Eu moro perto de um corpo de bombeiros, na minha igreja um dos pastores foi bombeiro, e um dos filmes cristãos que gosto, o personagem principal é bombeiro. Pronto, ta aí uma parte da explicação de como a associação de bombeiros se formou na minha cabeça e na de minha irmã para criarmos o AB! hehe
Bom, já que estamos falando sobre quem nós somos e o que nós somos, nada mais justo do que explicar que também somos bombeiros "aprendizes do maior bombeiro que já existiu", certo? Então conversei com o Pr Einars, um dos pastores auxiliares de minha igreja. Ele foi bombeiro por muitos anos e já até saiu em uma matéria no jornal de nossa cidade como homenagem ao serviço dele! Ele tem experiência, então fiz uma entrevista pra aprendermos um pouco sobre esse mundo dos bombeiros. Nada melhor do que conversar com alguém que trabalhou com isso!
Galera, quer saber?? Se antes eu já achava que 'bombeiros' tem tudo a ver com a gente, agora mesmo que acredito nisso e conforme eu desenvolver esse episódio da série "Nós Somos....!", você vai entender e até concordar comigo!
Então se preparem, porque este post não é um post comum!!
Preparados? Vamos à primeira parte do "Nos Somos.... Bombeiros!"
Vamos começar com a entrevista. Tente ver o que tem de parecido com nós cristãos, nas respostas, perceba muito mais do que o que foi respondido... Procure você mesmo linkar a vida dos bombeiros com a vida dos cristãos. Ah, só pra deixar claro, conforme ler as respostas, você vai perceber que o Pr Einars foi completamente objetivo e não envolveu sua fé (com exceção da última resposta, mas porque eu instiguei).
1) Qual o seu nome? Porque escolheu essa profissão?
Einars Sturms. Vim de Jaú-SP para estudar no curso Tamandaré, com objetivo de estudar na Escola Naval. Aproveitei para também fazer concurso para oficial do Corpo de Bombeiros, e passei. Isso em 1978.
2) Era o que você, quando criança, pensava ser? Quando e como se decidiu?
Pouco conhecia sobre essa tão bela profissão quando criança. Era aluno de engenharia elétrica em Bauru. Ao passar no concurso fiquei feliz e com medo ao mesmo tempo, devido o desconhecimento técnico profissional da profissão. Aceitei o desafio.
3) O que você faz exatamente dentro da sua profissão?
Desde a minha promoção à aspirante à oficial trabalhei como comandante de socorro, oficial de dia quando escalado de serviço de 24 horas. Também chefiei diversos setores administrativos do 3 GBM – Niterói, depois fui transferido para a Escola de Formação de Oficiais onde fui instrutor e chefe de seções e subseções da área de ensino. Após ter participado de um curso Técnico de Ensino Militar no Exército, fui também promovido a capitão e assumi a chefia da divisão de ensino. Depois do curso de Aperfeiçoamento de Oficiais fui transferido para Resende, e lá fui subcomandante e continuava a concorrer escala de serviço como comandante de socorro. Somente após a promoção a major, deixei de concorrer a escala de comandante de socorro, e fui transferido para ser subcomandante do 7 GBM- Barra Mansa. E, em 1999 retornei para Niterói, como subcomandante da Academia do Corpo de Bombeiros e no meado do ano assumi o comando da Academia D. Pedro II, que funcionava em Charitas. Neste comando recebemos as primeiras mulheres no curso para serem oficiais do quadro de combatentes, que até aquele momento somente havia mulheres no quadro da saúde. Depois, trabalhei na Diretoria Geral de Ensino, comandante do 3 GBM – Niterói. Trabalhei também em órgãos civis até a minha ida para a reserva remunerada (aposentadoria).
4) Quais áreas alguém que entra pro corpo de bombeiros pode trabalhar?
Constitucionalmente os Corpos de Bombeiros Militares tem como atividade de execução de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito dos seus estados. Integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.
As possibilidades dentro do Corpo de Bombeiros por concurso público:
-Soldado: combatente, motorista, guarda vida, artífice (mecânico, pintor, pedreiro, eletricista);
-Como cabo na área da saúde: técnico de enfermagem, técnico de radiologia, atendente de consultório dentário;
-Sargento músico para compor na banda de música;
-Oficial combatente ( que foi o meu caso);
-Oficial da saúde: médico, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo.
5) O trabalho de um bombeiro se restringe às chamadas que recebem?
Não! Existe uma atividade gestora administrativa grande. Setores administrativos, técnicos da área de prevenção de incêndios prediais, cozinha, almoxarifados, jurídicos, compra e especificação de materiais, perícia de incêndios, recursos humanos e pessoal, financeira, projetos, diversos cursos em várias escolas de capacitação: de oficias combatentes e da saúde, de praças.
6) Vale a pena fazer parte do corpo de Bombeiro? Vale correr os riscos? Por que?
Pra mim valeu. Foram anos de muitas lutas, dificuldades, mas também de alegrias, vitórias, de grandes amizades obtidas. Apesar do tipo de trabalho altamente estressante tanto operacional como no administrativo, consegui aposentar em boa saúde. Os riscos operacionais, eles existem, isso é fato. Porém, nos cursos são ensinadas as técnicas de segurança, de proteção, dos cuidados, e claro o maior ensinamento é obtido participando dos eventos aprendendo com quem sabe mais. O tempo todo aprende-se, porque também as técnicas elas evoluem. Quando entrei na corporação, realizávamos salvamento de pessoas numa colisão de veículos com jogo de alavancas e sem acompanhamento médico de socorro. Hoje os equipamentos hidráulicos, como as pinças em poucos minutos uma pessoa é retirada das ferragens com participação da equipe de socorro médico, em ações conjuntas.
7) Você acha que podemos fazer uma comparação dos bombeiros (e todo o serviço que é realizado, missão...) com os cristãos (a missão que cada um tem no Reino) ?
Sim, a comparação é correta. O lema do corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro é " vida alheia e riquezas salvar". Então , o cristão tem a missão de cumprir o mandado de Deus de apresentar Cristo para salvar a humanidade da morte eterna.
Huuuuuum... Será que deu vontade de alguém seguir esta carreira? Rs...
Por enquanto vou deixar vocês pensando sobre o que tem a ver tudo isso com nossa série. Eu volto no próximo post com o desenvolvimento desta ideia! Me aguardem!!!
Um beijo e até, galera!!
Alice Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe o que achou deste texto. Vamos aprender juntos!