Search

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Deserto Antes da Promessa


E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã” (Ex 16:35)

A história do povo de Israel é muito legal de se analisar e estudar. É um exemplo clássico pra todos nós aprendizes de como agir ou não com o Senhor. Pra mim, todas as vezes que um texto da Bíblia se refere ao povo de Israel, da pra substituir pelo nosso nome. Todas as vezes que Deus fala com o povo por meio de um profeta, podemos entender como se estivesse falando a gente, individualmente.

Hoje, quero trazer para reflexão a parte que o povo está escravo no Egito e Deus fala assim pra ele "Quero você livre! Quero você morando em uma terra que seja só sua e que você seja muito feliz ali! E essa terra já está separada. Venha comigo, eu vou te levar até la."
Então o Senhor disse:
— Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. 8Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 9De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. 10Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.  (Êxodo  3.7)
 

Mas o que aconteceu depois que o povo saiu do Egito? O que aconteceu depois que o povo passou pelo mar vermelho? O que aconteceu depois que ja estavam longe do tempo de escravidão e sofrimento?
Já fazia quarenta anos que o povo de Israel tinha saído do Egito (...) Moisés começou a explicar ao povo a lei de Deus. Moisés disse:
— Quando estávamos ao pé do monte Sinai, o Senhor, nosso Deus, nos falou assim: “Vocês já ficaram bastante tempo neste lugar. Agora saiam daqui e vão caminhando na direção da região montanhosa dos amorreus (...) Tomem posse de toda a terra de Canaã (...) Aí está a terra que eu estou dando a vocês. Eu, o Senhor, jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, os antepassados de vocês, que daria essa terra a eles e aos seus descendentes. Portanto, vão e tomem posse dela.” ( Deuteronômio 1.3-8)
Ou seja, 40 anos andando no deserto, vivendo de maná e água praticamente. E se você ler a história na íntegra, vai ver que o povo, naturalmente, reclamou muito por isso. Pensem, você sai de uma terra pra passar o resto da vida andando no deserto rodando em círculos sem nunca chegar na tal terra prometida que era tão boa assim e melhor do que o Egito?! E ainda por cima sem variedade de comida ou um teto firme. Nem todos gostam de ser andarilhos, certo? Acontece que o povo só levou 40 anos para chegar a Canaã por falta de confiança e gratidão a Deus. De um modo geral, o povo não merecia chegar lá.

Deus não queria isso, mas Ele é justo. Ele tirou o povo do sofrimento, mas foi o povo que escolhue continuar no sofrimento. Tornando o caminho até a terra prometida um fardo, quando na verdade, era apenas um processo. Não precisava ser doloroso ou demorado. Não precisava ser chato, afinal o próprio Deus se mostrava presente visivel ao os olhos humanos, cara! Ele colocava uma nuvem na frente do sol pra amenizar o calor e a luz durante o dia e também uma coluna de fogo durante a noite pra amenizar o frio que faz no deserto durante a madrugada... Eles não precisavam se preocupar com comida. Todos os dias Deus mandava maná. É claro que uma hora enjoaria, mas valia a pena aguentar firme. Porém, o povo não conseguiu. Reclamava sempre, ficavam chateados, irritados, sem motivação... Quando a motivação deveria ser a promessa de um Deus que nunca deixa de cumprir o que promete!

Agora pense comigo. Somos ou não somos assim? Não temos o direito de criticar o povo quando nós somos o povo de hoje!

Recentemente eu estava passando por uma dificuldade emocional. Eu estava quebrada e mal conseguia comer ou ter vontade de fazer minhas atividades do dia a dia. Eu mal conseguia me concentrar! Mas ao invés de procurar ajuda e aguentar firme, confiar de que Deus tem o melhor pra mim e tudo o mais, eu só cedia ao desanimo e reclamava de como tudo estava mal e chato.

Até que essa história do povo no deserto, indo para Canaã me veio a mente. O Espírito Santo me lembrou e ministrou isso ao meu coração:

Você está fazendo a mesma coisa que o povo de Israel fez no deserto, depois que saiu do Egito. Assim como ele, você estava escrava. No seu caso, escrava de um sentimento e situação que não te faziam bem e que se permanecesse, te prejudicariam muito mais. E Eu te livrei disso e te prometi algo novo, melhor e que te faria vibrar de alegria! Mas o que está fazendo? Na caminhada até lá, você está reclamando das condições! Está desanimando porque tem sido como caminhar "sem rumo" no deserto! Acorde! Sacode a poeira e siga! Se olhar no mapa, a distancia do Egito até Canaã, não era necessário 40 anos de caminhada. Eles só levaram esse tempo porque não confiaram, porque reclamavam mais do que eram agradecidos. Contentamento. É disso que você precisa. Enquanto não estiver contente com o que tem, enquanto não for realmente agradecida com o que tenho te dado e livrado, e enquanto não confiar na minha promessa de que tenho algo melhor pra você, essa caminhada será longa e dolorosa ao ponto de achar que onde estava era melhor. Mas acredite, não é, não é pra ser assim. Ajude a si mesma a agilizar o processo e a estar pronta o quanto antes para o que tenho pra você. Eu te prometi, e vou lhe dar, mas não precisa receber só quando estiver aos 30 ou 40 anos. Eu quero te fazer "chegar a Canaã o quanto antes".

Caro aprendiz que está lendo até aqui. Por favor, se está se identificando, pegue essas palavras pra você também. Vamos juntos enfrentar esse deserto antes da promessa de cabeça erguida, com um sorriso no rosto, certos de que Deus está a frente, enviando o maná, a coluna de fogo a noite e a nuvem de dia. Vamos fazer um favor a nós mesmos de não atrasar a promessa do Senhor na nossa própria vida, né? Esse deserto, não precisa ser um tempo ruim. Pense que é apenas um tempo de aprendizados, e você sabe; todo aprendizado requer esforço, um pouquinho de suor e cansa, mas.... chega uma hora que você vai poder descansar e aproveitar daquilo que conquistou com certa dificuldade.


O deserto chega ao fim uma hora. O tempo que permanecemos dele, depende apenas de nós mesmos.

Alice Leite




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao crescimento cristão. Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs a mão sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e dedique-se a elas afim de que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam" (1 Timóteo 4: 12-16)