Search

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Missão, Chamado e Dom


Fala comigo meus queridos aprendizes e irmãozinhos em Cristo!! Quem lembra do post quando falamos sobre Jonas e a fuga dele da missão que Deus lhe tinha dado? Relembramos que não tem como e nem porque fazermos isso, que na verdade é um privilégio ser escolhido por Deus pra realizar uma obra. Pois bem, no final, também prometi que falaríamos em um outro post, um pouco mais sobre chamado, missão e dom. E aqui está o post (e a propósito, me desculpe pela demora). Vamos nessa?!

Durante muito tempo eu fiquei confusa até entender a diferença entre chamado, missão e dom e acredito que muitos ainda tem essa duvida. Mas vou te contar que é mais simples do que imaginamos!

Primeiro vamos falar de Missão. Todos nós temos uma missão, uma não, A missão. A mesma missão! Nossa missão é a de levar a mensagem de salvação, levar as boas novas, "pregar o evangelho a toda criatura"  e então, através dessa mensagem, vidas sejam resgatadas para Cristo. Como dito no último post, essa missão foi deixada pelo próprio Jesus e está escrito em Macos 16.15:

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. -Marcos 16.15

Essa é a missão. Muitos gostam de dizer a famosa frase de um filme "Missão dada é missão cumprida!" Será que nós que fazemos parte do corpo de Cristo temos pego este lema? É importante que queiramos mesmo obedecer a esta ordem porque faz parte do nosso processo como ser humano de descoberta sobre nós mesmos. Cumprir esse ide, essa missão, faz parte de nossa essência! Ta aí mais um motivo pelo qual não podemos fugir desta missão e de nosso chamado. Por falar em chamado, vamos entender o que é isso?

Chamado: É como nós cumprimos a nossa missão.Todos nós também fomos chamados. O que nós usamos para cumpri-lo é simples: os dons e talentos. Chamado e ministério estão bem próximos, mas há uma linha que os separa um pouquinho. Se você é como eu e precisa de exemplo cotidianos para entender as coisas, aqui vai: 

Tem pessoas que são chamadas para cantar. Elas levam a mensagem de Cristo através do louvor, nas notas musicais, da melodia. Ela cumpri a missão com o que ela sabe fazer bem.

Existem pessoas que sabem lidar super bem com crianças ou idosos, então Deus as chama para cuidar de crianças na igreja, visitando orfanatos, sendo professores de primário ou pediatras, enfermeiros em asilos... Eles cumprem a missão cuidando destes e através do cuidado ou do ensino, demonstram o amor que Deus tem pelas pessoas, e nas oportunidades que encontra, fala de Jesus.

Jonas foi chamado para sera profeta. Ele sabia falar e transmitir a mensagem de Deus e profetas precisavam saber falar com o povo na cara e na coragem.

Davi foi chamado para ser líder. Ele foi líder de ovelhas e depois de toda uma nação e exército. Ele era bom em estratégias de guerrilha e liderança, e nessa posição, ele levava o povo a adorar a Deus.

Maria foi chamada para ser mãe do Messias. Ela tinha a habilidade de não se vangloriar, de se submeter e fazer tudo com alegria. Com seu dom de servir, ela serviu toda uma humanidade cuidando do Salvador do Mundo até que chegasse o tempo de ministério dele e hoje pudéssemos ser salvos.

Eu sou chamada para cuidar. Gosto de cuidar das pessoas e posso fazer isso escrevendo, ouvindo, fazendo pequenos agrados... Porque sou boa nessas coisas.

Cara, são tantas, mas tantas, mas tantas coisas diferentes que sabemos e podemos fazer pra cumprir nosso chamado!!! Se você reparou, eu e uma pediatra cuidamos de pessoas, mas repare só que nossos dons , ou seja, nossa forma de cumprir o mesmo chamado é diferente!

Como saber então qual o seu dom? Basta pensar: O que mais gosto de fazer? O que tenho facilidade pra fazer? O que faria sempre sem querer nada em troca, só por prazer? A resposta a essas perguntas é o seu talento!! Mas se o Espirito Santo te dá unção pra exercer esse talento de uma forma mais natural ainda, então podemos dizer que essa seu talento , também é um dom.

Esqueminha pra descomplicar:

TALENTO + UNÇÃO = DOM
TALENTO - UNÇÃO = HABILIDADE

Então minha gente, temos que pensar sobre essas coisas para que possamos servir a Cristo da melhor maneira e agradá-lO.
Você sabe quais são suas habilidades? Todos temos várias!! u.u Mas uma delas, Deus te dá unção pra executar com maestria para a glória dEle, você sabe qual é o seu talento;habilidade que também é o seu dom? Então descubra, meu amigo, minha amiga!!! É com o seus talentos e principalmente com seu dom que você entende qual o seu chamado e aí o Senhor pode te usar de maneira surreal! Sendo usado por Deus para cumprir seu chamado com seus dons e talentos, você estará cumprindo a missão do Ide!

Quem quer ser um Aprendiz nota 10? Então fica a lição de casa: Perguntar ao Senhor e entender dEle, qual o seu dom e seu  chamado.
E quando estiver certo de quais são, vai com tudo irmão(ã)!!

Alice Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)