vida, estaremos agradando a Ele e com certeza estaremos impactando outras vidas! 
Essa é a lição de hoje (e continuação da de ontem): Que vivamos quantas metamorfoses forem precisas em nossa vida. Vamos aprender com a borboletinha que não vive pra sí, mas para cumprimento de algo maior!

Ps1: Que possamos também provocar um efeito borboleta, um caos para o reino das trevas! Se estivermos batendo nossas asas, depois de nossa real metamorfose, vivendo pra Deus e pelo Reino, seja onde estivermos, com certeza, isso provocará um furacão em algum lugar (no mundo espiritual). E neste caso, tudo bem, estaremos participando de uma revolução do bem, do Amor!  Mas isso é papo para outro post! ;)

Ps2: Olha AQUI uma postagem da nossa página tudo a ver com esse assunto. Aproveita e curte a gente lá!
Beijos e abraços,
Alice Leite

segunda-feira, 4 de abril de 2016

[Parte 1] "Eu ja sei sobre metamorfose" Será que sabe mesmo?

Senti no coração de falar sobre metamorfose. Sim, pode ser um tema que você provavelmente ja ouviu muitas vezes e até pode estar pensando "o que pode ser dito de novo?" Bom, eu gostaria que estivesse com o coração aberto, porque afinal, ainda que você ja saiba sobre esse tema, creio que pode ser edificante relembrar e quem sabe enxergar o mesmo ponto, mas de um novo ângulo?!
Serei breve ;) Apenas dividi o post em duas partes! hahaha

Mas espero que acompanhe, pois há muito o que aprender com a borboleta, mais do que eu mesma pensava!




Para se tornar borboleta, a lagarta precisa passar por uma transformação em sua estrutura.  E o interessante é que ela se prepara intencionalmente para isso. A transformação dela desde o momento que deixa de ser ovo e vira uma lagarta e depois fica em seu casulo, leva cerca de 1 mês e 14 dias. Depois que sai do casulo, já como borboleta, vive apenas por 2 meses. 


Nós precisamos, intencionalmente nos preparar para passar por uma transformação. Essa transformação pode ser entendida como a mudança de vida que passamos a ter depois que decidimos caminhar com Jesus,
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."- 2 Coríntios 5.17
como também a mudança de corpo que nos é prometido quando formos morar na eternidade! E neste caso, significa viver para a glória de Deus!
“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta."- 1Coríntios 15:51

Porem, nesses 2 meses de vida adulta (depois da transformação, é importante ressaltar isso), a borboleta passa a viver e fazer coisas que como lagarta não poderia fazer! Ela se liberta, descobre um outro plano de vista já que antes, ela via apenas na visão do chão ou da superfície que rastejava. Agora, como borboleta, ela "vê de cima", tem uma visão ampla, sente a liberdade de voar. Enquanto está nesta fase adulta, a borboleta também proporciona prazer à quem a observa voar, ela faz parte da composição da beleza da natureza, mas não só isso! Na verdade, nesse período, está trabalhando. Sim, a borboleta está fazendo exatamente o que ela foi criada pra fazer: Levar pólen de uma flor para outra, assim como as abelhas fazem, mas detalhe importante: As borboletas, por serem leves, podem retirar o pólen de flores mais frágeis, coisa que as abelhas não podem fazer do mesmo jeito. A polinização permite reproduzir plantas através da produção de sementes. Ou seja, por causa desse trabalho, a beleza continua a existir na natureza, pois novas plantas... sementes... estarão nascendo. 

Agora vamos pensar em como isso tem a ver conosco! 
Primeiro: A borboleta é a fase adulta da lagarta, e isso só acontece depois dela passar por uma longa e silenciosa transformação. Pra nós pode não parecer muito o tempo que ela fica no casulo (14 dias) mas em comparação ao tempo que ela usufrui de suas asas, é meio mês a menos que poderia estar viva curtindo da natureza! 
Nós precisamos crescer em nossa vida com Deus. 
"Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino." - 1 Coríntios 13.11

Porque quando passamos pra fase de amadurecimento espiritual, vivemos coisas novas, passamos a perceber coisas sobre determinadas situações que antes, não percebíamos... Nós alcançamos um outro nível que modifica diretamente nossa vida no cotidiano, ao ponto de com ela, proporcionar beleza, vida, amor, alegria para as pessoas a nossa volta. Isso mesmo, passamos a fazer parte da beleza dos planos de Deus e recebermos suas bênçãos como recompensa! 
“Peço que Deus abra a mente de vocês ...para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo." - Efésios 1.18
Segundo: A borboleta (assim como toda criação de Deus, exceto os homens) fazem durante toda a sua vida, exatamente o que foram criadas pra fazer! Elas voam, cooperam na polinização.... Cara, ela está trabalhando enquanto nós sorrimos ao vê-la cruzando nosso caminho no meio da cidade! Ela está trabalhando fazendo com que novas flores existam, flores essas que nós também apreciamos, antes que o tempo curto de 2 meses delas acabem. E nós como seres humanos? Será que temos feito exatamente o que Deus nos criou pra fazer, ou seja, temos cumprido nosso propósito? 

Se liga!
“Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas”. - Tiago 1.18 
“Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.” - Efésios 1.5 
O Pai nos ama de mais, ele tem prazer em nos ver fazendo o que Ele nos criou pra fazer. Enquanto estivermos focados nisso, em cumprir nosso propósito, Ele estará vendo essa beleza e sem que a gente perceba, outras pessoas também verão. Isso que é mostrar a glória de Deus com a nossa vida!
Acredite ou não, nossa vida aqui na Terra é tão curta quanto a da borboleta! Assim como podemos comparar 3 meses e 14 dias (tempo de vida da lagarta até se transformar em borboleta e morrer) com o nosso tempo de vida (média de 80 anos?), podemos comparar nosso tempo de vida com a eternidade! Então, diante disso, vamos perder tempo sendo e fazendo o contrário de nosso propósito e ter uma vida fútil, sem graça e/ou vazia, ou vamos trabalhar pra sermos um motivo de alegrar as pessoas e principalmente a Deus?  #pararefletir

E... opa! Terceiro: As borboletas acabam fazendo o "mesmo serviço" que as abelhas?!?!! 
Você percebeu que cada uma teve a sua forma de realizar o mesmo trabalho? Percebeu também que ambas são essenciais pra natureza? Conosco, querido aprendiz, é a mesma coisa! Se você diz que alguém pode fazer algo que você faz e talvez até melhor que você, pode parar! Somos únicos, e mesmo que duas, cinco ou mil pessoas façam a mesma coisa, cada um faz de um jeitinho diferente, único e por isso, essencial! ;)

Por hoje, acho que fico por aqui. Já temos aí três pontos para refletirmos sobre nós mesmo. Amanha eu volto, e espero por você. E se quer saber, as últimas lições que consigo ver sobre borboletas e metamorfoses são ainda mais tops! 
Até amanhã ;)


Alice Leite

quinta-feira, 17 de março de 2016

Quando um namoro não é apenas um namoro

Olá pessoal, você sabia que viver uma vida baseada na ansiedade é viver em uma corda bamba?
 E com uma geração moderna vemos isso acontecer ate mesmo nos namoros (ansiedade por começar a namorar, ansiedade, pressa pra ter a pessoa...). Se nas gerações passadas é possível ver falhas em alguns relacionamentos, quanto mais agora que a velocidade tem sido presente na vida de tantos!
A idade para se começar a namorar diminuiu, não estatisticamente, mas mentalmente. Pessoas cada vez mais novas querem alguém, uma companhia. Talvez por carência (e muitas das vezes por isso memso), mas também por modismo e pressão de outros.
Ir com calma e principalmente de acordo com os planos de Deus é a arma principal contra essa ansiedade.
Porém, o que quero deixar enfatizado aqui são aqueles que já estão em um relacionamento e esperam que tudo vá bem nesse relacionamento -afinal, mais do que começar bem, é permanecer bem até "que a morte os separe".

Se você namora ou não, mas pretende namorar, observe as entrelinhas nesta pergunta: 
O que o seu namoro representa ou representará aqui na terra?
“Deus não une pessoas,ele une propósitos.”




Qual o propósito do seu relacionamento? Por que você está namorando ou quer namorar? Respondendo essa pergunta você encontra um foco para a sua relação - e esperamos que seja um foco realmente direcionado por Deus, não apenas sentimentais.
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31)
 “Deus esta interessado na jornada,e não somente no destino.”
Faça do seu relacionamento como culto a Deus.
Algumas dicas para desenvolver esse culto:
  • Limitem e controlem o contato físico, isso os ajudara a evitar desejos sensuais.
  • Não se isolem durante o namoro. Sejam abertos para conhecer e fazer novas amizades.
  • Deem prioridade para as coisas espirituais. Estudem a bíblia e orem juntos.
  • Cultivem uma relação espiritual saudável que incentive o crescimento dos dois.
  • Orem juntos, pedindo que Deus abençoe seu namoro e seu futuro casamento.
  • Peçam sempre a vontade de Deus no seu namoro
Casal que ora junto permanece junto.

Entenda que o seu namoro não é apenas para o seu prazer, mas uma forma de somar dons e abençoar as outras pessoas e adorar a Deus. Coloque Deus no seu relacionamento e Ele guiará os seus passos.
Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. (1 João 5:3)
Deus abençoe você, seus sentimentos, seu (futuro) relacionamento, e que a cada dia, você escolha viver pra glória de Deus.
Até a próxima, aprendizes!!

Roberto Júnior

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Impacto de Carnaval 2016

Impactando vidas no Rio de Janeiro

E aí aprendizes do meu coração!! Seus lindos e abençoados por Deus, sejam bem vindos mais uma vez!!

Hoje eu trago um pouquinho do que nós da Equipe AB fizemos no período de carnaval e aproveitamos pra indicar o projeto pra vocês participarem no próximo ano com a gente: Participamos do Impacto de Carnaval que é um projeto de evangelístico no período de carnaval que ja acontece à 20 anos. Os impactantes saem às ruas durante as madrugadas desse feriado para espalhar a boa nova que a verdadeira alegria vem de Cristo e não de festas como esta.

Nós da equipe AB e mais outros 300 impactantes (mais ou menos) passamos 3 noites e 4 dias evangelizando, orando e vivenciando coisas maravilhosas que Deus estava fazendo através de nós. Sem rótulos, sem denominações... Eramos apenas um, servindo a um só Deus! Realmente foi muito gostoso conhecer outras pessoas com o mesmo propósito que o seu, experimentar a completa dependência no Senhor e ao mesmo tempo ser tocados por Deus de alguma forma. 

Participar de projetos assim é bom primeiramente porque é o ide que Jesus deixou para nós, mas também é bom porque você passa a ter os olhos abertos pra situações que antes você só ouvia falar e por isso, não sabe a profundidade ou seriedade daquilo. Participar de projetos assim é bom porque você volta pra casa uma outra pessoa, querendo aplicar tudo o que aprendeu.... De fato é impactante até pra nós que nos disponibilizamos para impactar outras vidas. E não podia ser diferente! O versículo 16 do capitulo 4 de 1 Timoteo (final de nosso texto base) diz exatamente sobre isso:

Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4.16) 
O que fizemos nesses dias de carnaval foi exatamente o que propomos com o Aprendiz de Bombeiro: Se ja fomos resgatados e entramos pro corpo do Bombeiro, então temos a responsabilidade de voltar lá onde estão todas aquelas outras pessoas, sufocando, perdidas, no escuro e/ou iludidas e resgata-las também.  O bonito é saber que algumas pessoas que participam desse projeto, foram resgatadas no ano anterior!! 

Da uma olhadinha nesse link, é um vídeo resumo do Impacto de Carnaval 2016, assim você vai ter um gostinho do que é!


Agora aprendiz, eu convido você a se juntar ao corpo e participar dessa força resgate! Vamos com tudo porque o tempo está acabando e cada vida conta, e o Reino precisa de você!!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.

Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos." (1 Timóteo 4: 12-15) 

Alice Leite 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Missão, Chamado e Dom


Fala comigo meus queridos aprendizes e irmãozinhos em Cristo!! Quem lembra do post quando falamos sobre Jonas e a fuga dele da missão que Deus lhe tinha dado? Relembramos que não tem como e nem porque fazermos isso, que na verdade é um privilégio ser escolhido por Deus pra realizar uma obra. Pois bem, no final, também prometi que falaríamos em um outro post, um pouco mais sobre chamado, missão e dom. E aqui está o post (e a propósito, me desculpe pela demora). Vamos nessa?!

Durante muito tempo eu fiquei confusa até entender a diferença entre chamado, missão e dom e acredito que muitos ainda tem essa duvida. Mas vou te contar que é mais simples do que imaginamos!

Primeiro vamos falar de Missão. Todos nós temos uma missão, uma não, A missão. A mesma missão! Nossa missão é a de levar a mensagem de salvação, levar as boas novas, "pregar o evangelho a toda criatura"  e então, através dessa mensagem, vidas sejam resgatadas para Cristo. Como dito no último post, essa missão foi deixada pelo próprio Jesus e está escrito em Macos 16.15:

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. -Marcos 16.15

Essa é a missão. Muitos gostam de dizer a famosa frase de um filme "Missão dada é missão cumprida!" Será que nós que fazemos parte do corpo de Cristo temos pego este lema? É importante que queiramos mesmo obedecer a esta ordem porque faz parte do nosso processo como ser humano de descoberta sobre nós mesmos. Cumprir esse ide, essa missão, faz parte de nossa essência! Ta aí mais um motivo pelo qual não podemos fugir desta missão e de nosso chamado. Por falar em chamado, vamos entender o que é isso?

Chamado: É como nós cumprimos a nossa missão.Todos nós também fomos chamados. O que nós usamos para cumpri-lo é simples: os dons e talentos. Chamado e ministério estão bem próximos, mas há uma linha que os separa um pouquinho. Se você é como eu e precisa de exemplo cotidianos para entender as coisas, aqui vai: 

Tem pessoas que são chamadas para cantar. Elas levam a mensagem de Cristo através do louvor, nas notas musicais, da melodia. Ela cumpri a missão com o que ela sabe fazer bem.

Existem pessoas que sabem lidar super bem com crianças ou idosos, então Deus as chama para cuidar de crianças na igreja, visitando orfanatos, sendo professores de primário ou pediatras, enfermeiros em asilos... Eles cumprem a missão cuidando destes e através do cuidado ou do ensino, demonstram o amor que Deus tem pelas pessoas, e nas oportunidades que encontra, fala de Jesus.

Jonas foi chamado para sera profeta. Ele sabia falar e transmitir a mensagem de Deus e profetas precisavam saber falar com o povo na cara e na coragem.

Davi foi chamado para ser líder. Ele foi líder de ovelhas e depois de toda uma nação e exército. Ele era bom em estratégias de guerrilha e liderança, e nessa posição, ele levava o povo a adorar a Deus.

Maria foi chamada para ser mãe do Messias. Ela tinha a habilidade de não se vangloriar, de se submeter e fazer tudo com alegria. Com seu dom de servir, ela serviu toda uma humanidade cuidando do Salvador do Mundo até que chegasse o tempo de ministério dele e hoje pudéssemos ser salvos.

Eu sou chamada para cuidar. Gosto de cuidar das pessoas e posso fazer isso escrevendo, ouvindo, fazendo pequenos agrados... Porque sou boa nessas coisas.

Cara, são tantas, mas tantas, mas tantas coisas diferentes que sabemos e podemos fazer pra cumprir nosso chamado!!! Se você reparou, eu e uma pediatra cuidamos de pessoas, mas repare só que nossos dons , ou seja, nossa forma de cumprir o mesmo chamado é diferente!

Como saber então qual o seu dom? Basta pensar: O que mais gosto de fazer? O que tenho facilidade pra fazer? O que faria sempre sem querer nada em troca, só por prazer? A resposta a essas perguntas é o seu talento!! Mas se o Espirito Santo te dá unção pra exercer esse talento de uma forma mais natural ainda, então podemos dizer que essa seu talento , também é um dom.

Esqueminha pra descomplicar:

TALENTO + UNÇÃO = DOM
TALENTO - UNÇÃO = HABILIDADE

Então minha gente, temos que pensar sobre essas coisas para que possamos servir a Cristo da melhor maneira e agradá-lO.
Você sabe quais são suas habilidades? Todos temos várias!! u.u Mas uma delas, Deus te dá unção pra executar com maestria para a glória dEle, você sabe qual é o seu talento;habilidade que também é o seu dom? Então descubra, meu amigo, minha amiga!!! É com o seus talentos e principalmente com seu dom que você entende qual o seu chamado e aí o Senhor pode te usar de maneira surreal! Sendo usado por Deus para cumprir seu chamado com seus dons e talentos, você estará cumprindo a missão do Ide!

Quem quer ser um Aprendiz nota 10? Então fica a lição de casa: Perguntar ao Senhor e entender dEle, qual o seu dom e seu  chamado.
E quando estiver certo de quais são, vai com tudo irmão(ã)!!

Alice Leite

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Esperar é Caminhar!


    Quando alcançamos o entendimento que "Esperar em Deus" é bem diferente de "esperar alguém em Deus" é porque estamos prontos pra começar uma caminhada com o olhar voltado para a Cruz e passarmos a buscar a Deus porque amamos a Ele e não porque esperamos algo dEle...
    Então paramos de olhar para as mãos de Deus pra ver o que ele tem a nos oferecer e olhamos para sua face para adora-lo porque ele é merecedor de toda nossa adoração e gratidão.
    Se aquilo que queremos tanto pode atrapalhar a chegada de um nível de intimidade mais profundo com Deus, é tempo de abrirmos mão da nossa vontade para fazermos a vontade daquele que merece o nosso amor e obediência.
    Esperar em Deus, é primeiramente reconhecer quando não estamos prontos pra receber aquilo que tanto almejamos... "Como o sábio Joshua Harris diz: A coisa certa no tempo errado é a coisa errada".
    Precisamos olhar para Cristo e depositar toda nossa esperança e todo nosso amor nEle, só quando chegarmos nesse nível de confiança e maturidade estaremos prontos pra receber o melhor dele pra nós !
Cíntia Priscila Rosa

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estamos fugindo?

E ai Aprendizes do maior Bombeiro que ja existiu e vai existir!!!


A reflexão de hoje é sobre a história de

Jonas. Com certeza você ja ouviu falar de um profeta que escolheu desobedecer a Deus. Deus havia mandado que Jonas falasse ao povo de Níniver que Ele destruiria aquele povo se continuassem tão perversos e pecadores. Deus queria dar mais uma chance do povo se endireitar, mas o que foi que Jonas fez? Quis ele mesmo julgar se o povo merecia ou não ser salvo.


Jonas achava que os ninivitas eram tão ruins que não mereciam perdão. "Como assim, logo eu tenho que ir lá falar pra eles se arrependerem? E pior, eu não vou chegar nem no final do recado e ja serei preso e morto!" Jonas pensou. É claro que eu estou parafraseando, mas foi mais ou menos isso. Você pode conferir a história toda, na íntegra, no livro de Jonas, Velho Testamento, Biblia. É pequeninho o livro, em menos de uma hora você lê tudo! E aconselho mesmo que leia para que possa entender melhor e acompanhar a reflexão.



Bom, diante desta história, não tem como negar que aprendemos que não adianta querermos fugir do que Deus separou para gente fazer. Se fazemos parte do Corpo (de bombeiro) de Cristo temos serviço pra fazer e o serviço é salvar vidas. Até porque desobedecer uma ordem de Deus já é mais do que óbvio de que é errado, né?



Mas vamos pensar um pouco além do óbvio que esta história nos ensina:  No caminho para Társis, Deus enviou uma tempestade enorme que estava praticamente afundando o barco onde Jonas estava. Jonas, ali, percebe que ele era culpado, a responsabilidade daquele momento de terror para todos os tripulantes era dele, e ele sabia disso. Tanto, que falou "Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade." (Jonas 1:12) Depois ele fica dentro do estomago de um grande peixe por 3 dias. Imagine que nojento e fedido e escuro deveria ser! E o quanto sentiu fome ou sede? Mas foi nesse tempo que ele pode "colocar as coisas no lugar" com Deus. Foi nesse lugar "tenso" que Jonas entendeu seu chamado e o aceitou. Entendeu o propósito de Deus em relação às vidas. Se Deus o amava e o tinha salvo, também queria fazer o mesmo pelos outros, não importando o tipo de pessoa que eram.


Nós não somos diferentes de Jonas. Nós, constantemente fugimos do chamado que Deus tem pra nós. Ao invés de agirmos como aprendizes e seguirmos as diretrizes dEle, escolhemos fazer a faculdade que nos agrada, escolhemos testar relacionamentos só porque a outra pessoa nos agrada, escolhemos usar nossos talentos em tudo menos pra espalhar a mensagem de salvação. Escolhemos ocupar nosso tempo com tudo, menos com aprendizado sobre Deus e fazer crescer nossa intimidade com Ele. Nós fugimos da responsabilidade de parar e analisar o que Deus quer que a gente faça em cada momento de nossa vida.



É por isso que sempre estamos em conflitos. Não sabemos o que fazer, não nos damos bem com a família, acabamos magoados com alguém mais uma vez, e tudo parece uma escuridão em nossa vida! Estamos dentro  de um peixe! Quando nós queremos dar rumo pra nossa própria vida, Deus faz de tudo pra que voltemos ao ponto inicial, ao caminho do nosso chamado. Porque Ele sabe o que é melhor pra nós e para o Reino dEle, nós não sabemos de nada! Deus fecha as portas e manda temporais e momentos de escuridão "dentro de um peixe" para nós sabe pra que? (que pare que a pergunta é " para quê?" e não "por que?" Nós devemos querer entender o para que Deus permite isso na minha vida e não o por que!) Deus manda esses momentos de tempestades e escuridão para nos livrar de nós mesmos, para nos livrar de nos afastar da presença e vontade dEle! Não devemos reclamar por algo que deu errado pra nós. Foi um livramento e pode ser que não estejamos no caminho da nossa missão.




Você é um aprendiz, não fuja de Deus, não fuja do que Ele sonhou pra você fazer. É claro que Deus podia mandar outra pessoa sem ser Jonas (Lucas 19:40 | Ester 4:14), mas porque tinha que ser Jonas? Porque Jonas saberia fazer isso de uma forma que nenhum outro faria. Se você não fizer o que Deus quer, Ele vai usar outro para fazer. A obra no Reino de Deus será feita com ou sem a sua ajuda, mas é muito, muito melhor e mais gratificante você saber que Deus escolheu você e não outro pra fazer determinado serviço.




Você pode perguntar, "como sei minha missão? Como vou fazer isso? Eu não sei fazer nada direito, não tenho um dom." Olha... Em Marcos 16:15 você tem essa resposta: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura", quer algo mais claro que isso? Então você tem que ler o post em que falaremos sobre isso, em breve!



Um beijo e fiquem na graça e paz (e firmes em obediência a Deus e em seu serviço)


Alice Leite

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Uma História: Muitas lições! - Parte 2



Oi irmãos aprendizes, lindos e animados, prontos pra terminarmos com a história de Naamã que se encontra no capítulo 5 de 2 Reis?
No último post eu falei os dois primeiros pontos que nos trazem lições que talvez até ja saibamos, pra precisamos constantemente lembrar. Hoje, vou falar sobre mais dois pontos e terminar com uma reflexão geral. Nada melhor do que então, começar essa parte com o personagem principal da história:

Naamã
O que podemos aprender com Naamã é a obediência. Ele se revoltou com a ordem de Eliseu e como a forma que essa ordem foi dada (versículos 10 e 11), mas no final das contas "pagou pra ver".

Nós não queremos obedecer às ordens de Deus porque achamos "inconvenientes", difíceis, desnecessárias, absurdas, que vamos sair perdendo... Mas olhe o que aconteceu com Naamã (e com todas as outras pessoas que resolvem obedecer a Deus) : O que elas receberam foram algo tão melhor e maior do que esperavam que não pode-se levar em consideração um sacrifício impossível, aquilo que tiveram que fazer antes.

Naamã era comandante do exército sírio. Ele era querido pelo seu rei. Ele era importante, então como assim ele teria que acreditar em algo que uma serva estava dizendo? Ou obedecer uma ordem tão nojenta como mergulhar sete vezes em um rio que mais parecia esgoto, ainda mais de um profeta que não foi falar com ele pessoalmente? Isso poderia ser de mais pra ele, não o culpo por ter reclamado por isso. Mas como seus servos mesmo disseram, se fosse pra fazer qualquer outra coisa mais difícil que mergulhar, ele faria. Naamã queria ficar livre daquelas feridas que só iriam aumentar por seu corpo. O que ele perderia mergulhando naquelas águas? No mínimo teria uma doença, talvez pela água suja, mas daria no mesmo, pois ele já estava condenado pela lepra. E teria que tomar um bom banho depois, e só! Ele obedeceu: Mergulhou sete vezes e depois, viu o milagre acontecer em si: sua carne estava firme, sua pele estava limpa, lisa e renovada, mais do que ele lembrava ser antes de ter a lepra (versículo 14).

Ele sabia que era uma doença incurável, mas depois desse episódio percebeu que não havia outro deus se não o Deus de Israel e que para Ele nada é impossível, e era a esse Deus que ele iria servir!

Aprendemos então não só a obediência, mas também a gratidão e porque não a humildade? Ele precisou se desarmar de seus títulos e orgulho para obedecer e fazer coisas que eram tipo "what?". E ele soube reconhecer o Deus Maravilhoso da serva de sua esposa, o Deus do profeta Eliseu.
Muitas vezes nós não entendemos como Deus age, o que Ele faz.... Mas nós precisamos aprender a confiar nEle e no que está nos mandando fazer. A recompensa será melhor do que você imaginaria. E não só isso, temos que saber agradecer!! Temos agradecido a Deus, as pequenas coisinhas da vida?? Porque deixa eu te dizer uma coisa: Ele não fará grandes coisas se você não agradece as pequenas!!

Leia também o apêndice

Geazi
Como os reis (que falei no post anterior), este é mais um exemplo de o que não fazer!
Qual é, está na cara o que podemos aprender com  a atitude de Geazi. Não podemos mentir, inventar coisas que não existem por causa da ganancia! Quem era ele para pegar algo que o próprio Eliseu não aceitou, ou ainda mais do jeito que ele fez?!?! (versículos 20 a 24)
E ainda por cima querer dar uma de esperto com Eliseu, mentindo mais uma vez (versículo 25).

Quando somos gananciosos, mentirosos, aproveitadores e egoístas como Geazi foi, recebemos nosso castigo cedo ou tarde. O de Geazi foi pegar a doença que Naamã tinha. E pensa bem, desnecessário não é? Ele não teria que enfrentar essa doença que só piora com o tempo se não fizesse essas coisas. Ele poderia continuar sua vida normalmente, sem tomar a decisão de ir atrás de Naamã e pegar o que não lhe pertencia de uma forma gananciosa  e mentirosa.
Outra coisa que me chama atenção é: Geazi era empregado de Eliseu que era um profeta, um homem de Deus. Logo, ele via o que era ter uma vida com Deus, estava perto o tempo todo de alguém que servia a Deus, mas isso não adiantou em nada na vida dele. Geazi estava perto de alguém com uma vida dedicada a Deus, mas ele mesmo não dedicava a sua a esse Deus, se não, não agiria da forma que agiu. Nós temos uma comunhão com o Senhor ou só estamos perto das pessoas que tem?

E pra terminar, quero comparar nossos pecados com a lepra e nossa cura e renovo com os mergulhos no Jodão.

A lepra, principalmente quando já estava avançada, obrigava as pessoas a se afastarem, pois era contagiosa. Ter lepra era algo terrível pra quem portava essa doença; vivia separado dos demais, fedendo, com a carne apodrecendo aos poucos... Era praticamente um morto-vivo. Espiritualmente, é assim que o pecado nos deixa. Nós não vemos, mas é assim que estamos quando não confessamos nossos pecados a Deus e não permitimos que ele nos limpe e nos cure. Nossos pecados nos separam de Deus e impedem que estejamos perto dEle.

Os mergulhos no rio Jordão foi algo complicado pra Naamã fazer. Aquelas águas tinham um aspecto ruim pra se banhar, quanto dirá mergulhar sete vezes! Mas valeu a pena! Assim também é o processo de cura que Deus faz em nós. Ele nos da direcionamentos que nos machucam e é difícil de cumprir e seguir, mas se nos mantermos firmes e obedecermos, veremos a transformação na nossa vida!

Se em um  homem que não servia ao Deus vivo, Ele fez um milagre, Ele também pode fazer na de qualquer um, para que vejamos sua glória e seu amor e assim possamos ser agradecidos a Ele e o sirvamos.
Como temos agido? Estamos obedecendo? Estamos agradecendo? Temos buscado esse tipo de experiencia com Deus?

Alice Leite

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Legume é de Deus!

 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.- Daniel 1.8-9

       E aí, galera? Já faz um tempo que sumi aqui do AB e são tantas coisas que aconteceram, tanto a compartilhar... Não sumi de propósito, naturalmente, é que - ufa!- o terceiro ano não é mole. Não sei se Alice compartilhou com vocês algo referente ao acampamento em que estivemos presente no período da semana santa mas digo que foi maravilhoso! Com certeza vou compartilhar minha experiência com vocês, em breve. Estou realmente impressionada com a quantidade de coisas que eu quero dizer, os meus dedos não acompanham meu pensamento e nem esse poste vai suportar de uma vez só as tantas novidades que há.  Em breve vocês conhecerão o projeto AB e os participantes, vai ser ótimo! Creio que Deus tem separado uma pequena surpresa para esse projeto e eu nem imagino qual seja, mas estou animada.
       A reflexão que eu trago hoje é bem singular pra mim. Isso porque estou sendo levada a vive-la nesse momento, o que me dá autoridade para falar e ao mesmo tempo a responsabilidade de estar puxando minha própria orelha. Por isso, falo tendo em mente sempre Tiago 3.1. Mas não é em Tiago que se baseia nossa reflexão mas no texto de Daniel 1, seria muito mas proveitoso se você o lesse - é só um capítulo, vai? é rapidinho.
      Tá tudo legal, você está tranquilo mexendo no seu PC e você mora na parte rica da cidade. Seus pais são pessoas honestas e conhecem bastante gente importante. De repente, sua casa é invadida e você está sendo levado por uns caras estranhos, sua mãe esta chorando e seu pai, inconformado, luta para pegar você de volta. Você está lutando para se soltar mas tudo está acontecendo tão rápido que a confusão desnorteia você. Enquanto está sendo carregado porta a fora você observa que acontece o mesmo com seus vizinhos, seu amigos. Seus amigos! Nossa, como é bom ve-los, o que está acontecendo?Você esta em outro país agora, e você sabe que nunca mais vai ver seus pais.
       Daniel era um nobre de Judá e foi levado cativo junto com muitos outros iguais a ele para a Babilônia servir o rei. Você leu no cap.1 que ele e seus amigos decidiram não se contaminar com a comida e o vinho do Rei, isso porque essa comida era proibida aos judeus por ir contra a Lei  de Deus, acredito eu por ser oferecida a ídolos. Então apesar do drama que eles viviam por estar longe da família e talz, eles decidiram obedecer a Deus. Este é o primeiro ponto.
      Muitos foram os jovens levados para a babilônia, todos eles com a mesma lei e só 4 desses resolveram se separar não comendo a comida contaminada. Ok, eles queriam obedecer a vontade de Deus, mas isso não era o suficiente. Aspenaz, chefe dos eunucos e responsável pela alimentação, era o que se punha entre eles conseguirem cumprir esse desejo ou não. E o que Deus faz? Faz Daniel e seus amigos caírem em graça diante de Aspenaz, que aceita a sugestão de Daniel e experimenta alimenta-los durante 10 dias somente com  legumes e água. Ao fim dos dias de teste Aspenaz se convence que essa deve ser a alimentação de todos os jovens pois Hananias, Daniel, Misael e Azarias se mostraram mais saudáveis que todos.
       Agora vamos lá, o primeiro ponto é que independente do que aconteça e como você se sinta é possível escolher Deus. O segundo é que você não deve olhar para o lado, Deus tem te chamado para ser diferente dos muitos que são como você, quer seja essa igualdade de idade, estado de espírito ou condição. Terceiro: se você decide obedece-lo Ele vai te dar condições para faze-lo, não importa qual seja o Aspenaz que está entre você e o cumprimento da vontade de Deus. O quarto: quando você obedece, Ele te exalta e te faz exemplo para muitos, e mesmo os que não se alimentam com legumes vão acabar ficando mais saudáveis por conta da sua saúde. E por último, o quinto ponto é que mesmo o obedecendo não será tudo um mar de rosas. Creio ser poucos leitores vegetarianos. Quem é que gosta de legume? E de churrasco? E quem gostaria de só comer legumes e só beber água durante três anos? É difícil rejeitar as iguarias do príncipe desse mundo mas no final, se nos alimentarmos com a água da vida e nos alimentarmos com os legumes de Deus fazendo a sua vontade, nós seremos presenteados com o prazer de assistir eternamente diante do Rei dos reis!
       Conclusão: legume é de Deus!


Obrigada galera do JA que me inpiraram,
Aline Xavier
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)