E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.- Daniel 1.8-9
E aí, galera? Já faz um tempo que sumi aqui do AB e são tantas coisas que aconteceram, tanto a compartilhar... Não sumi de propósito, naturalmente, é que - ufa!- o terceiro ano não é mole. Não sei se Alice compartilhou com vocês algo referente ao acampamento em que estivemos presente no período da semana santa mas digo que foi maravilhoso! Com certeza vou compartilhar minha experiência com vocês, em breve. Estou realmente impressionada com a quantidade de coisas que eu quero dizer, os meus dedos não acompanham meu pensamento e nem esse poste vai suportar de uma vez só as tantas novidades que há. Em breve vocês conhecerão o projeto AB e os participantes, vai ser ótimo! Creio que Deus tem separado uma pequena surpresa para esse projeto e eu nem imagino qual seja, mas estou animada.
A reflexão que eu trago hoje é bem singular pra mim. Isso porque estou sendo levada a vive-la nesse momento, o que me dá autoridade para falar e ao mesmo tempo a responsabilidade de estar puxando minha própria orelha. Por isso, falo tendo em mente sempre Tiago 3.1. Mas não é em Tiago que se baseia nossa reflexão mas no texto de Daniel 1, seria muito mas proveitoso se você o lesse - é só um capítulo, vai? é rapidinho.
Tá tudo legal, você está tranquilo mexendo no seu PC e você mora na parte rica da cidade. Seus pais são pessoas honestas e conhecem bastante gente importante. De repente, sua casa é invadida e você está sendo levado por uns caras estranhos, sua mãe esta chorando e seu pai, inconformado, luta para pegar você de volta. Você está lutando para se soltar mas tudo está acontecendo tão rápido que a confusão desnorteia você. Enquanto está sendo carregado porta a fora você observa que acontece o mesmo com seus vizinhos, seu amigos. Seus amigos! Nossa, como é bom ve-los, o que está acontecendo?Você esta em outro país agora, e você sabe que nunca mais vai ver seus pais.
Daniel era um nobre de Judá e foi levado cativo junto com muitos outros iguais a ele para a Babilônia servir o rei. Você leu no cap.1 que ele e seus amigos decidiram não se contaminar com a comida e o vinho do Rei, isso porque essa comida era proibida aos judeus por ir contra a Lei de Deus, acredito eu por ser oferecida a ídolos. Então apesar do drama que eles viviam por estar longe da família e talz, eles decidiram obedecer a Deus. Este é o primeiro ponto.
Muitos foram os jovens levados para a babilônia, todos eles com a mesma lei e só 4 desses resolveram se separar não comendo a comida contaminada. Ok, eles queriam obedecer a vontade de Deus, mas isso não era o suficiente. Aspenaz, chefe dos eunucos e responsável pela alimentação, era o que se punha entre eles conseguirem cumprir esse desejo ou não. E o que Deus faz? Faz Daniel e seus amigos caírem em graça diante de Aspenaz, que aceita a sugestão de Daniel e experimenta alimenta-los durante 10 dias somente com legumes e água. Ao fim dos dias de teste Aspenaz se convence que essa deve ser a alimentação de todos os jovens pois Hananias, Daniel, Misael e Azarias se mostraram mais saudáveis que todos.
Agora vamos lá, o primeiro ponto é que independente do que aconteça e como você se sinta é possível escolher Deus. O segundo é que você não deve olhar para o lado, Deus tem te chamado para ser diferente dos muitos que são como você, quer seja essa igualdade de idade, estado de espírito ou condição. Terceiro: se você decide obedece-lo Ele vai te dar condições para faze-lo, não importa qual seja o Aspenaz que está entre você e o cumprimento da vontade de Deus. O quarto: quando você obedece, Ele te exalta e te faz exemplo para muitos, e mesmo os que não se alimentam com legumes vão acabar ficando mais saudáveis por conta da sua saúde. E por último, o quinto ponto é que mesmo o obedecendo não será tudo um mar de rosas. Creio ser poucos leitores vegetarianos. Quem é que gosta de legume? E de churrasco? E quem gostaria de só comer legumes e só beber água durante três anos? É difícil rejeitar as iguarias do príncipe desse mundo mas no final, se nos alimentarmos com a água da vida e nos alimentarmos com os legumes de Deus fazendo a sua vontade, nós seremos presenteados com o prazer de assistir eternamente diante do Rei dos reis!
Conclusão: legume é de Deus!
Obrigada galera do JA que me inpiraram,
Aline Xavier
Há um detalhe interessante nesse versículo a respeito de Deus em relação a Daniel: ele(Daniel) por ser homem, não deveria ter forças para sustentar a sua decisão por muito tempo imagino, pois como ser humano, ele também era falho, mas no próprio versículo vemos que Deus honrou sua decisão que, pelo visto, foi genuína, uma vez que o chefe dos eunucos teve sua percepção de Daniel mudada por Deus, logo, vemos na prática através da vida de Daniel o que foi dito por Jesus no Sermão do Monte em Mateus 6:33.
ResponderExcluirIncentivo a manifestação aqui de qualquer um que tiver e quiser falar sobre isso ou sobre legumes(que são de Deus, não só metaforicamente mas literalmente também!).
Deus abençoe a todos!
PS.: Eu não sou um Robô![Que o leitor entenda o que foi dito!]